Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Silvio Lancellotti - Blogs
Publicidade

Europa e Conference League também conhecem classificados para a fase de grupos

Equipes disputam a segunda e a terceira competição em importância no Velho Continente

Silvio Lancellotti|Do R7

Fiorentina empatou sem gols contra Twente, mas avançou à fase de grupos da CoL
Fiorentina empatou sem gols contra Twente, mas avançou à fase de grupos da CoL Fiorentina empatou sem gols contra Twente, mas avançou à fase de grupos da CoL

Competições paralelas à Champions League da UEFA, a Europa League, a EL, ou a Liga Europa, e a Conference League, a CoL, ou a Liga Conferência, correspondem ao que seriam, respectivamente, no Velho Continente, uma Série B e uma Série C do Futebol. Nesta semana, também essas duas competições, digamos, subsidiárias à principal, atingiram as suas últimas etapas classificatórias, antes das fases que de fato valem, as fases de grupos. Nesta quinta, 25 de Agosto, enfim se complementaram os playoffs.

EUROPA LEAGUE

Criada em 1954 com a intenção de congregar as suas 25 federações fundadoras, antes até de montar uma disputa de seleções a UEFA implantou, em 1955/56, uma Copa de Clubes Campeões. Logo em 1960, nasceu a Copa das Copas, abrigo dos vencedores das competições nacionais alternativas, exclusivas com mata-matas. A evolução das comunicações e a veloz multiplicação dos patrocinadores passaram a exigir mais equipes. Em 1972, surgiu a Copa UEFA, a segunda divisão de então, com 53 clubes de 31 federações. E na década de 90, com o estilhaçamento da União Soviética, com a extinção da “Cortina de Ferro” e as modificações geográficas que o Velho Mundo sofreu, a entidade também necessitou expandir os seus torneios.

Precisou tanto que, em 2009, se obrigou a transformar a Copa UEFA na EL. Só que exagerou até o absurdo. Nas versões de 2018/2019 e de 2019/2020 a EL alcançou um frenesi descontrolado, uma galáxia de 213 agremiações, o revertério da boa intenção. E para salvá-la, e impedir a fuga massiva de apoiadores comerciais, a entidade criou uma válvula de escape, a Conference League, e enxugou vigorosamente a Europa League, agora reduzida a meras 57 equipes, 20 delas pelo ranking, 37 repescadas da ChL. Com menos agremiações, esta EL principiou mais tarde, no dia 4 de Agosto. Como na Champions, aconteceram sucessivos mata-matas de qualificação. Eis seus placares agregados, com as promovidas realçadas em negrito;

Publicidade

AEK Larnaca (CHI) 5 X 1 Dniepro (UCR)

Fenerbahce (TUR) 6 X 1 Áustria Viena (AUS)

Publicidade

Hearts of Midlothian (ESC) 1 X 3 Zurich (SUI)

Olympíacos (GRE) 1 (3) X 1 (1) Apollon (CHI)

Publicidade

Omonia (CHI) 4 X 0 Gent (BEL)

Shamrock Rovers (IRL) 1 X 4 Ferencváros (HUN)

Sheriff (MOL) 0 (3) X (2) 0 Pyunik (ARM)

Silkeborg (DIN) 1 X 2 HJK (FIN)

Sivasspor (TUR) 1 X 5 Malmoe (SUE)

Zalgiris (LIT) 3 X 4 Ludogorets (BUL)

Às dez ganhadoras se acrescentarão dez repescadas da ChL, a Roma (ITA), campeã da Conference League de 2021/22, e estas 11 equipes reservadas pelo ranking:

Arsenal (ING)

Braga (POR)

Feyenoord (Neerlândia, ex-Holanda)

Freiburg (ALE)

Lazio (ITA)

Manchester United (ING)

Nantes (FRA)

Real Betis (ESP)

Real Sociedad (ESP)

Rennes (FRA)

Union Berlin (ALE)

Um sorteio, programado para o próximo 26 de Agosto, então dividirá as 32 equipes em oito chaves de quatro, mini-torneios de ida e volta, por pontos corridos, jogos de 8 de Setembro a 9 de Novembro. Depois, se sucederão novos mata-matas até a grande decisão, dia 31 de Maio de 2023, na Puskàs Arena de Budapest, na Hungria

CONFERENCE LEAGUE

Um repositório das equipes que não amealharam vagas na Champions League ou na Europa League, esta CoL de agora começou em 5 de Julho com 177 equipes de 54 das 55 afiliadas da UEFA – descartada a Rússia, punida pela entidade, pela FIFA e pelo COI, por causa da agressão à Ucrânia. E, no seu trajeto até aqui, ainda incluiu mais 16 repescadas da Champions. Nesta semana, da quarta até a quinta, houve os retornos de seus 22 últimos playoffs. Os seus placares agregados e suas promovidas em negrito.

AIK (SUE) 0 X 4 Slovácko (TCH)

Anderlecht (BEL) 1 (3) X 1 (1) Young Boys (SUI)

Antwerp (BEL) 2 X 3 Istambul Basaksehir (TUR)

Apoel (CHI) 3 X 5 Djurgarden (SUE)

Ballkani (KOS) 3 X 1 Shukpi (MAC)

Basel (SUI) 2 X 1 CSKA Sofia (BUL)

Cluj (ROM) 1 X 0 Maribor (SVN)

Diddeleng (LUX) 1 X 3 Lech Poznan (POL)

Fehérvár (HUN) 2 X 4 Colônia (ALE)

Gil Vicente (POR) 1 X 6 AZ Alkmaar (NEE/HOL)

Hajduk Split (CRO) 2 X 5 Villarreal (ESP)

Hamrun Spartans (MAL) 4 X 7 Partizan (SER)

Hapoel Be’er Sheva (ISR) (4) 2 X 2 (3) Univ Craiova (ROM)

Linfield (IRN) 3 (2) X (4) 3 RFS (LET)

Nice (FRA) 2 X 1 Maccabi Tel Aviv (ISR)

Rapid Wien (AUS) 1 X 2 Vaduz (LIE)

Slavia Prague (TCH) 3 X 2 Rakow Czwatochova (POL)

Slovan Bratislava (SVQ) 2 (6) X (5) 2 Zrinjski (BOS)

Twente (NEE/HOL) 1 X 2 Fiorentina (ITA)

Viborg (DIN) 1 X 6 West Ham (ING)

Viking (NOR) 3 X 4 FCSB (ROM)

Wolfsberg (AUS) 1 X 4 Molde (NOR)

As 22 sobreviventes se agregarão às dez derrotadas na jornada da EL e formarão os oito grupos de quatro cada, com prélios de ida e volta, em mini-certames de pontos corridos, entre 8 de Setembro e 3 de Dezembro. Depois, ocorrerão playoffs e mata-matas até a finalíssima, dia 7 de Junho, na Eden Arena de Praga, República Tcheca.

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe sua opinião no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o abraço virtual do Sílvio Lancellotti! Obrigadíssimo!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.