Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tóquio, dia-1 - Os rapazes do Futebol assustam, mas vencem

Tranquilidade no começo da partida, 3 X 0 antes dos 30', penal perdido quase aos 45', e daí a reação da Alemanha, que encostou no resultado. O alívio dos 4 X 2 sairia somente nos acréscimos.

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Richarlison, o #10, lidera a dança dos brasileiros depois dos 3 X 0
Richarlison, o #10, lidera a dança dos brasileiros depois dos 3 X 0 Richarlison, o #10, lidera a dança dos brasileiros depois dos 3 X 0

Nesta quinta-feira, dia 22 de Julho, uma seleção do Futebol Masculino do Brasil efetuou, contra uma da Alemanha, o seu quarto duelo crucial desde o começo do Século XXI. Em 30 de Junho de 2002, em Yokohama, no Japão, pela decisão da Copa do Mundo da FIFA, a seleção de Luiz Felipe Scolari bateu a da Alemanha por 2 X 0. Em 8 de Julho de 2014, no Mineirão, numa semi da Copa do Brasil, outro time do Felipão sofreu a maior humilhação de toda a História do Ludopédio no País ao engolir um placar devastador de 1 X 7. Enfim, no dia 20 de Agosto de 2016, o Brasil realizou um sonho acalentado durante sete décadas.

A festa pelo ouro no Rio/2016
A festa pelo ouro no Rio/2016 A festa pelo ouro no Rio/2016

Por 5 X 4, nos penais, superou a Alemanha na luta pelo ouro dos Jogos do Rio. Ótimo elenco aquele, que tinha Weverton, Rodrigo Caio, Marquinhos, Gabigol, Gabriel Jesus e até um Neymar particularmente concentrado na sua obrigação. Sob o treinador André Jardine, no cargo desde 3 de Abril de 2019, a equipe de agora não ostenta tantos astros. Na estreia, porém, pareceram suficientes os seus destaques, o coringa e capitão Daniel Alves, o lateral Guilherme Arana e o avante Richarlison, todos de muita experiência internacional. O craque capixaba, revelado no Fluminense do Rio, hoje no Everton da Inglaterra, se esmerou no brilho: três gols nos 4 X 2. Pena que, relaxado, o Brasil não tenha devolvido os 7 X 1.

Rhicharlison, três gols em 30' de uma estreia olímpica
Rhicharlison, três gols em 30' de uma estreia olímpica Rhicharlison, três gols em 30' de uma estreia olímpica

Impressionante como se assemelhou o cotejo dos rapazes, no mesmo estádio de Yokohama, àquele das garotas, os 5 X 0 sobre a China. Igualzinho, o domínio integral e, antes dos 25’, o placar de 2 X 0, em contra-ofensivas fatais, os dois tentos de Richarlison, apelidado “Pombo”. E, assim como falhara a arqueira Shimeng Peng, mera rebatedora, Florian Mueller assustava os próprios companheiros com as suas saídas estabanadas. Na sua pugna, imperdoável, o time de Pia Sundhage insistiu nos fricotes, desandou a desperdiçar chances, e por um certo tempo a sua situação se complicou. No caso do elenco de André Jardine, não, a pressão não parou e aos 30’, no flanco esquerdo, Richarlison perpetrou os 3 X 0. Mas, depois, como as meninas, os rapazes se ensimesmaram.

Richarlison, no momento do arremate dos 3 X 0
Richarlison, no momento do arremate dos 3 X 0 Richarlison, no momento do arremate dos 3 X 0

Um penal, mal batido por Matheus Cunha aos 45, evitou que a etapa inicial se encerrasse com 4 X 0. Pior, aos 56’ a seleção tedesca achou um tento num tiro torto de Amiri Nadiem e num peru de volume bem razoável do arqueiro Santos. Perigo à vista. Algum desafogo aos 60’ quando, ao dividir a bola faltosamente com Dani Alves, o capitão da Alemanha, Maximilian Arnold, tenha recebido um cartão vermelho, a “Mannschaft” com dez. Em outra falha boba da defesa porém, a Alemanha assustou, testada de Ache, 2 X 3, aos 38’. E, padecimento desnecessário, haveria 5’ de acréscimos. Felizmente, aos 94, da entrada da área, com um belíssimo petardo em curva, no ângulo, Paulinho desfechou, 4 X 2.

Publicidade
Em Helsinque/52, Zózimo (quarto, em pé) e Vavá (quarto, agachado)
Em Helsinque/52, Zózimo (quarto, em pé) e Vavá (quarto, agachado) Em Helsinque/52, Zózimo (quarto, em pé) e Vavá (quarto, agachado)

O ouro no Futebol Masculino representa uma esperança que provém dos Jogos de Helsinque/52, quando a equipe se limitou ao quinto lugar mas revelou futuros campeões do mundo como Vavá e Zózimo Calazans. Em Roma/60, fracassou mesmo com o Gérson Canhotinha no seu meio-de-campo. Repetiria a frustração em Tóquio/64, mesmo com Roberto Miranda no seu ataque. E em Munique/72, mesmo com Paulo Roberto Falcão. Aproximou-se do pódio só em Montreal/76, com o arqueiro Carlos, o zagueiro Edinho, o volante Batista e o treinador Cláudio Coutinho – contudo, entregaria o bronze à URSS.

A seleção da prata de Los Angeles/1984
A seleção da prata de Los Angeles/1984 A seleção da prata de Los Angeles/1984

Em Los Angeles/84, enfim surgiria a primeira medalha, de prata, um time que ostentava Gilmar Rinaldi e Dunga mas sucumbiu à França, 0 X 2, na decisão. Depois, em Seul/88, a outra prata, com Taffarel, Jorginho, Andrade, Bebeto e Romário, 1 X 2 para a URSS na final. Um novo consolo, de bronze, aconteceria em Atlanta/96, apesar de Dida, Altair, Roberto Carlos, Ronaldo, Rivaldo, Zé Elias, Bebeto: numa semifinal, a incrível derrota para a Nigéria, 3 X 4, depois de uma folga de 3 X 1. Outro bronze em Pequim/2008, apesar de Ronaldinho Gaúcho, Hernanes, Alexandre Pato e Thiago Silva. Enfim, em Londres/2012, a repetição da prata, México 2 X 0, apesar de Thiago Silva, Oscar, Ganso, Pato, Hulk – e Neymar.

Publicidade
A seleção de prata em Londres/2012
A seleção de prata em Londres/2012 A seleção de prata em Londres/2012

Com 16 qualificados, o torneio de Tóquio dividiu os seus competidores em quatro grupos de quatro. Competidores, aliás, com elencos basicamente de sub-24 e três exceções de idade superior. Os dois melhores de cada chave vão às quartas de final. Além da Alemanha, o Brasil batalha com a Costa do Marfim e a Costa do Marfim, cujo combate se encerrou em 2 X 1. Deve se qualificar no primeiro posto. Então, pegará nas quartas o segundo colocado da chave que tem Argentina, Austrália, Egito e Espanha. Relembro que, no Rio/2016, o Brasil começou a sua caminhada com um empate ridículo, 0 X 0, diante de 62.369 pessoas, no Mané Garrincha de Brasília, e daí abocanhou o título. Ou, nada impede que chegue ao bi.

Richarlison, apesar do susto, uma estreia excelente
Richarlison, apesar do susto, uma estreia excelente Richarlison, apesar do susto, uma estreia excelente

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o meu abraço virtual! Obrigadíssimo!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.