Alemães e chineses visitam estádio de Brasília para a Copa
Remodelado, Mané Garrincha tem inauguração marcada para o dia 18 de maio
Copa das Confederações 2013|Do Portal da Copa
O estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha recebeu a visita de delegações da China e da Alemanha, na última quinta-feira (18). O vice-ministro da Administração Geral de Esportes e do Comitê Olímpico chinês, Yang Shu’an, e o governador do estado alemão de Hessen, Volker Bouffier, fizeram visitas à fase final das obras da arena, que está com 96% de conclusão, segundo o governo do Distrito Federal. A inauguração do estádio está marcada para o dia 18 de maio.
Presente em Brasília por ocasião da Segunda Reunião do Grupo de Trabalho de Assuntos Esportivos da Subcomissão Cultural da Cosban (Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Coordenação e Cooperação), Yang Shu’an conheceu a maquete do estádio ao lado do arquiteto da obra, Eduardo Castro Mello. Depois, ele assistiu a um vídeo sobre a construção e os preparativos de Brasília para sediar a Copa do Mundo e a Copa das Confederações.
“Eram contra o Maracanã em 1950”, diz Rebelo sobre críticas ao Mundial no Brasil
Governo define plano aéreo para a Copa das Confederações
Belo Horizonte testa esquemas de mobilidade e segurança em amistoso entre Brasil e Chile
Shu’an elogiou a obra e destacou a importância dos entendimentos entre Brasil e China realizados pelo Grupo de Trabalho para a realização de competições como os torneios da Fifa e as Olimpíadas de 2016.
— Estamos estabelecendo um importante intercâmbio na área de esporte, pois temos bons conhecimentos em áreas diferentes. Isso tem grande valor para realizarmos a troca de experiências.
Atmosfera de futebol
Pela manhã, Volker Bouffier conheceu o Estádio Nacional acompanhado por autoridades das áreas política e econômica de Hessen. A comitiva passou por Brasília para cumprir agendas em ministérios do governo federal. O governador alemão disse que se sentiu em casa em função das semelhanças da cobertura da arena com a do estádio de Frankfurt. A proximidade das arquibancadas em relação ao gramado também chamou a atenção dele.
— Aqui, o público fica a poucos metros de distância do campo. Tenho certeza que prevalecerá neste estádio uma grande atmosfera de futebol.
Hessen é um dos principais centros financeiros e logísticos da Europa, por conta da sua localização geográfica e do aeroporto de Frankfurt, um dos dez maiores do mundo.