Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Silvio Lancellotti - Blogs
Publicidade

De volta o Calcio, e o Milan e a Inter lideram a classificação de 2022/23

Campeão de 2021/22, dentro de sua casa o "Diavolo" se atrapalhou mas, no fim das contas, bateu a Udinese por 4 X 2. Em visita ao Lecce, de novo na Série A, a "Biscione" só ganhou no finzinho, 2 X 1.

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti


Milan, 4 X 2 na Udinese
Milan, 4 X 2 na Udinese

Começou neste sábado, 13 de Agosto de 2022, e deve se estender até um domingo, 4 de Junho de 2023, a edição de número 121 do Campeonato Italiano de Futebol, a 91ª desde que o certame adotou o sistema de pontos corridos em turno e returno, e a 13ª desde que a Lega Serie A, dos 20 clubes da primeira divisão do Calcio, tirou da FIGC, a federação da Bota, a incumbência de organizá-lo. Depois de onze anos, do título de 2010/2011, o Milan conquistou o “scudetto” da temporada de 2021/22, o 19º da sua história inaugurada em 1899. A Inter, sua rival de cidade, também tem 19. A Juventus de Turim soma 36.

O "Diavolo", campeão de 2021/22
O "Diavolo", campeão de 2021/22

Na “stagione” anterior, desabaram à Série B o Cagliari, a Sampdoria de Genova e o Venezia. Subiram da segunda divisão o Lecce, seu campeão, a Cremonese de Cremona e o Monza. O Lecce, ou o time dos “Lobos”, não atuava na A desde 2020. A Cremonese, a equipe dos “Violinos”, desde 1996. O Monza, dos “Biancorossi”, os alvi-rubros, pertence ao ex-premier e ex-Milan Silvio Berlusconi, que o comprou em 2018 e enfim o levou à inédita promoção. Eis as fichas e as sínteses dos cotejos da primeira rodada, os duelos deste sábado, dia 13.

Ante Rebic, dois dos quatro gols do Milan
Ante Rebic, dois dos quatro gols do Milan

MILAN 4 X 2 UDINESE

Milão, Stadio di San Siro

Publicidade

Árbitro: Livio Marinelli

Gols: Theo Hernández/pen, Rebic/2, Brahim Díaz X Becão, Masina

Publicidade

Sem o ainda indisponível Ibrahimovic, com o artilheiro Giroud e o recém-contratado De Ketelaere no banco, o “Diavolo” de Stefano Pioli se assustou logo aos 2’ quando Deulofeu levantou um escanteio e Rodrigo Becão, esperto, se infiltrou na área pequena e tocou ao lado do atônito arqueiro Maignan. O Milan, contudo, se recuperaria, aos 11’, um penal estranhíssimo de Soppy em Calabria, que o mediador Marinelli só apontou por sugestão do VAR. Theo Hernández converteu com tranqüilidade, 1 X 1 para o alívio do San Siro quase repleto, 32.000 ingressos comprados por assinatura, carnês que valem pelo certame todo.

O estranho penal de Soopy em Calabria
O estranho penal de Soopy em Calabria

O “campione in carica” então reagiu e revirou o placar aos 15’, investida de Calabria e arremate de Ante Rebic, numa jornada promissora. Só que, numa tolice grotesca da defesa do hospedeiro, nos acréscimos da etapa inicial a pelota sobraria para Masina igualar, 2 X 2.

Publicidade

Caberia ao “Diavolo”, com a ajuda da retaguarda da Udinese, se re-empenhar no comecinho do segundo tempo. Cruzamento de Hernández, confusão patética entre Masina e Nehuén Pérez, a sobra para Brahím Díaz, 3 X 2 aos 46’. Domínio integral do Milan, chances desperdiçadas, e enfim, aos 66’, Díaz surrupiaria a bola de Pereira e serviria Rebic, 4 X 2.

Incrível: em todo o certame de 2021/22 o croata anotara três tentos em 29 pelejas. Pena: o treinador Pioli não lhe permitiu igualar, num jogo, a marca de toda a “stagione”. Imediatamente depois o substituiu por Giroud. O Milan entra com força e com sorte na corrida pelo “scudetto” de número 20 e a segunda estrela nos seus fardamentos.

O gol de Lukaku, Lecce 0 X 1 Inter
O gol de Lukaku, Lecce 0 X 1 Inter

LECCE 1 X 2 INTER

Lecce, Stadio Via Del Mare

Árbitro: Alessandro Prontera

Gols: Ceesay X Lukaku, Dumphries

De retorno à sua “Biscione”, a serpente mitológica da Lombardia, o belga-congolês Romelu Lukaku celebrou voluptuosamente o reencontro com a agremiação do seu coração. Antes mesmo dos 2’ de partida, Dimarco alçou a pelota no flanco esquerdo, Darmian desviou e ele testou, fulminantemente, secamente, sem qualquer chance para o arqueiro Falcone.

Lautaro, Dzeko e Dumphries, a vibração pelos 2 X 1
Lautaro, Dzeko e Dumphries, a vibração pelos 2 X 1

A Inter, porém, se acomodou na folga pífia e, apesar dos berros do seu treinador Simone Inzaghi, não conseguiu duplicar o resultado. Consequência: aos 48, num rápido contra-ataque, Di Francesco municiou o gâmbio Ceesay, que decretou a igualdade. Daí a peleja foi puro padecimento, com direito a bolas nas traves e a intervenções miraculosas de Falcone.

Aos 83’, de meta vazia, Lukaku mandou à estratosfera a possibilidade dos 2 X 1. Aos 85, Prontera ignorou o puxão claro de camisa de Baschirotto em Edin Dzeko. Ocorreria o castigaço, no entanto, aos 94, um corner batido por Barella, o desvio de Lautaro e a invasão de Dumphries, de barriga, na pequena área, sem chances para Falcone, Inter 2 X 1.

A Atalanta, um triunfo precioso em Gênova
A Atalanta, um triunfo precioso em Gênova

SAMPDORIA 0 X 2 ATALANTA

Gênova, Stadio Luigi Ferraris

Árbitro: Federico Dionisi

Gols: Tolói, Lookman

Começo terrível para a cidade de Gênova no “Nazionale” de 2022/23. Na temporada anterior, amargou a queda do Genoa, o time mais antigo da Bota. E a Sampdoria penou para se preservar na Série A, graças a pontinhos somados nas três últimas “giornate”. Foi ignorada pela “Deusa” do ofensivista treinador Gian Piero Gasperini.

MONZA 0 X 1 TORINO

Monza, Stadio U-Power

Árbitro: Maurizio Mariani

Gols: Miranchuk

Desastroso o começo de vida na Série A para o novo clube de Silvio Berlusconi & Adriano Galliani, que tantas glórias acumularam quando mandavam no Milan.

Domingo, dia 14 de Agosto

LAZIO X BOLOGNA

Roma, Stadio Olimpico

Árbitro: Luca Massimi

SALERNITANA X ROMA

Salerno, Stadio Arechi

Árbitro: Simone Sozza

FIORENTINA X CREMONESE

Florença, Stadio Artemio Franchi

Árbitro: Juan Luca Sacchi

SPEZIA X EMPOLI

La Spezia, Stadio Alberto Picco

Árbitro: Daniele Chiffi

Segunda-feira, dia 15 de Agosto

Juventus X Sassuolo, no fecho da rodada, segunda-feira, dia 15 de Agosto
Juventus X Sassuolo, no fecho da rodada, segunda-feira, dia 15 de Agosto

JUVENTUS X SASSUOLO

Turim, Allianz Stadium

Árbitro: Antonio Rapuano

VERONA X NAPOLI

Verona, Stadio Marcantonio Bentegodi

Árbitro: Michael Fabbri

Os prélios da segunda “giornata”:

Dia 20 de Agosto, sábado:

TORINO X LAZIO

UDINESE X SALERNITANA

INTER X SPEZIA

SASSUOLO X LECCE

Dia 21 de Agosto, domingo:

EMPOLI X FIORENTINA

NAPOLI X MONZA

ATALANTA X MILAN

BOLOGNA X VERONA

Dia 22 de Agosto, segunda-feira:

ROMA X CREMONESE

SAMPDORIA X JUVENTUS

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe sua opinião no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o abraço virtual do Sílvio Lancellotti! Obrigadíssimo!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.