Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Silvio Lancellotti Copa 2018
Publicidade

No balanço da Copa, as emoções de 16 tentos incríveis nos acréscimos

Uma síntese de todos os lances que decidiram partidas, dramaticamente, quando tudo parecia perdido, ou quando tudo parecia já garantido

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Harry Kane, 6 tentos, o artilheiro da Copa
Harry Kane, 6 tentos, o artilheiro da Copa Harry Kane, 6 tentos, o artilheiro da Copa

Prossegue nesta sexta-feira, 6 de Julho, com o seu Dia 21 de disputas, agora na fase das quartas-de-final, a Copa da Rússia/2018. Até esta data a competição já registrou 146 gols em 56 pelejas, média bem fraquinha de 2,61, a sexta pior em 21 edições, desde o Uruguai/1930, e um número acumulado de 2, 58 milhões de espectadores, a excelente média de 46.971. Peculiaridade: além da estreia polêmica do VAR, o chamado árbitro de vídeo muito criticado mas bem pouco entendido no conceito e no funcionamento, a Copa ostentou uma enorme proporção de jogos decididos nos seus últimos instantes ou em acréscimos: 16, ou 28,5%, quase um terço do total. Eis a sua síntese.

Giménez, Uruguai 1 X 0 Egito
Giménez, Uruguai 1 X 0 Egito Giménez, Uruguai 1 X 0 Egito

15 de JUNHO

Uruguai 1 X 0 Egito

89’

Publicidade

No sufoco de uma estreia até entao bem infeliz, depois da cobrança de uma infração na lateral direita, uma testada portentosa do zagueiro Gimenez propiciou o alívio e os três pontos à “Celeste” de Óscar Tabarez.

Bouhaddouz, contra, Irã 1 X 0 Marrocos
Bouhaddouz, contra, Irã 1 X 0 Marrocos Bouhaddouz, contra, Irã 1 X 0 Marrocos

Irã 1 X 0 Marrocos

Publicidade

95’

De cabeça, um autogol de Bouhaddouz que interrompeu uma invencibilidade de 18 partidas dos “Leões do Atlas” do treinador Hervé Renard. Um atacante talvez não fosse tão preciso na pontaria e tão vigoroso na potência.

Publicidade
Cristiano Ronaldo, Portugal 3 (todos dele) X 3 Espanha
Cristiano Ronaldo, Portugal 3 (todos dele) X 3 Espanha Cristiano Ronaldo, Portugal 3 (todos dele) X 3 Espanha

Portugal 3 X 3 Espanha

88'

Até então, Cristiano Ronaldo havia anotado 3 tentos em 13 aparições de Copa do Mundo. Todavia, no clássico da Península Ibérica, na Rússia, demorou menos de 90’ para dobrar o seu tesouro - na cobrança de uma infração.

18 de JUNHO

Inglaterra 2 X 1 Tunísia

91’

Um lampejo dramático que salvou o “English Team” de uma humilhação em sua estreia na Rússia. Um escanteio, um desvio de Maguire e o arremate fatal de Harry Kane, de cabeça, o primeiro dos seus seis tentos até aqui.

Neymar, Brasil 2 X 0 Costa Rica, ambos nos acréscimos
Neymar, Brasil 2 X 0 Costa Rica, ambos nos acréscimos Neymar, Brasil 2 X 0 Costa Rica, ambos nos acréscimos

22 de JUNHO

Brasil 2 X 0 Costa Rica

91

Efetivamente, foram dois tentos nos acréscimos de uma pugna bem complicada para os pupilos de Tite. Quando o empate parecia inevitável, Philippe Coutinho, numa linda jogada individual, inaugurou o placar, de fora da área. Neymar completaria o resultado, segundos depois, com o seu 56º gol pela seleção, então um mais que Romário.

Shakiri, Suíça 2 X 1 Sérvia
Shakiri, Suíça 2 X 1 Sérvia Shakiri, Suíça 2 X 1 Sérvia

Suíça 2 X 1 Sérvia

90’

De virada, depois de Dusan Tadic abrir o placar. E uma virada peculiar, consolidada por dois astros originários da região de Kosovo, um enclave albanês na ex-Iugoslávia. Granit Xhaka fez 1 X 1 aos 52’ e daí, quando a pressão dos helvéticos já parecia em extinção, numa arrancada impetuosa Xherdan Shaqiri garantiu os três pontos.

Tony Kroos, Alemanha 2 X 1 Suécia, inutilmente
Tony Kroos, Alemanha 2 X 1 Suécia, inutilmente Tony Kroos, Alemanha 2 X 1 Suécia, inutilmente

23 de JUNHO

Alemanha 2 X 1 Suécia

95’

Triunfo triste e inútil dos tedescos, insuficiente para que se classificassem, sequer, à fase das oitavas, e incapaz de prejudicar o caminho dos escandinavos até as quartas. O empate condenava a Alemanha por antecipação. E então Tony Kroos, quase sem ângulo, por cobertura, bateu uma falta cuja trajetória desnorteou o arqueiro Robin Olsen.

25 DE JUNHO

Arábia Saudita 2 X 1 Egito

95’

Um voleio de Salem Aldawsari que o arqueiro Essam Elhadary, 45 anos e 161 dias de idade, o mais velho a participar de uma Copa, não pôde espalmar.

Aspas, Espanha 2 X 2 Marrocos
Aspas, Espanha 2 X 2 Marrocos Aspas, Espanha 2 X 2 Marrocos

Espanha 2 X 2 Marrocos

91’

Mesmo já eliminados, os “Leões do Atlas” fantasiavam a possibilidade de um honroso sucesso ou, ao menos, de não partirem da Rússia sem ao menos um gol anotado. E cravaram dois tentos na “Fúria”. Só não amealharam os três pontos porque um cruzamento súbito e miraculoso alcançou uma perna do recém-entrado e super-afortunado Iago Aspas.

Portugal 1 X 1 Irã

93’

A esquadra das “Cinco Quinas” já garantia os três pontos que lhe dariam a liderança do seu grupo, à frente da sua rivalérrima Espanha, que acabara de empatar, 2 X 2, com o Marrocos. Então, Cedric colocou a mão na bola dentro da grande área. Pênalti, que Ansarifard converteu.

Rojo, com Messi, Argentina 2 X 1 Nigéria, inutilmente
Rojo, com Messi, Argentina 2 X 1 Nigéria, inutilmente Rojo, com Messi, Argentina 2 X 1 Nigéria, inutilmente

26 DE JUNHO

Argentina 2 X 1 Nigéria

86’

Um lance de oportunidade do zagueiro Marcos Rojo, em pleno desespero “Albiceleste”, no desfrute de um passe que quase fugiu ao seu alcance, evitou a desclassificação prematura da “Albiceleste” mas meramente adiou a sua humilhação patética na competição da Rússia/2018.

Croácia 2 X Islândia 1

90’

Diante dos estreantes da “Strákarnir Okkar” do quase Polo Norte, a “Vatreni”, ou “Ardente”, apenas confirmou os seus esperados três pontos no contra-ataque de Perisic, cuja velocidade sobrepujou o cansaço dos adversários.

Son, Coreia do Sul 2 x 2 Alemanha
Son, Coreia do Sul 2 x 2 Alemanha Son, Coreia do Sul 2 x 2 Alemanha

27 DE JUNHO

Coréia do Sul 2 X 0 Alemanha

93'

Uma vitória enciclopédica, os dois tentos dentro dos acréscimos, quando a “Mannschaft” mais batalhava por um sucesso e a sua passagem às oitavas. Primeiro, graças ao gol de um zagueiro, Kim Younggwon. Daí, com a meta dos tedescos escancarada, até o arqueiro Manuel Neuer além da linha divisória do gramado, o piedoso tiro de misericórdia e despedida de Son Heungmin.

Costa Rica 2 X 2 Suíça

93’

A “La Nati” dos helvéticos necessitava de uma folga de quatro tentos para ficar à frente do Brasil no Grupo E. Depressa descobriu que tal vantagem seria inviável e então optou por um empate que assegurasse a sua viagem às oitavas. Melhor, aos 88’ fez 2 X 1, Drmic. Padeceria, no entanto, nos acréscimos, um infortúnio do arqueiro Sommer, que espalmou uma bola no seu travessão e não pôde impedir que resvalasse em sua nuca e entrasse.

Vertoenghen, Bélgica 1 X 2 Japão
Vertoenghen, Bélgica 1 X 2 Japão Vertoenghen, Bélgica 1 X 2 Japão

2 de JULHO

Bélgica 3 X 2 Japão

94’

Por um triz não acontece o resultado mais chocante de toda a Copa, e já na sua fase das oitavas. Favoritérrimo, depois de estar atrás no marcador, 0 X 2, o elenco de Roberto Martinez havia reagido e desembarcado em um empate bem sofrido. Não pretendia, porém, correr o risco de uma prorrogação e, pior, do bingo dos penais. Uma tolice dos “Samurais Azuis” permitiu um contra-ataque e o gol salvador do recém-entrado Nacer Chadli.

Kane, e a Inglaterra supera a Colômbia no bingo dos penais
Kane, e a Inglaterra supera a Colômbia no bingo dos penais Kane, e a Inglaterra supera a Colômbia no bingo dos penais

3 de JULHO

Colômbia 1 X 1 Inglaterra

93'

Graças a um pênalti que Harry Kane converteu os “Três Leões” se tranquilizaram com a possibilidade da vaga nas oitavas sem o desgaste de uma prorrogação e do perigo do bingo dos onze metros. No entanto, o zagueiro Yerry Mina anotaria o seu terceiro gol de cabeça na competição e abalaria a confiança dos britânicos. Azar. A Colômbia chegou a ter a chance de ganhar e se qualificar nos penais, mas sucumbiu.

Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Tweetar”, ou deixe a sua importante opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.