Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ministério Público faz nova tentativa para cancelar licitação da gestão do Maracanã

Em duas tentativas anteriores, promotores não tiveram pedidos acatados pela Justiça

Copa das Confederações 2013|Da Agência Brasil

Grupo de Eike Batista tem direito contestado por promotores no RJ
Grupo de Eike Batista tem direito contestado por promotores no RJ Grupo de Eike Batista tem direito contestado por promotores no RJ

O procurador-geral de Justiça, Marfan Martins Vieira, entrou com um recurso no TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro) contra o processo de licitação para a concessão do Estádio Mário Filho, o Maracanã. É a segunda tentativa do Ministério Público Estadual para anular o processo licitatório.

Em 10 de abril, o MP havia obtido uma liminar suspendendo a abertura dos envelopes com as propostas das empresas para a gestão do estádio. No mesmo dia, no entanto, a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Leila Mariano, aceitou um recurso do governo do Estado, derrubando a liminar e mantendo a licitação.

Consórcio de Eike vence licitação e vai comandar o Maracanã até 2038

Fifa lança loja oficial da Copa das Confederações

Publicidade

Obras na Arena das Dunas chegam a 66% de conclusão

Entre outras considerações, o MP avaliou que não havia igualdade de condições entre os licitantes, pois o estudo de viabilidade da concessão foi feito por uma das concorrentes, a empresa IMX. Na época, o secretário estadual da Casa Civil, Régis Fichtner, afirmou que não havia impedimento legal para que a executora do estudo de viabilidade participasse da licitação.

A empresa IMX, do Grupo EBX, participa do consórcio vencedor junto com a Odebrecht e a AEG. O resultado final da licitação que tinha um segundo consórcio concorrente (formado pela OAS e pelas estrangeiras Lagardère e Stadion Amsterdam) foi divulgado ontem (9). Mas, de acordo com a assessoria de imprensa do MP, o recurso do procurador-geral de Justiça não busca anular o resultado, mas sim o processo licitatório original, já que foi impetrado na sexta-feira da semana passada (3).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.