Logo R7.com
RecordPlus
Cosme Rímoli - Blogs

Conmebol humilhada. Mas precisa de Messi para a Copa América 2020

O presidente da Conmebol tentou ser salomônico. Defender o Brasil, a honestidade da Copa América. Mas sem punir, ofender Messi. Desagradou a todos

Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

  • Google News
As palavras de Messi ganharam o mundo. Desmoralizou a Copa América no Brasil
As palavras de Messi ganharam o mundo. Desmoralizou a Copa América no Brasil

Rio de Janeiro, Brasil

"Não fui à premiação porque nós não temos de ser parte desta corrupção.


"Não há dúvidas.

"A competição foi armada para o Brasil."


Além de ser o mais explícito possível, o ato de Messi, capitão da Argentina e o melhor jogador do mundo, não ter ido receber medalha pela terceira colocação, suas palavras abalaram internacionalmente a Copa América.

E também a posição da CBF.


O presidente Rogério Caboclo tinha de tomar uma atitude, diante de tão fortes acusações. E foi o que fez. Assim que as palavras de Messi dominavam os veículos de comunicação, ele entrou em contato com o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

E queria uma posição da Conmebol.


Punição exemplar a Messi.

Só que o paraguaio Domínguez não tem nada de tolo.

Ele não poderia ir contra o jogador que mais precisa para a Copa América de 2020, a do próximo ano, que encaixará a América do Sul ao calendário europeu. A partir da competção do próximo ano, a competição será disputada de quatro em quatro temporadas, assim como a Eurocopa.

A próxima Copa América terá como sedes Argentina e Colômbia.

E não ter Messi seria um suicídio publicitário, mercadológico.

Daí, Domíngues ter tomado uma decisão salomônica, pressionado pela CBF e pela AFA.

Não haverá maior punição para Messi.

A princípio, ele está suspenso da estreia da Argentina na próxima Copa América por ter sido expulso ontem diante do Chile.

A princípio, porque não há nada que politicamente, a Conmebol não consiga reverter.

As palavras do jogador midiático não serão questionadas, julgadas, para não atrair ainda mais atenção às suas acusações. 

Domínguez precisava dar satisfação ao Brasil.

E também tentar livrar a suspeita sobre sua própria entidade.

Lutar para provar não haver conluio, trama para que o time de Tite conquiste a Copa América.

A saída foi divulgar uma nota oficial.

Dura, tendo Messi como alvo,

Mas sem citá-lo nominalmente.

A relação entre Caboclo e Domínguez é ótima. E Messi a colocou à prova
A relação entre Caboclo e Domínguez é ótima. E Messi a colocou à prova

"No futebol, às vezes se ganha e às vezes se perde, e um pilar fundamental ao fair play é aceitar os resultados com lealdade e respeito. O mesmo ocorre para as decisões arbitrais, que são humanas e sempre serão perfectíveis.

"É inaceitável que em função de incidentes próprios da competição, que contou com 12 seleções em igualdade de condições, se lancem acusações infundadas que faltam com a verdade e põem em discussão a integridade da Copa América.

"Tais acusações representam uma falta de respeito à competição, a todos os futebolistas participantes e às centenas de profissionais da Conmebol, instituição que desde 2016 vem trabalhando incansavelmente pela transparência, profissionalização e desenvolvimento do futebol sul-americano."

Ser salomônico não é fácil.

A AFA não ficou feliz com a nota.

A CBF também não.

E Messi, a princípio, está radical.

Ameaça não disputar a próxima Copa América.

O que seria caótico para a Conmebol.

O Brasil poderia mandar um time B à competição, como protesto.

A situação está longe de ter sido resolvida.

O único vencedor nesta complicada questão é Messi.

As palavras do melhor do mundo têm muito peso.

A imagem da Copa América 2019 foi abalada.

A competição foi manchada...

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.