Uma reviravolta no Calcio 2019/20, a Inter retira a Juventus da liderança
Em Turim, a "Vecchia Signora" do Futebol italiano empacou no Sassuolo por 2 X 2. Em Milão, todavia, a "Biscione" sobrepujou a SPAL de Ferrara por 2 X 1.
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Meros dez dias antes de se iniciarem as últimas rodadas das etapas de classificação, tanto da Champions como da Europa League, o Calcio atingiu felicíssimo, ao menos no departamento das competições continentais, a “giornata” de número 14 do seu campeonato nacional. Pela CL, já promovida às oitavas-de-final, na sua Turim a Juventus havia batido o Atlético de Madrid, 1 X 0. Visitantes, a Internazionale de Milão havia batido o Slavia Praga, 3 X 1, e o Napoli havia arrancado um empate formidável ao Liverpool, 1 X 1, e agora ambos dependem das suas próprias pernas para seguir adiante. Enfim, como mandante, a Atalanta de Bérgamo havia sobrepujado o Dinamo de Zagreb e mantido ainda acesas as suas probabilidades de qualificação.

Na Europa League, irmãzinha mais pobre da Champions, as duas representantes da Bota, ambas provenientes da capital, venceram os seus combates e sobreviveram com chances de futuro. Melhores as possibilidades da Roma, que superou o Basaksehir em Istambul, na Turquia, 3 X 0, e só necessita de um empate, no seu Olímpico, com o rabeira Wolfsberger, da Áustria, para alcançar as oitavas. Piores as da Lazio, que ganhou em casa, 1 X 0, do Cluj da Bélgica, mas precisa de um milagre para não se despedir. A equipe “biancoceleste”, porém, tem um bom consolo. De todas as seis equipes italianas em ação na Europa, é a única que, em sua pátria, parece forte para brigar com as favoritas ao “scudetto” de 2019/20: a Juve e a Inter.

Antes que se iniciasse a “giornata” deste final de semana a “Signora” de Turim liderava com 35 pontos positivos em 39 disponíveis. Logo atrás, a “Biscione” de Milão ostentava 34. A Lazio tinha 27. E o Napoli e a Roma, as únicas agremiações capazes de enfrentar a Juve durante o seu inusitado octocampeonato, se arrasatavam com 20 e 25, respectivamente. Todos os combates deste domingo se desenrolaram em horários diversos. Primeiro, impacto, a Juve padeceu bastante até empatar, em casa, por 2 X 2, com o mediano Sassuolo. Abriu o placar com Bonucci e aceitou uma reviravolta impensável, dois tentos estranhos, até igualar num penal, Cristiano Ronaldo.

Daí, a Inter e a Lazio responderam, imediatamente, com sucessos convenientes, 2 X 1 sobre a SPAL de Ferrara e 3 X 1 sobre a Udinese. O pobre Napoli? Desabou em plena Terra da Pizza, 1 X 2 para o Bologna. Um cenário que colocou a “Biscione” no alto solitário da classificação, ao menos até a próxima “giornata”. Por causa da derradeira leva de prélios da Champions e da Europa League, que se desenvolverão em 10 e 11 de Dezembro, a Inter pegará a Roma, em Milão, dia 6, sexta-feira. E a Juve precisará se resgatar num desafio complicadíssimo, sábado, dia 7, em Roma, diante da Lazio.
Não arrisco nenhum palpite.
Gostou? Clique em “Compartilhar”, ou em “Twittar”, ou deixe a sua opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço!



