Uma primeira análise do sorteio das oitavas da Champions de 2018/19
Nesta fase da grande competição, evidentemente, são bastante arriscadas as especulações. No entanto, os números já indicam alguns caminhos.
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti
Evidentemente, desta fase inicial de mata-matas até a sua grande decisão, em 1º de Junho, no espetacular Wanda Metropolitano de Madrid, na Espanha, não existem mais os super-favoritos na 64ª edição da Champions League da Europa, temporada de 2018/19. Imediatamente após o sorteio das oitavas-de-final da competição, realizado pela UEFA nesta segunda, 17 de Dezembro, na sua sede de Nyon, Suíça, ouso, porém, algumas rápidas especulações. Voltarei ao tema, no próximo texto, depois de colecionar mais repercussões.
Eis como ficaram as oitavas:
Dias 12/2 e 6/3:
MANCHESTER UNITED X PSG
Apesar da péssima performance dos “Reds Devils” na Premier League, o eterno petulante José Mourinho já declarou que ignora as chances eventuais dos “Rouges-et-Bleus” orientados por Thomas Tuchel. Será?
ROMA X PORTO
Uma reprise dos playoffs da última temporada, quando o “Dragão” engoliu a “Loba” no placar agregado, por 4 X 1. Bastante viável uma nova vitória.
Dias 13/2 e 5/3:
AJAX X REAL MADRID
Os “Merengues”, 9 triunfos e 2 derrotas na gestão atual de Santiago Solari, acumularam seis triunfos nos seus seis últimos duelos com os “Filhos dos Deuses”. Anotaram 20 tentos contra apenas 2. Mais: o fato de o jogo de retorno acontecer no seu Bernabéu lhes promete um total favoritismo.
TOTTENHAM X BORUSSIA DORTMUND
Na fase de grupos de 2017/18, os “Spurs” sobrepujaram a “Muralha Amarela” em casa, 3 X 1, e em viagem, 2 X 1. Agora, um confronto imprevisível.
Dias 19/2 e 13/3:
LIVERPOOL X BAYERN
A ressurreição de um clássico formidável dos anos 70 e 80 do Século XX. Juergen Klopp, hoje o treinador dos “Reds” da Terra dos Beatles, desafiou os “Bávaros” mais do que qualquer outro time na sua carreira. E não foi, digamos, feliz: em 29 combates, ganhou só 9, se igualou em 4 e fracassou em 16.
OLYMPIQUE LYONNAIS X BARCELONA
Sem dúvida, o emparceiramento mais desequilibrado dos oito das oitavas. Os “Leões” se classificaram somente na última rodada, e no sufoco, graças a um empate de 1 X 1, na Ucrânia, contra o Shakhtar Donetsk. O “Blaugrana” já fora qualificado, e sossegadamente, com duas jornada de antecipação. E o Barça está invicto faz 6 porfias diante do Lyon, 4 triunfos e 2 empates.
Dias 20/2 e 12/3:
ATLÉTICO DE MADRID X JUVENTUS
O ex-craque Pavel Nedved, hoje cartola, e Massimiliano Allegri, o treinador da “Senhora”, manifestaram bastante precaução. Para ambos, não poderia haver adversários mais difíceis dos que os “Colchoneros”. De fato, diante de clubes italianos, o elenco de Diego Simeone carrega uma invencibilidade de 9 pugnas, 7 triunfos e 2 empates. Certamente, o melhor dos oito duelos.
SCHALKE X MANCHESTER CITY
No papel, pelos seus desempenhos recentes, equilibrados os “Mineiros” e os “Citizens”. Inclusive porque os seus orientadores, o ítalo-germânico Domenico Tedesco e o espanhol Pep Guardiola, nunca antes se desafiaram,
Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Tweetar”, ou deixe a sua opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço!
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.