Silvio Lancellotti Um resumo da Liga dos Campeões da UEFA, números e curiosidades

Um resumo da Liga dos Campeões da UEFA, números e curiosidades

Os episódios mais marcantes da competição nesta temporada tão complexa de 2020/21, alguns recordes insólitos, várias situações inusitadas, e os cotejos que determinaram as suas oitavas de final

Cartazete da "Champions" de 2020/21

Cartazete da "Champions" de 2020/21

UEFA

Agora na sua 66ª edição, a 29ª desde que, na temporada de 1992/93, abandonou o batismo original de Copa dos Campeões e virou Liga dos Campeões, ou “Champions League”, a atual competição principiou em 8 de Agosto, com 79 agremiações de 54 das suas 55 afiliadas. Uma exceção: Liechtenstein, cujas equipes, quase amadoras, curiosamente são alojadas nos campeonatos da Suíça. Em compensação, as Ilhas Far Oer e Gibraltar, que dependem da Dinamarca e da Inglaterra, têm direito às suas próprias federações.

A festa do Bayern, campeão de 2019/20

A festa do Bayern, campeão de 2019/20

@FCBayern

O Bayern da Alemanha levantou a taça em 2019/20. Até aqui, houve 51 mata-matas de eliminatória, nos quais se registraram 142 tentos, com a média de 2,78, e mais uma fase de grupos, com 96 jogos e 289 gols, a média de 3,01. No geral, respectivamente, 147 e 431, a média de 2,93. A seguir, você pode conferir os cotejos das oitavas de final, que se desenrolarão, em duelos de ida e volta, entre 16 de Fevereiro e 17 de Março de 2021, e ainda uma coletânea de curiosidades variadas, numéricas, sobre a disputa.


BARCELONA (Espanha) X PSG (França)
RB LEIPZIG (Alemanha) X LIVERPOOL (Inglaterra)
PORTO (Portugal) X JUVENTUS (Itália)
SEVILLA (Esp) X BORUSSIA DORTMUND (Ale)
ATLÉTICO DE MADRID (Esp) X CHELSEA (Ing)
LAZIO (Ita) X BAYERN (Ale)
ATALANTA (Ita) X REAL MADRID (Esp)
BORUSSIA M’GLADBACH (Ale) X MAN. CITY (Ing)

5
O resultado de 5 X 0 do visitante Liverpool sobre a Atalanta, na fase de grupos, foi o mais dilatado da história dos confrontos entre agremiações da Inglaterra e da Itália, no campo do inimigo, nas duas grandes competições do Velho Continente.

6
Com o seu triunfo de 6 X 0 sobre o Shakhtar Donetsk, na fase de grupos, o Borussia Moenchengladbach reprisou um resultado que não obtinha desde Setembro de 1970, um placar idêntico diante do Larnaca de Chipre.

Ronald Koeman

Ronald Koeman

@FCBarcelona

8
Ao assumir o Barcelona, o ex-líbero neerlandês Ronald Koeman se tornou o quinto treinador a dirigir ao menos seis times na “Champions League”. Claudio Ranieri, José Mourinho e Rafael Benitez pararam nos seis. No entanto, Carlo Ancelotti continua absoluto com oito agremiações.

11
Ao participar da surpresa do Istanbul Basaksehir, 2 X 1 sobre o Manchester United, na fase de grupos, o zagueiro eslovaco Martin Skrtel se livrou de um incômodo brutal, os 11 anos e 49 dias que não conhecia um triunfo na LC. O recorde negativo, todavia, permanece com o volante neerlandês Denny Landzat, que atuou por meia-dúzia de equipes diferentes e, incrivelmente, padeceu sem vencer uma só porfia, de 1996 a 2010, por 14 anos e 227 dias.

13
Antes de perder da Juventus, impactantemente, 0 X 3, no seu Camp Nou, e cair para a segunda colocação na sua chave, o Barcelona saboreava uma série de 13 primeiros lugares na fase de grupos da “Champions League”.

15
Ironia. Com 15 sucessos consecutivos, desde a CL que conquistou em 2019/20, o Bayern enfrentou o Atlético de Madrid em busca da sua vitória de número 16. Detalhe: o Atlético mantinha o recorde da Liga Europa, também 15 sucessos consecutivos. O desafio terminou num empate. O Bayern, de todo modo, ainda completaria, nesta edição da “Champions”, uma invencibilidade de 17 prélios.

Erling Haaland

Erling Haaland

@BVB

16
Karim Benzema and Lionel Messi se igualaram a Ryan Giggs como os únicos atletas a registrarem tentos em 16 temporadas diferentes da LC. Benzema e Messi, contudo, realizaram os seus em edições seguidas. O norueguês Erling Braut Haaland, por sua vez, estabeleceu a marca de 16 gols cravados em suas primeiras 12 aparições na CL. A anterior, em 12 pugnas, era do brasileiro Adriano (alguém se lembra dele?), com 11 tentos.

17
O Barcelona se tornou o primeiro time na história da LC a ostentar dois jogadores com o máximo de 17 anos em uma mesma contenda, e ambos a anotarem tentos, Ansu Fati e Pedri estiveram juntos diante do Ferencváros da Hungria, 5 X 1.

26
Aos 16 anos e 18 dias, Youssoufa Moukoko, do Borussia Dortmund, se tornou o jogador mais jovem a participar da LC. Quebrou um recorde datado de 2004, ou 26 anos. do zagueiro Céléstine Babayaro, então no Anderlecht da Bélgica, 16 anos e 87 dias.

27
Proveniente do banco de reservas, no triunfo de 5 X 0 do Manchester United sobre o RB Leipzig, Marcus Rashford registrou três tentos em apenas 27’, feito inédito na LC. A proeza, porém, não evitou que, na terceira posição na sua chave, o United fosse repescado à LE.

59
O empate de 0 X 0 do Manchester City com o Porto, em Portugal, significou que, pela primeira vez, em 59 jogos, um time de Pep Guardiola empacasse no placar nulo.

Mircea Lucescu

Mircea Lucescu

@DynamoKyiv

75
Ao dirigir o Dynamo no seu duelo contra a  Juventus, 0 X 2, em Kiev, o romeno Mircea Lucescu se tornou o mais idoso treinador da história da LC, 75 anos e 83 dias

94
No jogo em que o Sevilla bateu o Krasnodar por 2 X 1, Ivan Rakitic marcou o gol mais rápido da história do seu clube numa LC, 3’ 52”. Munir, por sua vez, aos 94’ 52”, marcou o mais tardio.  Sim, ambos os tentos ocorreram na mesma pugna.

Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo

@JuventusFC

750
Em 2 de Dezembro, diante do Dinamo Kiev, triunfo da Juventus por 3 X 0, Cristiano Ronaldo cravou o seu gol de número 750. O CR7 não anotava contra o clube da Ucrânia desde 7 de Novembro de 2007. Ou, 13 anos e 25 dias. Incrível. Nenhum outro artilheiro na história da LC demorou tanto para repetir um gol diante de qualquer equipe.


Gostou? Clique num dos ícones para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, use máscara. E fique com o meu abração virtual! Obrigadíssimo!

Últimas