Silvio Lancellotti Serão quatro os times ingleses nas semis das duas Copas da Europa

Serão quatro os times ingleses nas semis das duas Copas da Europa

Além do Chelsea e do City na "Champions", também o Arsenal e o United se classificam na Liga Europa. E ainda passaram, na LE, o Villarreal da Espanha e a Roma, a única equipe promovida da Itália.

Edinson Cavani, do Manchester United

Edinson Cavani, do Manchester United

@europaleague

Pela história dos quatro remanescentes, pela sua tradição, caberá ao Manchester United da Inglaterra e à Roma da Itália o desafio mais significativo das semifinais da Liga Europa desta temporada de 2020/2021. Os “Red Devils” já levantaram três vezes a taça da “Champions League”, duas a da Liga Europa, numa oportunidade abiscoitaram a Copa Intercontinental e noutra o Mundial da FIFA. E a “Loba” já foi vice da “Champions” e da Liga Europa.

Os resultados dos jogos de volta nas quartas de final da Liga Europa

Os resultados dos jogos de volta nas quartas de final da Liga Europa

@europaleague

Disputarão o outro duelo o Villarreal da Espanha e o subitamente ressuscitado Arsenal da Inglaterra, que já parecia acabado depois de apenas empatar, na sua Londres, com o Slavia Praha da República Tcheca e daí devastá-lo no retorno de Praga. Não se desprezam times que chegam a um degrau da luta pelo troféu da segunda competição mais importante da Europa. No entanto, nem o “Submarino Amarelo” e nem os “Gunners” escreveram um enredo assemelhado. O Villarreal meramente alcançou as semis da EL numa outra ocasião, 2010/2011. E o Arsenal só  abiscoitou, em 1993/1994, a hoje extinta Copa das Copas.

As duas semifinais da LE

As duas semifinais da LE

@europaleague

Detalhe importantíssimo: acumuladas a “Champions” e a Liga Europa, a Inglaterra pôde encaixar quatro equipes entre as oito semifinalistas: Manchester City e Chelsea, Arsenal e Manchester United. A Espanha tem dois clubes, o Real Madrid na LC e o Villarreal na LE. Arrebataram as outras duas vagas a França do PSG na LC e a Itália da Roma na LE.

Manchester United 2 X 0 Granada

Manchester United 2 X 0 Granada

@europaleague

MANCHESTER UNITED 2 X 0 GRANADA
Manchester, Inglaterra, Old Trafford
Árbitro: István Kovacs (Romênia)
Gols: Cavani, Vallejo/con
Na ida: Granada 0 X 2 Manchester United
Gols: Rashford, Bruno Fernandes/penal

Claro, seria inviável o Granada suplantar o United por 3 X 0. Pior, já aos 6’ os “Red Devils” perpetraram 1 X 0. E daí em diante, apenas lhes restou esperar que o tempo escorresse.
Resumo histórico:
Jogos: 2 = 2vit Utd/0emp/0vit Gra
Gols: 4Utd X 1Gra

Festa do Arsenal, desolação do Slavia Praha

Festa do Arsenal, desolação do Slavia Praha

@europaleague

SLAVIA PRAHA 0 X 4 ARSENAL
Praga, República Tcheca, Sinobo Stadium
Árbitro: Cuneyt Çakir (Turquia)
Gols: Pépé, Lacazette2/1pen, Saka
Na ida: Arsenal 1 X 1 Slavia Praha
Gols: Pépé X Tomàs Holes

Graças ao gol como visitante, o Slavia seguiria no rumo das semis caso preservasse o 0 X 0. Porém, antes mesmo dos 25’ já sofria com radicais 0 X 3 no cangote. E disse adeus.
Resumo histórico:
Jogos: 4 = 0vit Sla/2emp/2vit Ars
Gols: 1Sla X 12Ars

Roma, depois do sofrimento, a qualificação

Roma, depois do sofrimento, a qualificação

@europaleague

ROMA 1 X 1 AJAX
Roma, Itália, Estadio Olìmpico
Árbitro: Anthony Taylor (Inglaterra)
Gols: Dzeko X Brobbey
Na ida: Ajax 1 X 2 Roma

Gols: Klaessen X Lorenzo Pellegrini, Ibañez

A “Loba” se qualificaria inclusive se perdesse o jogo por 0 X 1. Mas, abusou da retranca. E logo no comecinho do segundo tempo os “Filhos dos Deuses” anotaram 1 X 0. Claro que o padecimento da Roma se exacerbou. E o seu alívio apenas rebrotaria do imponderável, a bela arrancada do garoto Calafiori, 18 anos, e a escorada de Dzeko na área pequena.
Resumo histórico:
Jogos: 4 = 1vit Rom/2emp/1vit Ajx
Gols: 5Rom X 5Ajx

Villarreal, cekebração da ida e no retorno

Villarreal, cekebração da ida e no retorno

@europaleague

VILLARREAL 2 X 1 DINAMO ZAGREB
Villarreal, Espanha, Estadio de la Cerámica
Árbitro: Danny Makkelie (Neerlândia)
Gols: Alcácer, Gerard Moreno X Orsic
Na ida: Dinamo Zagreb 0 X 1 Villarreal

Gol: Gerard Moreno

Os “Purificadores” da Croácia precisavam de, no mínimo 2 X 0, como visitantes na Espanha. Todavia, ao contrário, concederam 0 X 2 ainda na etapa inicial do prélio de retorno. Ao “Submarino Amarelo”, então, bastou administrar o resultado.
Resumo histórico:
Jogos: 4 = 3vit Vil/0emp/1vit Din
Gols: 6Vil X 3Din

O elegante troféu da Liga Europa

O elegante troféu da Liga Europa

UEFA

Na Liga Europa, que começou em 18 de Agosto de 2020, houve 355 jogos e 1.084 gols, a média de 3,05. Obviamente depauperado pelos protocolos de segurança anti-Covid-19, o total de espectadores soma 98.455. Média de público: a insignificância de 495 pessoas. Semifinais, agora, em 29 de Abril e 6 de Maio. E a decisão, em jogo único, se realizará em 26 de Maio no Stadion Miejski de Gdansk, Polônia. Detém o troféu o Sevilla da Espanha, que mereceu o direito de se agregar à LC  mas perdeu, nas oitavas, para o Borussia Dortmund

O Stadion Miejski de Gdansk, sede da decisão da Liga Europa

O Stadion Miejski de Gdansk, sede da decisão da Liga Europa

UEFA

Esta é a sua edição de número 50 desde que nasceu Copa da UEFA, em 1971/1972, a de número 12 desde que, em 2009/2010, abarcou a Copa dos Vencedores de Copas e então amealhou o seu gigantismo atual e recebeu o seu novo batismo. Quando principiou, ostentava uma relação de fato mastodôntica: 205 equipes das 55 federações da entidade. Atravessou oito eliminatórias e mais um mini-certame de 12 grupos com 48 agremiações. Daí, aos 12 ganhadores e aos seus vices se agregaram oito repescados, os terceiros colocados das chaves da LC. Ou, os 32 clubes que se confrontaram em mata-matas para depurar os 16 das oitavas de final, cujos vencedores se digladiaram nestas quartas.


Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o meu abraço virtual! Obrigadíssimo!

Últimas