Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Serão quatro os times ingleses nas semis das duas Copas da Europa

Além do Chelsea e do City na "Champions", também o Arsenal e o United se classificam na Liga Europa. E ainda passaram, na LE, o Villarreal da Espanha e a Roma, a única equipe promovida da Itália.

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Edinson Cavani, do Manchester United
Edinson Cavani, do Manchester United Edinson Cavani, do Manchester United

Pela história dos quatro remanescentes, pela sua tradição, caberá ao Manchester United da Inglaterra e à Roma da Itália o desafio mais significativo das semifinais da Liga Europa desta temporada de 2020/2021. Os “Red Devils” já levantaram três vezes a taça da “Champions League”, duas a da Liga Europa, numa oportunidade abiscoitaram a Copa Intercontinental e noutra o Mundial da FIFA. E a “Loba” já foi vice da “Champions” e da Liga Europa.

Os resultados dos jogos de volta nas quartas de final da Liga Europa
Os resultados dos jogos de volta nas quartas de final da Liga Europa Os resultados dos jogos de volta nas quartas de final da Liga Europa

Disputarão o outro duelo o Villarreal da Espanha e o subitamente ressuscitado Arsenal da Inglaterra, que já parecia acabado depois de apenas empatar, na sua Londres, com o Slavia Praha da República Tcheca e daí devastá-lo no retorno de Praga. Não se desprezam times que chegam a um degrau da luta pelo troféu da segunda competição mais importante da Europa. No entanto, nem o “Submarino Amarelo” e nem os “Gunners” escreveram um enredo assemelhado. O Villarreal meramente alcançou as semis da EL numa outra ocasião, 2010/2011. E o Arsenal só abiscoitou, em 1993/1994, a hoje extinta Copa das Copas.

As duas semifinais da LE
As duas semifinais da LE As duas semifinais da LE

Detalhe importantíssimo: acumuladas a “Champions” e a Liga Europa, a Inglaterra pôde encaixar quatro equipes entre as oito semifinalistas: Manchester City e Chelsea, Arsenal e Manchester United. A Espanha tem dois clubes, o Real Madrid na LC e o Villarreal na LE. Arrebataram as outras duas vagas a França do PSG na LC e a Itália da Roma na LE.

Manchester United 2 X 0 Granada
Manchester United 2 X 0 Granada Manchester United 2 X 0 Granada

MANCHESTER UNITED 2 X 0 GRANADA

Publicidade

Manchester, Inglaterra, Old Trafford

Árbitro: István Kovacs (Romênia)

Publicidade

Gols: Cavani, Vallejo/con

Na ida: Granada 0 X 2 Manchester United

Publicidade

Gols: Rashford, Bruno Fernandes/penal

Claro, seria inviável o Granada suplantar o United por 3 X 0. Pior, já aos 6’ os “Red Devils” perpetraram 1 X 0. E daí em diante, apenas lhes restou esperar que o tempo escorresse.

Resumo histórico:

Jogos: 2 = 2vit Utd/0emp/0vit Gra

Gols: 4Utd X 1Gra

Festa do Arsenal, desolação do Slavia Praha
Festa do Arsenal, desolação do Slavia Praha Festa do Arsenal, desolação do Slavia Praha

SLAVIA PRAHA 0 X 4 ARSENAL

Praga, República Tcheca, Sinobo Stadium

Árbitro: Cuneyt Çakir (Turquia)

Gols: Pépé, Lacazette2/1pen, Saka

Na ida: Arsenal 1 X 1 Slavia Praha

Gols: Pépé X Tomàs Holes

Graças ao gol como visitante, o Slavia seguiria no rumo das semis caso preservasse o 0 X 0. Porém, antes mesmo dos 25’ já sofria com radicais 0 X 3 no cangote. E disse adeus.

Resumo histórico:

Jogos: 4 = 0vit Sla/2emp/2vit Ars

Gols: 1Sla X 12Ars

Roma, depois do sofrimento, a qualificação
Roma, depois do sofrimento, a qualificação Roma, depois do sofrimento, a qualificação

ROMA 1 X 1 AJAX

Roma, Itália, Estadio Olìmpico

Árbitro: Anthony Taylor (Inglaterra)

Gols: Dzeko X Brobbey

Na ida: Ajax 1 X 2 Roma

Gols: Klaessen X Lorenzo Pellegrini, Ibañez

A “Loba” se qualificaria inclusive se perdesse o jogo por 0 X 1. Mas, abusou da retranca. E logo no comecinho do segundo tempo os “Filhos dos Deuses” anotaram 1 X 0. Claro que o padecimento da Roma se exacerbou. E o seu alívio apenas rebrotaria do imponderável, a bela arrancada do garoto Calafiori, 18 anos, e a escorada de Dzeko na área pequena.

Resumo histórico:

Jogos: 4 = 1vit Rom/2emp/1vit Ajx

Gols: 5Rom X 5Ajx

Villarreal, cekebração da ida e no retorno
Villarreal, cekebração da ida e no retorno Villarreal, cekebração da ida e no retorno

VILLARREAL 2 X 1 DINAMO ZAGREB

Villarreal, Espanha, Estadio de la Cerámica

Árbitro: Danny Makkelie (Neerlândia)

Gols: Alcácer, Gerard Moreno X Orsic

Na ida: Dinamo Zagreb 0 X 1 Villarreal

Gol: Gerard Moreno

Os “Purificadores” da Croácia precisavam de, no mínimo 2 X 0, como visitantes na Espanha. Todavia, ao contrário, concederam 0 X 2 ainda na etapa inicial do prélio de retorno. Ao “Submarino Amarelo”, então, bastou administrar o resultado.

Resumo histórico:

Jogos: 4 = 3vit Vil/0emp/1vit Din

Gols: 6Vil X 3Din

O elegante troféu da Liga Europa
O elegante troféu da Liga Europa O elegante troféu da Liga Europa

Na Liga Europa, que começou em 18 de Agosto de 2020, houve 355 jogos e 1.084 gols, a média de 3,05. Obviamente depauperado pelos protocolos de segurança anti-Covid-19, o total de espectadores soma 98.455. Média de público: a insignificância de 495 pessoas. Semifinais, agora, em 29 de Abril e 6 de Maio. E a decisão, em jogo único, se realizará em 26 de Maio no Stadion Miejski de Gdansk, Polônia. Detém o troféu o Sevilla da Espanha, que mereceu o direito de se agregar à LC mas perdeu, nas oitavas, para o Borussia Dortmund

O Stadion Miejski de Gdansk, sede da decisão da Liga Europa
O Stadion Miejski de Gdansk, sede da decisão da Liga Europa O Stadion Miejski de Gdansk, sede da decisão da Liga Europa

Esta é a sua edição de número 50 desde que nasceu Copa da UEFA, em 1971/1972, a de número 12 desde que, em 2009/2010, abarcou a Copa dos Vencedores de Copas e então amealhou o seu gigantismo atual e recebeu o seu novo batismo. Quando principiou, ostentava uma relação de fato mastodôntica: 205 equipes das 55 federações da entidade. Atravessou oito eliminatórias e mais um mini-certame de 12 grupos com 48 agremiações. Daí, aos 12 ganhadores e aos seus vices se agregaram oito repescados, os terceiros colocados das chaves da LC. Ou, os 32 clubes que se confrontaram em mata-matas para depurar os 16 das oitavas de final, cujos vencedores se digladiaram nestas quartas.

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o meu abraço virtual! Obrigadíssimo!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.