Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Manifestação acaba em confronto com a polícia perto do Castelão

Cinco mil pessoas furaram bloqueio montado pela PM e foram paradas num 2º isolamento

Copa das Confederações 2013|com agência Estado

Carro é incendiado durante confronto no entorno do Castelão: manifestantes também queimaram pneus no meio de uma avenida
Carro é incendiado durante confronto no entorno do Castelão: manifestantes também queimaram pneus no meio de uma avenida YASUYOSHI CHIBA/AFP

Manifestantes entraram em confronto com a polícia de Fortaleza nesta quinta-feira (27), nos arredores do estádio Arena Castelão, antes do jogo Espanha x Itália pela semifinal da Copa das Confederações, em mais um incidente de violência que envolve o torneio preparatório para a Copa do Mundo de 2014. O conflito continuou enquanto as seleções já tinham iniciado a partida. O saldo do conflito: sete pessoas ficaram feridas e 85 pessoas foram detidas.

Como ocorreu em outro jogos do torneio, a Polícia Militar montou um cordão de isolamento para impedir que os manifestantes se aproximassem do estádio. O confronto aconteceu quando um grupo avançou em direção ao bloqueio, a cerca de 1 km do estádio, atirando pedras e outros objetos contra a polícia.

Policiais responderam disparando balas de borracha e usando bombas de efeito moral para tentar dispersar a multidão. Manifestantes incendiaram carros. Alguns jornalistas foram expulsos do local.

Craques brasileiros falam mal de manifestações e são massacrados


Zagueiro do Corinthians sonha com jogadores em manifestações

De acordo com a polícia, cerca de 5 mil manifestantes conseguiram furar um primeiro bloqueio montado pela polícia e foram parados num segundo isolamento feito pelos policiais.


Um carro de uma equipe de reportagem da emissora local TV Diário foi incendiado por manifestantes, segundo informou a TV no site na Internet. Manifestantes também queimaram pneus no meio de uma avenida de acesso ao estádio e apedrejaram um ônibus que estaria levando torcedores para o jogo.

Romário declara apoio a protestos e critica gastos com a Copa: "Roubo"


BNDES libera R$ 400 milhões para Corinthians terminar estádio

Torneios custarão R$ 172 a cada brasileiro

As manifestações nas ruas de várias cidades brasileira, que começaram como um movimento contra o aumento da tarifa de ônibus nas principais capitais do país, rapidamente encamparam temas como o combate à corrupção e repúdio aos gastos do governo com a realização da Copa do Mundo de 2014.

Ambulantes

Enquanto havia confronto em um dos acessos do estádio em Fortaleza, a chegada dos torcedores era bem mais tranquila no outro lado.

Os ambulantes não credenciados agiram livremente, vendendo cerveja, refrigerante e água pela metade do preço estipulado pela Fifa. A cerca de 200 metros do Castelão, a banda de forró Cacimba de Aluá tocava ao vivo e animava os torcedores que passavam por lá antes do jogo.

A cearense Rafaela Lima, que teve de andar mais de 1 quilômetro debaixo de um sol de 30ºC para chegar ao estádio, lamentou os bloqueios para automóveis.

— Paramos o carro longe e tem de vir andando nesse calor. É horrível e acho um absurdo fazer uma interdição dessas. De qualquer forma, a música ao vivo anima um pouco.

Os ambulantes não credenciados aproveitavam esse trajeto de grande parte da torcida para oferecer, além de bebidas, churrasquinho, salgados e outros tipos de pratos. Poucos ambulantes credenciados foram vistos na região. Uma vendedora afirmou:

— Eles preferem ir para a praia de Iracema, onde está a Fan Fest, porque está dando mais lucro lá.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.