Arena Pantanal tem atraso de mais de um mês nas obras, aponta TCE
Parecer jurídico expõe preocupação com andamento e conclusão das obras

O TCE-MT (Tribunal de Contas de Mato Grosso) divulgou na última semana que as obras na Arena Pantanal, em Cuiabá, estão mais de um mês atrasadas. Apesar do índice mais recente de execução, na casa dos 73%, o andamento está "de 30 a 60 dias" além do devido, de acordo com relatório do tribunal.
No mês passado, o índice de conclusão era de 68%. O andamento considerado aquém do esperado aumenta as preocupações de que o estádio não estará concluído em dezembro deste ano, prazo estabelecido pela Fifa para a finalização dos 12 estádios da Copa do Mundo de 2014.
Em construção desde maio de 2010, a Arena Pantanal precisa subir o ritmo das obras para 27% em seis meses, o que daria uma média de 6,75% até dezembro. Entretanto, até aqui a média não alcança os 2% (1,92%), o que aumenta a descrença de que o prazo será cumprido. Situação semelhante vivem a Arena da Baixada (Curitiba) e a Arena Amazônia (Manaus).
No ritmo atual, arenas de Curitiba, Manaus e Cuiabá só ficam prontas em 2015
‘Inútil’ após dois torneios, tecnologia da linha do gol será mantida para Copa de 2014
Com arenas caras e gasto desenfreado, Copa de 2014 pode custar R$ 50 bilhões
Neste mês, prosseguem os trabalhos de instalação da cobertura em Cuiabá. Os acabamentos internos e obras nos estacionamentos da arena também seguem em andamento.
Com custo estimado em R$ 518 milhões, a Arena Pantanal terá mais de 44 mil lugares ao final da sua construção. Um total de quatro jogos da Copa de 2014, todos da primeira fase, estão previstos para o estádio, um dos mais cotados a se tornar um "elefante branco" após o Mundial, pelo baixo apelo do futebol local e pela falta de tradição na realização de grandes eventos.