Silvio Lancellotti Nesta semana já se conhecerão 29 classificadas à Copa do Catar/2022

Nesta semana já se conhecerão 29 classificadas à Copa do Catar/2022

Rodadas decisivas em todas as seis confederações da FIFA. Ficarão pendentes três vagas, uma da Europa por causa do adiamento do jogo da Ucrânia, e mais as duas das repescagens intercontinentais.

Em Doha, no Catar, o relógio que marca o tempo até o início da Copa

Em Doha, no Catar, o relógio que marca o tempo até o início da Copa

Reprodução

Até o final deste mês se saberão os nomes de 29 das 32 seleções que, entre o dia 21 de Novembro e o dia 18 de Dezembro, participarão da Copa do Catar/2022. Neste momento, além da anfitriã, evidentemente assegurada pelas próprias características da competição, amealharam suas vagas, nas Eliminatórias da Ásia, o Irã e a Coreia do Sul. Na América do Sul, estavam garantidos, por antecipação, Brasil e Argentina. A UEFA, entidade que toca o Futebol na Europa, com treze vagas, já tinha colocado na disputa dez das suas 55 nações: a Alemanha, a Bélgica, a Croácia, a Dinamarca, a Espanha, a França, a antiga Holanda que em 2021 formalmente se rebatizou como a Neerlândia, a Inglaterra, a Sérvia e a Suíça.

A Taça Fifa, à espera do sorteio das chaves da Copa, em 1º de Abril

A Taça Fifa, à espera do sorteio das chaves da Copa, em 1º de Abril

FIFA

Nestes próximos dias, de 24 até 30 de Março, haverá as definições de mais outras duas seleções da Ásia, das cinco da África, de três da Concacaf (Caribe, América do Norte e América Central) duas da Conmebol (América do Sul) e duas da Europa. Deveriam ser três. Mas, conseqüência da agressão militarista da Rússia, desclassificada pela FIFA, a peleja entre a Ucrânia e a Escócia só ocorrerá em Junho. Tratarei especificamente da situação da UEFA em texto previsto para esta quarta-feira, 23. As duas últimas vagas também se determinarão em Junho, em dois mata-matas de repescagem, uma equipe da Conmebol contra uma da Ásia e uma equipe da Concacaf contra uma da Oceania. Mesmo sem a relação total das participantes, a FIFA planeja sortear as chaves da Copa em 1º de Abril.

A capa do Twitter da AFC/Ásia

A capa do Twitter da AFC/Ásia

@theafcdotcom

AFC/ÁSIA

Depois de pré-eliminatórias que descartaram seis de suas 46 afiliadas, a Confederação da Ásia subdividiu as outras 40 em sete grupos de cinco e, por causa da desistência da Coreia do Norte, mais um outro de somente quatro. Com os oito campeões e os quatro melhores segundos então se estruturaram duas novas chaves, cujos ganhadores e vices viajarão ao Catar. No Grupo A o Irã e a Coreia do Sul, já se asseguraram no Mundial. No B, batalham a Arábia Saudita, o Japão e a Austrália. Num jogo único programado para o dia 7 de Junho os terceiros colocados brigarão pela chance posterior de disputar uma vaga extra, no dia 13 ou no dia 14, também em um prélio único, contra o quinto da Conmebol. Curiosa ironia: a Austrália, habitualmente sem adversários na Oceania, escolheu disputar estas Eliminatórias da Ásia e talvez se torne, meramente, uma desafortunada candidata à tal contenda extra.

GRUPO A
Classificação
1. IRÃ – 22pg
2. COREIA DO SUL – 20
3. EMIRADOS ÁRABES – 9
4. LÍBANO – 6
5. IRAQUE – 4
6. SÍRIA – 2

Jogos do dia 24 de Março:
COREIA DO SUL X IRÃ
IRAQUE X EMIRADOS ÁRABES
LÍBANO X SÍRIA

Jogos do dia 29 de Março:
IRÃ X LÍBANO
EMIRADOS ÁRABES X COREIA DO SUL
SÍRIA X IRAQUE


GRUPO B
Classificação:
ARÁBIA SAUDITA – 19pg
JAPÃO – 18
AUSTRÁLIA – 15
OMÃ – 8
CHINA – 5
VIETNAM – 3

Jogos do dia 24 de Março:
AUSTRÁLIA X JAPÃO
CHINA X ÁRÁBIA SAUDITA
VIETNAM X OMÃ

Jogos do dia 16 de Março:
JAPÃO X VIETNAM
ÁRÁBIA SAUDITA X AUSTRÁLIA
OMÃ X CHINA

A capa do Twitter da CAF/África

A capa do Twitter da CAF/África

@CAF_online

CAF/ÁFRICA

Com 54 afiliadas, a CAF, a entidade que administra o Futebol na seu continente, em todo o universo mundial da FIFA só apresenta menos seleções do que a Europa, que tem 55. Por óbvias razões, como a tradição histórica das suas representantes, a Europa ostenta mais vagas no Mundial, 13 contra cinco da África. A CAF costuma variar os seus procedimentos de classificação. Desta vez, privilegiou os 26 melhores times do seu ranking e obrigou os restantes 28 a mata-matas, de ida e volta, nos quais sobreviveram 14. Esses 14 então se agregaram aos 26 preservados, ou 40, que um sorteio dividiu em dez chaves de quatro, combates de turno e returno, sempre de ida e volta em pontos corridos. Encerraram a fase de chaves como seus líderes: Argélia, Camarões, Egito, Gana, Mali, Marrocos, Nigéria, RD – a  República Democrática – do Congo, Senegal e a Tunísia. Um sorteio estabeleceu os cinco mata-matas, ainda de ida e volta, para a escolha dos elencos que estarão no Catar.

Jogos do dia 25 de Março:
EGITO X SENEGAL
CAMARÕES X ARGÉLIA
GANA X NIGÉRIA
RD CONGO X MARROCOS
MALI X TUNÍSIA

Jogos do dia 29 de Março:
SENEGAL X EGITO
ARGÉLIA X CAMARÕES
NIGÉRIA X GANA
MARROCOS X RD CONGO
TUNÍSIA X MALI

A capa do Twitter da Concacaf

A capa do Twitter da Concacaf

@Concacaf

CONCACAF

Hospedeira das Confederações da América do Norte, da América Central e do Caribe, com 35 afiliadas, numa etapa inicial a Concacaf preservou as cinco de melhor posição no ranking da FIFA: México (11), Estados Unidos (20), Jamaica (45), Costa Rica (50) e Honduras (67). Dividiu as 30 restantes em cinco grupos de cinco e, por causa da desistência de Santa Lúcia, um outro de quatro. Em cada chave as seleções se digladiaram, todas contra todas, por pontos, em turno único, dois dos prélios em casa e dois no campo do rival. Sobreviveram o Canadá, Curaçao, El Salvador, o Haiti, o Panamá e as ilhas Saint Kitts & Nevis. Um sorteio emparceirou essas seis equipes em três mata-matas de ida e retorno. No placar agregado, El Salvador devastou Sains Kitts por 6 X 0. O Canadá bateu o Haiti por 4 X 0 e o Panamá ganhou de Curaçao, 2 X 1. As três vencedoras e as cinco preservadas então compuseram um torneio de oito, que se desafiarão, até dia 30 de Março de 2020, em porfias de ida e volta. As três primeiras estarão na Copa. E a quarta, em 13 ou 14 de Junho, enfrentará a repescada da Oceania. Uma surpresa na região, o Canadá, inesperadamente disparou na liderança. Com uma vitória se qualificará pela primeira vez desde o México/1976.

Classificação:
CANADÁ – 25pg
ESTADOS UNIDOS – 21 (saldo 9)
MÉXICO – 21 (saldo 6)
PANAMÁ – 17
COSTA RICA – 16
EL SALVADOR – 9
JAMAICA – 7
HONDURAS – 3

Jogos do dia 24 de Março:
JAMAICA X EL SALVADOR
PANAMÁ X HONDURAS
MÉXICO X ESTADOS UNIDOS
COSTA RICA X CANADÁ

Jogos do dia 27 de Março:
CANADÁ X JAMAICA
EL SALVADOR X COSTA RICA
ESTADOS UNIDOS X PANAMÁ
HONDURAS X MÉXICO

Jogos do dia 30 de Março:
PANAMÁ X CANADÁ
JAMAICA X HONDURAS
MÉXICO X EL SALVADOR
COSTA RICA X ESTADOS UNIDOS

A capa do Twitter da Conmebol

A capa do Twitter da Conmebol

@Conmebol

CONMEBOL/AMÉRICA DO SUL

Programadas para se iniciarem em 26 de Março de 2020 mas comprometidas pela Covid-19, as suas eliminatórias apenas começaram em 8 de Outubro daquele ano. O jogo Brasil X Argentina, programado para 5 de Setembro mas interrompido aos 6’ quando fiscais da Anvisa notificaram o apitador Jesús Valenzuela (Ven) de que quatro platinos haviam burlado as regras de controle da pandemia. Como as duas seleções já se qualificaram, pela ausência de datas o prélio não será retomado. Embora tenha só dez equipes, a América do Sul, privilegiada, ostentará no Catar as suas quatro com mais pontos. A quinta ainda terá nova chance num playoff de jogo único, em 13 ou 14 de Junho, diante da repescada da Ásia. Brava recuperação do Uruguai, que somou seis pontos nas duas jornadas recentes, subiu à quarta posição e consolidará a sua vaga caso sobrepuje o Peru, em Montevidéu, no dia 24.


Classificação:
BRASIL – 39pg (um cotejo menos)
ARGENTINA – 35 (idem)
EQUADOR – 25
URUGUAI – 22
PERU – 21
CHILE – 19
COLOMBIA – 17
BOLÍVIA – 15
PARAGUAI – 13
VENEZUELA – 10

Jogos do dia 24 de Março:
URUGUAI X PERU
COLÔMBIA X BOLÍVIA
BRASIL X CHILE
PARAGUAI X EQUADOR
ARGENTINA X VENEZUELA

Jogos do dia 29 de Março:
PERU X PARAGUAI
VENEZUELA X COLÔMBIA
BOLÍVIA X BRASIL
CHILE X URUGUAI
EQUADOR X ARGENTINA

A capa do Twitter da OFC/Oceania

A capa do Twitter da OFC/Oceania

@ofcfootball

OFC/OCEANIA

Apenas oito federações se habilitaram. Uma delas, a de Vanuatu, desistiu de participar depois de efetuado o sorteio dos dois grupos que agora chegam ao desfecho. E o time das Ilhas Cook acabou eliminado pela ocorrência de uma súbita crise de Covid-19. Prosseguem os campeões e os vices, os quais se cruzam em jogo único no dia 27, no campo neutro de Doha, no Catar. Os vencedores então duelarão, na mesma cidade, outra vez em jogo único, no dia 30. Daí, o elenco sobrevivente pegará o quarto da Concacaf em 13 ou 14 de Junho.

GRUPO A
Classificação:
ILHAS SOLOMON – 3pg
TAHITI – 0
ILHAS COOK – 0/Eliminado/Covid-19
VANUATU – Desistiu

Jogo do dia 24 de Março:
ILHAS SOLOMON X TAHITI


GRUPO B
Classificação:
NOVA ZELÂNDIA – 6
PAPUA NOVA GUINÉ – 3 (saldo 0)
FIJI – 3pg (-3)
NOVA CALEDÔNIA – 0

Jogos do dia 24 de Março:
NOVA ZELÃNDIA X NOVA CALEDÔNIA
FIJI X PAPUA NOVA GUINÉ

Detalhe de um poster da Copa do Catar

Detalhe de um poster da Copa do Catar

Reprodução

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o meu abraço virtual! Obrigadíssimo!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas