Silvio Lancellotti O desrespeito da Globo na sua campanha pelo "Respeito"

O desrespeito da Globo na sua campanha pelo "Respeito"

Impecável no conceito, a ação, no entanto, principiou com uma transgressão pueril: o seu logotipo já existe, faz décadas, no Calcio da Itália.

O logotipo da campanha da Globo

O logotipo da campanha da Globo

Reprodução
A Lanerossi de 1953/54

A Lanerossi de 1953/54

Arquivo Pessoal SL

No conceito, uma campanha impecável, adequadérrima ao maniqueísmo destes tempos de intolerância. No visual, uma campanha belíssima, do texto aos detalhes de som e de iluminação. Idealização da Rede Globo, já amealhou diversos prêmios internacionais. Trata-se da plataforma de nome “Tudo Começa pelo Respeito”, que já recorreu aos testemunhos de personalidades como Lázaro Ramos e Cássia Kiss, Stênio Garcia e Flávia Alessandra, já falou de brigas entre torcidas de futebol, Síndrome de Down, homofobia etc.

Stênio Garcia

Stênio Garcia

Divulgação
Paolo Rossi

Paolo Rossi

Arquivo Pessoal SL

Parece inacreditável, porém, que uma ação obviamente tão digna tenha principiado com uma transgressão pueril e imperdoável. O símbolo da campanha, o seu floreado “R” de “Respeito” foi literalmente decalcado, eu quero dizer que foi “chupado”, de um logotipo de antologia na Itália, aquele da empresa Lanerossi de Vicenza, datada de 1818 e mais famosa, cá no Brasil, porque patrocinou um time do Calcio, o time que revelou um certo Paolo Rossi. Examine as imagens, verifique e julgue. Claro que, velho repórter que sou, levantei os nomes dos autores da proeza e me eximo de divulgá-los. Isso é tarefa para os colegas do Jornalismo da Globo.


Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Tweetar”, ou registre a sua importante opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço!

    Access log