Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Covid-19 e gastos venceram. Paulista segue suspenso

Clubes decidiram. Não querem expor seus jogadores e nem gastar com partidas do Paulista em outros estados. Torneio seguirá suspenso esta semana

Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

Felipe Melo com máscara. Jogadores ganharam folga forçada. Mais uma semana sem Paulista
Felipe Melo com máscara. Jogadores ganharam folga forçada. Mais uma semana sem Paulista Felipe Melo com máscara. Jogadores ganharam folga forçada. Mais uma semana sem Paulista

São Paulo, Brasil

O presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, teve uma derrota histórica.

Ele se viu sozinho, hoje, na reunião com os presidentes dos clubes paulistas.

O dirigente, que havia garantido que o Campeonato Paulista continuaria, mesmo no auge da pandemia da covid-19, teve de se render.

Continua após a publicidade

O torneio segue parado enquanto durarem as restrições no estado.

A princípio, pode ser até o dia 30.

Continua após a publicidade

Mas há a possibilidade de a parada ser até maior.

Os dirigentes dos clubes paulistas não aceitaram jogar, de qualquer maneira, o Estadual. Levar as 16 equipes para o Mato Grosso do Sul ou para o Mato Grosso, como foi sugerido.

Continua após a publicidade

E, principalmente, bancar as viagens e hospedagem, para cerca de 30 pessoas por delegação. Seriam cerca de 480 pessoas cruzando o país. Fora as oito equipes de arbitragem e fiscais da FPF.

Um dirigente de clube grande, que conversou com o blog em off, deixou claro o que os presidentes das principais equipes pensam.

"Os clubes já estão massacrados financeiramente pela falta de público nos estádios. Não tinha condição bancar as viagens, hospedagem. O custo teria de ser todo bancado pela Federação Paulista de Futebol."

"Mas o problema muito maior é o medo da contaminação.

"Não há como o futebol brasileiro imitar a NBA, que fechou os atletas na Disney. Ou como a Uefa, que levou os clubes para Lisboa, disputar a Champions. Com toda a segurança nos Estados Unidos e Portugal."

"Vamos esperar o pico da pandemia acabar", falou esse dirigente.

Pressionada, a Federação Paulista de Futebol quer que só essas três rodadas sejam suspensas. Deseja o Estadual de volta na semana que vem. Para que não tumultue o calendário: o Brasileiro, a Copa do Brasil, a Libertadores, a Sul-Americana. E faça os clubes colocarem reservas no Paulista.

Reinaldo Carneiro Bastos lutou para manter os jogos do Paulista. Não conseguiu
Reinaldo Carneiro Bastos lutou para manter os jogos do Paulista. Não conseguiu Reinaldo Carneiro Bastos lutou para manter os jogos do Paulista. Não conseguiu

Este é o principal trecho da nota oficial que acaba de divulgar.

"A Federação Paulista de Futebol e os 16 clubes decidiram por unanimidade suspender a realização das rodadas do período de Fase Emergencial no Estado de São Paulo, especificamente das rodadas 5, 6 e 7 da competição, cujos jogos serão reagendados e publicados em momento oportuno;"

"Diante dessas suspensões, a FPF estudou a realidade de calendário dos clubes e apresentou aos participantes. Todos estão de acordo que serão necessários esforços para adequar o agendamento dos jogos."

"O Comitê Médico da FPF, composto por profissionais da federação e dos clubes, reitera a segurança do protocolo de saúde elaborado e aprovado por todos os órgãos competentes."

Há inconformismo na cúpula da FPF.

Venceu o bom senso.

Mas, pela CBF, o futebol continua liberado no país.

Como se não houvesse pandemia...

No meio da pandemia: Ronaldinho comemora 41 anos em festão

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.