O desrespeito da Globo na sua campanha pelo "Respeito"
Impecável no conceito, a ação, no entanto, principiou com uma transgressão pueril: o seu logotipo já existe, faz décadas, no Calcio da Itália.
Silvio Lancellotti|Do R7
No conceito, uma campanha impecável, adequadérrima ao maniqueísmo destes tempos de intolerância. No visual, uma campanha belíssima, do texto aos detalhes de som e de iluminação. Idealização da Rede Globo, já amealhou diversos prêmios internacionais. Trata-se da plataforma de nome “Tudo Começa pelo Respeito”, que já recorreu aos testemunhos de personalidades como Lázaro Ramos e Cássia Kiss, Stênio Garcia e Flávia Alessandra, já falou de brigas entre torcidas de futebol, Síndrome de Down, homofobia etc.
Parece inacreditável, porém, que uma ação obviamente tão digna tenha principiado com uma transgressão pueril e imperdoável. O símbolo da campanha, o seu floreado “R” de “Respeito” foi literalmente decalcado, eu quero dizer que foi “chupado”, de um logotipo de antologia na Itália, aquele da empresa Lanerossi de Vicenza, datada de 1818 e mais famosa, cá no Brasil, porque patrocinou um time do Calcio, o time que revelou um certo Paolo Rossi. Examine as imagens, verifique e julgue. Claro que, velho repórter que sou, levantei os nomes dos autores da proeza e me eximo de divulgá-los. Isso é tarefa para os colegas do Jornalismo da Globo.
Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Tweetar”, ou registre a sua importante opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço!