Hora de oitavas na Euro2020. Em 2021 a 16ª edição da competição.
Dezesseis seleções na perseguição do título que Portugal conquistou em 2016. Neste sábado, dia 26, os dois primeiros combates da série, Gales X Dinamarca e Itália X Áustria.
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Determinada a festejar condignamente os 60 anos da sua preciosa competição inter-seleções, a UEFA, a entidade que administra o Futebol no Velho Continente, projetou para 2020 uma Eurocopa absolutamente fora do habitual. À parte as eliminatórias de praxe, obviamente espalhadas, não mais a competição de fato em um único país-sede, no máximo em duas nações, como já sucedeu em três datas: 2000 na Bélgica e na então Holanda, hoje Neerlândia; em 2008 na Áustria e na Suíça; enfim, em 2012, na Polônia e na Ucrânia.
Esta seria a Eurocopa da Europa inteirinha.

A idéia de tal Copa surgiu em 1960, planejada como uma batalha quadrienal. E a então União Soviética arrebatou a sua primeira taça. Esta edição, a sua 16ª, carinhosamente apelidada de Euro2020, se inaugurou em 21 de Março de 2019, com todas as 55 afiliadas da UEFA. Na sua fase de eliminatórias, dividiu as 55 equipes em dez chaves, cinco de cinco e cinco de seis, e classificou vinte, as campeãs e as vices. Das outras 35, se descartaram as dezenove pior cotadas de acordo com um ranking elaborado a partir da Liga das Nações, outra ideia da UEFA. As poupadas travariam em mata-matas até sobreviverem quatro.

Enfim, 24 seleções, novamente ranqueadas e desta vez divididas, para a realização de um sorteio, em quatro potes de seis. Haveria seis grupos de quatro. Uma peculiaridade inédita da celebração dos sessenta anos: cada um dos seis grupos se alojaria em duas cidades diferentes, desde Glasgow, na Escócia, até Baku, no Azerbaidjão. A pandemia da Covid-19, todavia, atrasou o folguedo. A competição apenas ressuscitaria no dia 11 de Junho de 2021. Questão de justiça, a Euro pôde manter o 2020 como sobrenome. E enfim definidas, em cada um dos grupos, a sua campeã e a sua vice, para se completarem as dezesseis seleções das oitavas de final também se promoveram as quatro melhores terceiras colocadas.

Seus confrontos, previamente designados de acordo com as respectivas colocações nas chaves, transcorrerão de 27 a 30 de Junho e viajarão por Amsterdam, Londres (duas das partidas). Budapest, Sevilha, Copenhague, Bucarest e Glasgow. Em 3 e 4 de Julho, São Petersburgo, Munique, Baku e Roma hospedarão as quartas de final. As semis e a final se realizarão em Wembley, Londres, Inglaterra, nos dias 7, 8 e 12. No global desta Euro2020, acumuladas as eliminatórias e as chaves, já houve um total de 298 jogos e 920 gols, média de 3,09. E, apesar de todos os traumas e de toda a complicação que a Covid-19 perpetrou, exatos 5.874.313 torcedores, a média de 19.712, protegidos por meticulosos protocolos de segurança e por testes de negatividade, ainda desfrutaram o prazer dos estádios.

Dia 26 - GALES X DINAMARCA
Amsterdam, Neerlândia, Johan Cruijff
Público: 24.495 ingressos à venda
Árbitro: Daniel Siebert (Alemanha)


Dia 26 - ITÁLIA X ÁUSTRIA
Londres, Inglaterra, Wembley Stadium
Público: 21.750 ingressos à venda
Árbitro: Anthony Taylor (Inglaterra)


Dia 27 - NEERLÂNDIA X REPÚBLICA TCHECA
Budapest, Hungria, Puskàs Arena
Público: 60.493 ingressos à venda


Dia 27 - BÉLGICA X PORTUGAL
Sevilha, Espanha, Estadio La Cartuja
Público: 15.000 ingressos à venda


Dia 28 - CROÁCIA X ESPANHA
Copenhague, Dinamarca, Parken Stadium
Público: 16.000 ingressos à venda


Dia 28 - FRANÇA X SUÍÇA
Bucarest, Romênia, Arena Nationalà
Público: 13.908 ingressos à venda


Dia 29 - INGLATERRA X ALEMANHA
Londres, Inglaterra, Wembley Stadium
Público: 21.750 ingressos à venda


Dia 29 - SUÉCIA X UCRÂNIA
Glasgow, Escócia, Hampdem Park
Público: 14.000 ingressos à venda


QUARTAS DE FINAL
Dia 2 de Julho
São Petersburgo, Rússia, Krestovsky Stadium
FRANÇA/SUÍÇA X CROÁCIA/ESPANHA
Munique, Alemanha, Allianz Arena
BÉLGICA/PORTUGAL X ITÁLIA/ÁUSTRIA
Dia 3 de Julho
Baku, Azerbaidjão, Olimpiya Stadionu
NEERLÂNDIA/TCHECA X GALES/DINAMARCA
Roma, Itália, Stadio Olìmpico
SUÉCIA/UCRÂNIA X INGLATERRA/ALEMANHA
SEMIFINAIS
Dia 6 de Julho
Londres, Inglaterra, Wembley Stadium
BEL/POR/ITA/AUS X FRA/SUÍ/CRO/ESP
Dia 7 de Julho
Londres, Inglaterra, Wembley Stadium
NEE/TCH/GAL/DIN X SUÉ/UCR/ING/ALE
FINAL
Dia 11 de Julho
Londres, Inglaterra, Wembley Stadium

Artilheiros:
5 gols – Cristiano Ronaldo (Portugal)
3 gols – Romelu Lukaku (Bélgica), Gorginio Wynaldum (Neerlândia), Patrick Schick (República Tcheca), Emil Forsberg (Suécia) e Robert Lewandowski (Polônia)
Árbitro que mais apitou:
3 jogos – Antonio Mateu Lahoz (Espanha)
Caso deseje, clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o meu abraço virtual! Obrigadíssimo!