Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

No ritmo atual, arenas de Curitiba, Manaus e Cuiabá só ficam prontas em 2015

Avanço tímido das obras aumenta preocupação para a Copa do Mundo de 2014

Copa das Confederações 2013|Do R7

Estádio de Cuiabá é um dos que corre risco de não ficar pronto a tempo, diante do atual ritmo das obras
Estádio de Cuiabá é um dos que corre risco de não ficar pronto a tempo, diante do atual ritmo das obras

A Fifa não se cansa de dizer que pode realizar a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, com menos cidades do que as 12 sedes previstas. Seguindo-se o ritmo atual das obras em pelo menos três dos seis estádios ainda não concluídos para o Mundial, é provável que a entidade máxima do futebol seja obrigada mesmo a fazer isso.

Segundo levantamento feito pelo Portal 2014, vinculado ao Sinaenco (Sindicato Nacional da Arquitetura e da Engenharia), o ritmo de andamento das construções em Curitiba (Arena da Baixada), Manaus (Arena da Amazônia) e Cuiabá (Arena Pantanal), se mantido, não permitirá que os estádios estejam prontos antes de 2015.

Com pouco mais de 60% das obras concluídas em 35 meses, a situação da Arena da Amazônia é a mais preocupante. O ritmo mensal dos trabalhos (1,71% de conclusão) permite estimar que, caso não exista uma agilidade maior, o estádio não ficará pronto antes de março de 2015, quando a data máxima estipulada pela Fifa para entrega de todas as arenas é dezembro deste ano.

Chuva derruba parte do teto da nova arena Fonte Nova


Estádio de Brasília não passa em teste do 'padrão Fifa'

Com ritmo mensal ainda mais lento (1,7%) aparece a Arena da Baixada. Com 62% das obras concluídas, o estádio do Atlético Paranaense é um dos três privados na Copa de 2014 (ao lado do Beira-Rio e do Itaquerão) e também preocupa. As autoridades falam que ele estará concluído até dezembro, mas recentemente o próprio presidente do Furacão, Mário Celso Petraglia, declarou que o estádio só estará “100% concluído” entre fevereiro e março de 2014. Isso, claro, se as obras andarem mais rápido do que tem sido registrado.


Já a Arena Pantanal está em situação semelhante aos outros dois estádios (62% concluída, com avanço de 1,72% por mês) e, nesse ritmo, não ficará pronta antes de fevereiro de 2015.

O estouro dos prazos não chega a ser uma surpresa para Fifa, uma vez que o primeiro prazo de entrega para os seis estádios da Copa das Confederações (Maracanã-RJ, Mineirão-MG, Castelão-CE, Fonte Nova-BA, Mané Garrincha-DF e Arena Pernambuco-PE) devia ter sido feita em dezembro de 2012, porém apenas a arena cearense cumpriu, enquanto os demais, embora “oficialmente entregues”, ainda passam por ajustes e obras, seja dentro ou no entorno de suas instalações.


Lateral da seleção sofre traumatismo craniano, mas passa bem

Site de apostas põe Brasil como favorito ao título da Copa das Confederações

Já os outros três estádios com data de conclusão estimada para dezembro de 2013 – Itaquerão-SP, Arena das Dunas-RN, e Beira-Rio-RS – apresentam avanços mensais entre 3,1% e 3,8%, o que deve permitir que sejam concluídos e entregues na data estimada, isso se a evolução se mantiver constante até lá.

Já o governo federal nega qualquer problema no andamento das obras para a Copa de 2014. Na última segunda-feira (27), a presidente Dilma Rousseff voltou a afirmar, durante o programa semanal Café com a Presidenta, que o “Brasil é capaz de aceitar desafios e cumprir os compromissos que assume pontualmente”, seguindo a linha abordada nos últimos meses pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que visitou todas as cidades-sede nesse ano e disse “não ver problemas graves” na condução dos trabalhos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.