Um susto grande pelo desmaio de Ericksen, porém seguiu a Euro2020
O craque da Diamarca desfaleceu subitamente no gramado e se recuperou. A sua seleção, todavia, perdeu da Finlândia, 0 X 1. A Bélgica bateu a Rússia, 3 X 0. E a Suíça e Gales empataram, 1 X 1.
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Com a segunda partida do seu Grupo A, aquele em que a Itália já despachou a Turquia por 3 X 0, e duas pelejas do Grupo D, neste sábado, 12 de Junho de 2021, declanchou de vez a Euro2020, a edição 60 da grande competição de seleções do Velho Mundo. As pugnas valem pela rodada inicial de uma Copa originalmente programada para o dia 20 de Julho do ano passado e adiada pela Covid-19, daí a Euro ter o direito de garantir o 2020 no nome.

No Grupo A, a “Nati”, ou a “Nacional” da Suíça, apenas se igualou aos “Y Dreigiau”, os “Dragões” de Gales, 1 X 1. No Grupo B, a “Dynamite” da Dinamarca, desalentada por um dramático desmaio de Christian Ericksen, sofreu a primeira queda em casa desde 1929 para as “Huuhkajat”, as “Corujas de Crina” da Finlândia, 0 X 1 E os “Diables Rouges”, ou “Diabos Rubros” da Bélgica, tranquilamente bateram a “Sbornaya”, ou a “Nacional” da Rússia, 3 X 0. Respeitados os meticulosos protocolos de proteção anti-pandemia, houve boas platéias nas três. Eis as fichas técnicas e as sínteses do transcorrer das porfias.

Grupo A – Sedes: Azerbaidjão e Itália
GALES, ITÁLIA, SUÍÇA, TURQUIA
Classificação:
ITÁ – 3 pts = 1jog = 1v/0e/0d – 3gp X 0gc
GAL – 1 pts = 1jog = 0v/1e/0d – 1gp X 1gc
SUÍ – 1 pts = 1jog = 0v/1e/0d – 1gp X 1gc
TUR – 0 pts = 1jog = 0v/0e/1d – 0gp X 3gc

Dia 12
GALES 1 X 1 SUÍÇA
Baku, Azerbaijdão, Olympic Stadium
Público: 8.782 presentes/34.935 ingressos à venda
Árbitro: Clément Turpin (França)
Gols: Kiefer Moore X Embolo
Favoritíssima, a “Nati” saiu à frente, aos 47’, graças ao tanque Breel Embolo, mas sucumbiu à vibração dos fogosos “Dreigiau” e às acrobacias do arqueiro Danny Ward. Melhor para a Itália, que se isolou na liderança da turma e, no dia 16, quarta-feira, confronta a Suíça em Roma, a sua capital, e pode garantir, antecipadamente, a qualificação às oitavas de final.

No dia 11
ITÁLIA 3 X 0 TURQUIA
Roma, Itália, Stadio Olìmpico
Público: 12.908 presentes/15.948 ingressos à venda
Árbitro: Danny Makkelie (Neerlândia)
Gols: Demiral/con, Immobile, Insigne

Grupo B – Sedes: Dinamarca e Rússia
BÉLGICA, DINAMARCA, FINLÂNDIA, RÚSSIA
Classificação:
BEL – 3pts = 1jog = 1v/0e/0d – 3gp X 0gc
FIN – 3pts = 1 jog = 1v/0e/0d – 1gp X 0gc
DIN – 0pts = 1jog = 0v/0e/1d – 0gp X 1gc
RUS – 0pts = jog = 0v/0e/1d – 0gp X 3gc

DINAMARCA 0 X 1 FINLÂNDIA
Copenhague, Dinamarca, Parken Stadium
Público: 15.200presentes/16.000 ingressos à venda
Árbitro: Anthony Taylor (Inglaterra)
Gol: John Pohjanpalo
Obviamente abalou mais o time da “Dynamite” o insólito fato que impactou o Parken aos 43’. Logo depois de bater um corner, Christian Ericksen, o craque do cotejo até ali, deu três passos no campo, pareceu estonteado e, do nada, desabou, desfalecido. Momentos de pavor se sucederam, os integrantes do departamento médico danês no empenho de reanimação, todo o time ao seu redor. E todo o elenco, depois, escoltou a saída do colega, de maca, enquanto os painéis do estádio atestavam que ele havia despertado. O jogo permaneceu interrompido por 15’ mas a Dinamarca não conseguiu impedir a cabeçada de Pohjanpalo, aos 60, na única chance de gol da Finlândia na porfia. Hoejbjerg ainda poderia realizar 1 X 1 aos 74, num penal que caberia a Ericksen cobrar. Chutou pessimamente, sobre o corpo do arqueiro Hradecky, e as “Corujas de Crina” celebraram o seu primeiro triunfo na casa da adversária desde 1929. Importante: no hospital aonde o levaram, se constatou que Ericksen sofreu um distúrbio circulatório que deverá ser solucionado com a implantação de uma válvula cardíaca. Dificilmente, no entanto retornará ao Futebol. Uma lástima.

RÚSSIA 0 X 3 BÉLGICA
São Petersburgo, Rússia, Krestovsky Stadium
Público: 26.264 presentes/32.234 ingressos à venda
Árbitro: Antonio Mateu Lahoz (Espanha)
Gols: Lukaku/2, Meunier
Impressionou testemunhar o uníssono da torcida local ao entoar o belo Hino da Rússia antes de o duelo principiar. Foi, todavia, o único momento de festa da mandante no Krestovsky, inteiramente dominada pelo Futebol daquela que é a seleção líder do ranking da FIFA. Absolutamente impossível conter o estilo envolvente da equipe treinada desde 2016 pelo espanhol Roberto Martínez. Num típico contra-ataque dos “Diables Rouges”, já aos 10’ Romelu Lukaku, o seu “panzer” indomável, fez 1 X 0. O restante do combate decorreu protocolarmente. Daí, logo aos 34, Meunier, um zagueiro, dobrou, ao aparar o levantamento de Ewol Hazard. E Lukaku feharia o marcador, aos 88, quando Meunier atravessou meio campo com a pelota, e a entregou, livre para finalizar, no flanco direito.
As outras chaves:

Grupo C – Sedes: Neerlândia e Romênia
AÚSTRIA, NEERLÂNDIA, MACEDÔNIA DO NORTE, UCRÂNIA
Dia 13
ÀUSTRIA X MACEDÔNIA DO NORTE
Bucareste, Romênia, Arena Nationalà
Árbitro: Andreas Ekberg, Suécia
NEERLÂNDIA X UCRÂNIA
Amsterdam, Neerlândia, Johan Cruijff
Árbitro: Felix Brych, Alemanha

Grupo D – Sedes: Escócia e Inglaterra
CROÁCIA, ESCÓCIA, INGLATERRA, REPÚBLICA TCHECA
Dia 13
INGLATERRA X CROÁCIA
Londres, Inglaterra, Wembley Stadium
Árbitro: Daniele Orsato, Itália
Dia 14
ESCÓCIA X REPÚBLICA TCHECA
Glasgow, Escócia, Hampdem Park

Grupo E – Sedes: Espanha e Rússia
ESLOVÁQUIA, ESPANHA, POLÔNIA, SUÉCIA
Dia 14
POLÔNIA X ESLOVÁQUIA
São Petersburgo, Rússia, Krestovsky Stadium
ESPANHA X SUÉCIA
Sevilha, Espanha, Estadio La Cartuja

Grupo F – Sedes: Alemanha e Hungria
ALEMANHA, FRANÇA, HUNGRIA, PORTUGAL
Dia 15
HUNGRIA X PORTUGAL
Budapeste, Hungria, Puskàs Arena
ALEMANHA X FRANÇA
Munique, Alemanha, Allianz Arena

O regulamento permite que, nos grupos, as seleções das onze cidades escolhidas como sedes atuem, pelo menos, duas vezes nos seus domínios. A Itália, a Neerlândia e a Espanha caíram em chaves em que não há representantes de outras sedes. Assim, mesmo sem a eventual presença de torcedores, levam a vantagem de mandar três cotejos. No caso do Grupo B, em que a Dinamarca e a Rússia são anfitriãs, caberá aos daneses, pelo ranking, abrigar o seu desafio contra os ex-soviéticos. No Grupo D, a Inglaterra receberá o combate com a Escócia. E, no Grupo F, será a Alemanha a hospedeira da partida diante da Hungria.

Definidas, nos grupos, as campeãs e as vices, também se resgatarão as quatro melhores terceiras colocadas. E daí as 16 remanescentes se digladiarão, de 27 a 30 de Junho, nos emparceiramentos das oitavas-de-final, que viajarão por Londres, Dublin, Glasgow, Amsterdam, Copenhague, Bilbao, Budapeste e Bucareste. As quartas-de-final, 3 e 4 de Julho, ocorrerão em Roma, Munique, São Petersburgo e Baku. Daí, nos dias 7, 8 e 12 haverá as semis e a briga pelo título no templo de Wembley, Londres, Inglaterra.

PS: A impiedade da Covid-19 nos levou, neste sábado, o querido Domingos Fraga, grande amigo e grande colega de tantos anos, inclusive no R7, atualmente o Diretor de Jornalismo da Record TV. Sentirei muita falta do seu estilo suave e elegante mesmo como meu opositor em tantos debates sobre o Futebol. Nem naqueles momentos ultra-acalorados eu escutei o Fraga levantar a voz. Todo o meu carinho e toda a minha solidariedade à esposa Taninha e aos seus bambinos.
Caso deseje, clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o meu abraço virtual! Obrigadíssimo!