Silvio Lancellotti No Italiano, a Inter sobe, a Juventus empaca e a Atalanta cai outra vez

No Italiano, a Inter sobe, a Juventus empaca e a Atalanta cai outra vez

No "Calcio" compactado entre a "Champions" e a Liga Europa, um sábado com três resultados bem diferentes daqueles previstos pelos apostadores

No jogo Sassuolo 0 X 3 Inter, uma homenagem a Maradona

No jogo Sassuolo 0 X 3 Inter, uma homenagem a Maradona

@Inter

Depois de saborearem 72 horas quase impecáveis nas grandes competições da UEFA, a Liga dos Campeões e a Liga Europa, e antes de se embrenharem noutras 72, nas mesmas duas disputas, os sete principais clubes da Itália se obrigaram a um intervalo cruel de dois dias de “Calcio” dentro de casa. Na “Champions”, obtiveram três triunfos preciosos (Liverpool 0 X 2 Atalanta, Lazio 3 X 1 Zenit de São Petersburgo, Juventus 2 X 1 Ferencvarós), e só sofreram uma queda (Internazionale 0 X 2 Real Madrid). Na “E-League”, duas vitórias (Cluj 0 X 2 Roma e Napoli 2 X 0 Rijeka) e mais uma excelente igualdade (Lille 1 X 1 Milan). A “Senhora” e a “Loba” garantiram promoção às fases seguintes. Beleza. Todavia, neste sábado, já começou a nona rodada do “Nazionale”.

A desinfecção do San Paolo, que se transformou em Diego Armando Maradona

A desinfecção do San Paolo, que se transformou em Diego Armando Maradona

@SSCNapoli

Acontece que, além de causar impiedades incontáveis, a Covid-19 ainda compactou as competições do Ludopédio do Velho Continente. Por exemplo, assim que se encerrar a presente rodada do “Calcio”, com jogos de 28 até 30 de Novembro, imediatamente se abrirá a quinta e penúltima etapa de chaves de ambas as ligas, prélios do dia 1 ao dia 3 de Dezembro. Entre o dia 5 e o dia 7 se desenvolverá a décima “giornata” do Campeonato Italiano. E daí, enfim, entre o dia 8 e o dia 10, se definirão todos os elencos qualificados das duas competições da UEFA, os 16 da “Champions” e os 32 da “Europa League”. Basta? Não, não. Logo no dia 11 se inciará a 11ª rodada do “Calcio”. Ou, deste sábado, o dia 28 de Novembro, até o dia 11 de Dezembro, 126 combates.

Um enorme imprevisto em Sassuolo

Um enorme imprevisto em Sassuolo

@Serie A Calcio

Pelo Italiano, neste 28 de Novembro, estiveram em ação Sassuolo 0 X 3 Internazionale, Benevento 1 X 1 Juve e Atalanta 0 X 2 Verona. Foi enganoso o placar da Inter, que abriu o resultado, Alexis Sanchez, aos 4’; apenas fez 2 X 0 graças a um autogol de Chiriches aos 14’; e então padeceu com a pressão do Sassuolo até alcançar os 3 X 0 num tiro lindo de fora da área, Gagliardini, aos 60. Outra vez sem o poupado Cristiano Ronaldo, convalescente de contusão, foi horrorosa a apresentação da Juve, que registrou 1 X 0 com Morata, aos 21’ e daí refluiu, até conceder o justo empate aos 48’, num tiro cruzado e muito feliz de Letizia bem no canto da meta de Cszeszny. Grotescamente, Morata viu o cartão vermelho quando Fabrizio Pasquia já havia trilado o apito final.

Sem Cristiano Ronaldo, o inesperado em Benevento

Sem Cristiano Ronaldo, o inesperado em Benevento

@Serie A Calcio

No seu Atleti Azzurri d’Italia em Bérgamo, Lombardia, o norte da Bota, a Atalanta, a “Dea”, a “Deusa”, continuou a padecer no contraste de altos e de baixos. Impressiona o volume das oportunidades calcinadas pelo melhor ataque da Bota em 2019/2020. Síntese da pugna, numa palavra: infortúnio. Valesse metade das chances que a “Dea” criou e a peleja teria seu desfecho em 5 X 0. Dois “contropiedi” em velocidade, porém, redundaram num fracasso brutal, Veloso de penal e Zaccagni, 2 X 0 Verona, que subiu aos 15 pontos, na sexta colocação, e relegou a “Dea à nona, 14. Num momento de ascendência no “Nazionale”, a Inter escalou o degrau dos 18 pontos, como o Sassuolo, na vice-liderança da tabela. Leva a vantagem, todavia, no critério do confronto direto. A Juve agora soma 17, quinto lugar, distante do trono que em que se acomodou nos últimos nove certames consecutivos. Com 10 pontos, ao menos o Benevento, 12º, segue longe da zona de rebaixamento à Série B. 

O impacto brutal em Bérgamo

O impacto brutal em Bérgamo

@Serie A Calcio

São 20 as agremiações que participam do “Nazionale” e sete delas batalham nas competições do Velho Mundo. Das três que atuaram no sábado, e estão na “Champions”, somente a Inter parece não ter chances de subir às oitavas de final e nem, talvez, de levar o terceiro posto no Grupo B e, assim, merecer repescagem na “Europa League”. Na lanterninha da tabela, ridículos 2 pontos em 12 possíveis, a Inter segue atrás dos 8 do Borussia M’gladbach, dos 7 do Real Madrid e dos 4 do Shakhtar Donetsk. Precisa de milagres, a partir de um sucesso sobre o Borussia, dentro da Alemanha, no dia 1. No Grupo D, nos 7 pontos como o Ajax e dois atrás do Liverpool, a “Dea” de Bérgamo pode melhorar, bastante, a sua situação, pois hospeda o Midtjylland da Dinamarca, ainda zerado, e os seus rivais na batalha pela vaga se digladiam no confronto direto. E, no Grupo G, a classificada Juve, de 9 pontos, recebe o Dynamo de Kiev e torce para o Barcelona, de 12, tropeçar no Ferencvarós e, quem sabe, escorregar até a segunda posição. Torce. Mas, convenhamos, impossível.

A Lazio da Liga dos Campeões, 3 X 1 no Zenit, com Immobile

A Lazio da Liga dos Campeões, 3 X 1 no Zenit, com Immobile

@OfficialSSLazio

Das outras quatro equipes da Bota que também atuam no Continente e pisarão nos gramados neste domingo, o dia 29, não devem se abalar a Lazio e o Milan. A “Águia” da capital parece confortável no Grupo F da “Champions”, 8 pontos, atrás dos 9 do Borussia Dortmund mas boa folga sobre os 4 do Club Brugge. Com 8 pontos, o oitavo lugar no Italiano, recebe a Udinese, 7/16º, no aquecimento para a sua crucial visita à Alemanha, dia 2, quando desafiará a “Muralha Amarela” e tentará subir à ponta . O “Diavolo”, líder do “Nazionale” com 20 pontos, recebe a Fiorentina, 8/15º, no aguardo do Celtic, seu próximo inimigo na Liga Europa. Stefano Pioli, o treinador do Milan, já anunciou que o lesionado Ibrahimovic, 10 tentos em 6 porfias, voltará contra os escoceses.

O Milan da Liga Europa, 1 X 1 em Lille, sem Ibrahimovic

O Milan da Liga Europa, 1 X 1 em Lille, sem Ibrahimovic

@ACMilan

Com 7 pontos, ao lado do Sparta Praha, o Milan é o vice-líder do Grupo H, atrás do Lille, 8. Favoritíssimo contra o Celtic no dia 3, obviamente torcerá para que o Lille, em seus domínios, empaque na igualdade diante do Sparta na mesma data. E o Napoli e a Roma? Esses se digladiam no jogo mais significativo, domingo, na rodada do Italiano. O “Burro” da Terra da Pizza, 14 pontos e o sétimo lugar, realiza com a “Loba”, 17 e o quarto posto, o cotejo que marcará a transformação do estádio San Paolo em Diego Armando Maradona, rebatizado por decisão da prefeitura da cidade. Ambos vão bem na Liga Europa. A Roma, no Grupo A, no mínimo de posse da segunda vaga. No topo do Grupo F, 9 pontos, o Napoli depende da sua própria performance. Os adversários que faltam são exatamente o Alkmaar e o Real Sociedad, com 7.


Gostou? Clique num dos ícones para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, use máscara. E fique com o meu abração virtual! Obrigadíssimo!

Últimas