Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Milan, o Campeão do Inverno no "Calcio" da temporada de 20/21

Com a sua vitória sobre o Cagliari, 2 X 0, ambos os tentos de Ibrahimovic, o time de Stefano Pioli leva um laurel que não vale uma pizza mas tem um impressionante significado estatístico

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

A capa obviamente festiva do Twitter do Milan
A capa obviamente festiva do Twitter do Milan A capa obviamente festiva do Twitter do Milan

Asseguram as pesquisas que a Juventus de Turim detém 35% do total dos fãs do Futebol da Velha Bota. Bastante atrás estariam a Internazionale, com 16%, e o Milan, com 14%. Ou, a “Senhora” com bem mais torcedores do que, juntos, a “Biscione”, a serpente mitológica, e o “Diavolo” da Lombardia. Como o Milan e a Inter são os principais candidatos ao “scudetto” desta temporada de 2020/2021, natural que, no dia 6 de Janeiro, quando superou o Milan por 3 X 1, como visitante, o tamanho virtual dos “tifosi” da “Senhora” aumentasse para 51%. Idem, natural que neste domingo, dia 17, fossem 49% os torcedores entristecidos pela sua derrota, de novo em Milão, mas desta vez precisamente para a Inter, 0 X 2.

A improvisada Arena Sardegna e, atrás, o Sant'Elia em demolição
A improvisada Arena Sardegna e, atrás, o Sant'Elia em demolição A improvisada Arena Sardegna e, atrás, o Sant'Elia em demolição

Nesta segunda-feira, dia 18, o “Diavolo” voou até a ilha da Sardenha para enfrentar o Cagliari em um estádio que não é um estádio. Explico. O clube que, no dialeto local, se chama “Càsteddu”, desde 1970, quando abiscoitou o seu único título peninsular, mandava as suas partidas no Sant’Elia, que se tornou obsoleto e entrou em demolição parcial. Numa parceria com a municipalidade, até que se complete a integral regeneração do Sant’Elia, o “Càsteddu” faz as suas pugnas na denominada Sardegna Arena, de estrutura metálica provisória e de capacidade para 16.416 pessoas. Na Copa de 90, na peleja Inglaterra 0 X 0 Holanda, com todas as normas de segurança da FIFA, inclusive espaço para voluntários e para 3.300 jornalistas super-bem-acomodados, o Sant’Elia hospedou 35.100.

O Sant'Elia na tarde de Inglaterra 0 X 0 Holanda, na Copa de 90
O Sant'Elia na tarde de Inglaterra 0 X 0 Holanda, na Copa de 90 O Sant'Elia na tarde de Inglaterra 0 X 0 Holanda, na Copa de 90

Em geral vazias arquibancadas e tribunas, conseqüência da pandemia Covid-19, se tornaram monumentos sempre tristes os palcos do “Calcio”. Pouco adiantam as idéias de marqueteiros de plantão que idealizam fingimentos, cores e figuras, imagens e sons, como sucedâneos imperfeitos dos “tifosi” de verdade. E não se pode sequer afirmar que um dia foram representativos aqueles do Cagliari, meros 2% do total da Bota. Mas, ainda que escassos, mereciam apreciar na Arena cambaleante um espetáculo tão crucial como o desta segunda. De um lado, o Milan de 40 pontos e a liderança da tabela. Do outro, o seu “Càsteddu”, só 14 e um degrauzinho da zona de queda à Série B. Mereciam apreciar a volta de Zlatan Ibrahimovic aos “rossoneri” e a tentativa de seus rapazes de seguirem na A.

Ibrahimovic, no aquecimento, em Cagliari
Ibrahimovic, no aquecimento, em Cagliari Ibrahimovic, no aquecimento, em Cagliari

Até que se lesionasse no duelo com o Napoli, um sucesso do Milan, 3 X 1 na Terra da Pizza na rodada 8 do torneio, o Ibra era o seu artilheiro destacado, 10 tentos em apenas 6 porfias. Sofreu, então, sua segunda contusão em quatro meses. E retornou, na Sardenha, a mil por hora. Logo aos 7’ cavou um penal. E converteu, geladamente, como cabe a um nórdico sueco, 1 X 0. Daí, estabelecida a vantagem, o Milan de Stefano Pioli refluiu e o time apenas aplicado de Eugenio DiFrancesco não soube criar a indispensável potência para invadir a bequeira comandada por Alessio Romagnoli, um esplêndido central de 26 anos.

Publicidade
Alessio Romagnoli, no aquecimento, em Cagliari
Alessio Romagnoli, no aquecimento, em Cagliari Alessio Romagnoli, no aquecimento, em Cagliari

Logo aos 52’, num lançamento precioso de Calabria, o Ibra duplicou o seu tesouro, impecavelmente. Na corrida, aparou a pelota que desabava e bateu de canhota, cruzado e rasteiro, no canto oposto de Cragno. O árbitro Rosario Abisso, a princípio, confiante no auxiliar Stefano Liberti, que vira impedimento na jogada, chegou a anular o gol. O VAR, todavia, garantiu ao Ibra o 12º tento na relação dos “cannonieri”, ao lado de Lukaku, da Inter, e de Ciro Immobile, da Lazio. Cristiano Ronaldo, da Juve, anotou 15. O Ibra, porém, meramente só atuou em oito cotejos. Performance de fato espetacular.

O Ibra, no momento do arremate do seu segundo gol
O Ibra, no momento do arremate do seu segundo gol O Ibra, no momento do arremate do seu segundo gol

Resumo: e ficou mesmo com o Milan de Pioli e de Ibra o título platônico, e simbólico, de “Campione d’Inverno”. No próximo sábado, dia 23, pela jornada 19, a derradeira do turno inicial do certame, o Milan hospedará a Atalanta de Bérgamo, 32 pontos, sexta colocação, na luta por uma vaga da “Champions”. Caso perca e a Inter, que viaja ao Fríuli para pegar a frágil Udinese, 16/15, vença e chegue à igualdade de 43 pontos, o “Diavolo” leva o galardão no confronto direto. Bateu a Inter, 2 X 1, na rodada número 4, em 17 de Outubro de 2020.

Publicidade
Ibrahimovic, agora com 12 gols em sete partidas
Ibrahimovic, agora com 12 gols em sete partidas Ibrahimovic, agora com 12 gols em sete partidas

Eis todos os combates da jornada 18:

Sexta-feira, 15 de Janeiro

Publicidade

LAZIO (31 pontos/7º lugar) 3 X 0 ROMA (34/4)

Sábado, 16 de Janeiro

BOLOGNA (20/12) 1 X 0 VERONA (27/9)

TORINO (13/18) 0 X 0 SPEZIA (18/13)

SAMPDORIA (23/10) 2 X 1 UDINESE (16/15)

Domingo, 17 de Janeiro

NAPOLI (34/3) 6 X 0 FIORENTINA (18/14)

CROTONE (12/20) 4 X 1 BENEVENTO (21/11)

SASSUOLO (30/8) 1 X 1 PARMA (13/19)

ATALANTA (32/6) 0 X 0 GENOA (15/16)

INTERNAZIONALE (40/2) X JUVENTUS (33/5)

Segunda-feira, 18 de Janeiro

CAGLIARI (14/17) X MILAN (43/1)

Gostou? Clique num dos ícones para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, use máscara. E fique com o meu abração virtual! Obrigadíssimo!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.