Silvio Lancellotti Tudo sobre as Eliminatórias da África ao Mundial do Catar/2022

Tudo sobre as Eliminatórias da África ao Mundial do Catar/2022

Até 16 de Novembro, 40 seleções, divididas em chaves de quatro, definem as dez que irão aos mata-matas. O continente tem direito a cinco vagas na Copa. Marrocos e Senegal já estão entre as dez.

A bola oficial das Eliminatórias da África

A bola oficial das Eliminatórias da África

CAF

Além da UEFA, a entidade que administra o Futebol na Europa, também a CAF, a sua irmã na África, realizará, até semana seguinte, duas rodadas fundamentais para a decisão das suas vagas, cinco, em seu caso específico, na Copa do Catar/2022. Trata-se de uma competição de fato peculiar. Primeiro, pelo número de seleções que hospeda, 54, apenas menos uma do que as 55 da Europa. Daí, por ser absolutamente imprevisível. Na Itália/34, apareceu com uma participação esporádica do Egito. Depois, só no Máxico/70 retomou o palco com o Marrocos. Em mais duas edições classificou uma seleção. Da Espanha/82 à Itália/90 se exibiu com duas. Levou três aos EUA/94. E desde a França/98 comparece com cinco. Claro, seis em 2010, porque a África do Sul foi a anfitriã da disputa.

As dez chaves do continente

As dez chaves do continente

CAF

Nesse percurso todo, meramente em duas oportunidades a África pôde incluir uma equipe na fase das quartas de final. Em 2002, Japão/Coréia do Sul, Senegal perdeu da Turquia. E, em 2010, Gana perdeu do Uruguai. Catorze das suas nações já visitaram uma Copa. Camarões lidera no número de presenças, sete. A Nigéria segue com seis. Mas existe até um país que já mudou de nomenclatura. O Zaire da Alemanha/1974, que perdeu do Brasil, 0 X 3, se transformou em República Democrática do Congo. Uma outra sigularidade: a CAF não gosta de repetir o formato de qualificação. Desta vez, por exemplo, privilegiou os 26 melhores times do seu ranking e obrigou os restantes 28 a mata-matas, de ida e volta, nos quais sobreviveram 14. Esses 14 se agregaram aos 26 preservados, os 40 que um sorteio dividiu em dez chaves de quatro, combates de turno e returno, pontos corridos.

Brasil 3 X 0 Zaire, na Alemanha/74

Brasil 3 X 0 Zaire, na Alemanha/74

Reprodução

Essas chaves agora definirão os seus vencedores em mais duas rodadas, do dia 11 até o dia 16 deste Novembro. Em data ainda não marcada, os dez se submeterão a um novo sorteio no qual se determinarão cinco mata-matas, claro, de ida e volta, dos quais enfim sobrarão as cinco seleções que representarão a África na Copa do Catar. Eis, Grupo a Grupo, a atual classificação e os prélios remanescentes, com uma análise das chances eventuais.


GRUPO A
Argélia – 10pg
Burkina Faso – 10pg
Niger – 3pg
Djibouti – 0pg

Dia 12:
Burkina Faso X Niger
Djibouti X Argélia

Dia 15:
Niger X Djibouti
Dia 16:
Argélia X Burkina Faso

Análise:
O confronto direto, do dia 16, apontará o campeão. A Argélia leva a vantagem de atuar em casa. Na ida, arrancou uma igualdade a Burkina Faso, 1 X 1. Tem quase o dobro de gols de saldo, 17 X 8, e ainda ostenta o artilheiro da competição, Islam Slimani, 6 gols

Tunísia

Tunísia

Kappa

GRUPO B
Tunísia – 10 pg
Guiné Equatorial – 7pg
Zambia – 4pg
Mauritânia – 1pg

Dia 13:
Zâmbia X Mauritânia
Guiné Equatorial X Tunísia

Dia 16:
Tunísia X Zâmbia
Mauritânia X Guiné Equatorial

Análise:
Porque ganhou de 3 X 0, em casa, o prélio de ida, no critério do confronto direto a Tunísia permanecerá com a liderança mesmo que perca o cotejo de retorno por 0 X 2. Depois, porém, no dia 16, precisará, obrigatoriamente, bater Zâmbia ou obter, em pontos, um resultado igual ao da Guiné Equatorial em visita à Mauritânia. Leva boa vantagem no saldo, 8 X 0. Aliás, não perde já faz doze partidas e, nesta fase de chaves, não sofreu gol até aqui.


GRUPO C
Nigéria – 10pg
Cabo Verde – 7pg
República Centro Africana – 4pg
Libéria – 3pg

Dia 13:
Libéria X Nigéria
Cabo Verde X República Centro Africana

Dia 16:
Nigéria X Cabo Verde
Libéria X República Centro Africana

Análise:
Praticamente certo que Nigéria e Cabo Verde cheguem ao dia 16 na mesma situação de agora. Então, em seus domínios, indubitavelmente, favorita a Nigéria a seguir na disputa. Na ida, visitante, bateu Cabo Verde, 2 X 1.

Costa do Marfim

Costa do Marfim

Reprodução

GRUPO D
Costa do Marfim – 10pg
Camarões – 9pg
Malawi – 3pg
Moçambique – 1pg

Dia 13:
Malawi x Camarões
Costa do Marfim X Moçambique

Dia 16:
Moçambique X Malawi
Camarões X Costa do Marfim

Análise:
No primeiro turno, na sua capital, Abidjan, a Costa do Marfim ganhou de Camarões por 2 X 1. Na volta, em Douala, um empate lhe bastará para se classificar pela quarta vez a uma Copa do Mundo. Ambas as seleções, aliás, estiveram num Mundial, pela última vez, aqui no Brasil, em 2014. Não obtiveram vaga na Rússia/2018.


GRUPO E
Mali – 10pg
Uganda – 8pg
Quênia – 2pg
Ruanda – 1pg

Dia 11:
Uganda x Quênia
Ruanda X Mali

Dia 14:
Mali X Uganda
Quênia X Ruanda

Análise:
Seja qual for a felizarda, estará na sua Copa de estreia. Na ida, em Uganda, Mali se safou com um empate de 0 X 0. Uganda se atrasou, nos pontos, por causa de outro 0 X 0, contra o Quênia. É evidente que a tabela ajuda o Mali.

Egito

Egito

Foorball Kit News

GRUPO F
Egito – 10pg
Líbia – 6pg
Gabão – 4 pg
Angola – 3pg

Dia 12:
Gabão X Líbia
Angola X Egito

Dia 15:
Egito X Gabão
Líbia X Angola

Análise:
Um triunfo do Egito, muito viável, mesmo em Luanda, Angola, já no dia 12, lhe garantirá nos mata-matas. Sim, viável, até porque Angola jamais venceu os “Faraós”. E não importa que, na ida, o Egito apenas superou a rival, 1 X 0, graças a Magdy Morsy, num penal.


GRUPO G
África do Sul – 10pg
Gana – 9pg
Etiópia – 3pg
Zimbábue – 1pg

Dia 11:
Etiópia X Gana
África do Sul X Zimbábue

Dia 14:
Zimbábue X Etiópia
Gana X África do Sul

Análise:
A África do Sul e Gana em busca da sua quarta presença numa Copa. A África do Sul, longe da ribalta desde a sua própria competição, em 2010. Gana, desde o Brasil/2014. Como as duas seleções devem ganhar as suas partidas do dia 11, tudo se solucionará no confronto direto, em Gana. Na ida, em Joanesburgo, deu África do Sul, por 1 X 0.

Senegal

Senegal

Reprodução

GRUPO H
Senegal – 12pg (promovido)
Togo – 4pg
Namíbia – 4 pg
Congo – 2pg

Dia 11:
Congo X Namíbia
Togo X Senegal

Dia 14:
Senegal X Congo
Namíbia X Togo

Análise:
Senegal em busca de seis triunfos em seis prélios.


GRUPO I
Marrocos – 12pg (promovido)
Guiné-Bissau – 4pg
Guiné – 3pg
Sudão – 2pg

Dia 12:
Guiné X Guiné-Bissau
Sudão X Marrocos

Dia 15:
Guiné-Bissau x Sudão
Marrocos X Guiné

Análise:
Marrocos em busca de seis triunfos em seis prélios.

Tanzânia

Tanzânia

Reprodução

GRUPO J
Tanzânia – 7pg
Benin – 7pg
RD Congo – 5pg
Madagascar – 3pg

Dia 11:
Tanzânia X RD Congo
Benin X Madagascar

Dia 14
RD Congo X Benin
Madagascar X Tanzânia

Análise:
O Grupo mais complicado dos dez. Até a República Democrática do Congo pode abiscoitar a vaga, caso vença os seus dois combates. A tabela, de todo modo, favorece a Tanzânia, que nunca esteve num Mundial.

O distintivo da Confederação Africana de Futebol

O distintivo da Confederação Africana de Futebol

Reprodução

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o abraço virtual do Sílvio Lancellotti! Obrigadíssimo!

Últimas