Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Silvio Lancellotti - Blogs

Triste momento, o Napoli não aparece e a Juventus ganha por WO

Ganha? Bem, com certeza haverá uma longa e confusa batalha na Justiça. Prejudicado pela Covid, o Napoli se defenderá. Difícil que se safe do 0 X 3.

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Na legendinha da imagem: "À espera da chegada do time visitante"
Na legendinha da imagem: "À espera da chegada do time visitante"

Obviamente, foi um espetáculo triste, patético, mesmo. Às 20h45 na Velha Bota, 15h45 no Brasil, o árbitro Daniele Doveri se aprestou para apitar o início de um duelo que não ocorreria, neste domingo, dia 4 de Outubro, Juventus contra Napoli, terceira rodada do Campeonato Italiano de 2020/21. Impiedosa, a pandemia Covid-19, já ressurgente na Itália, impediu. Dois dos titulares do Napoli, o polonês Piotr Zielinski e o macedônio Eljif Elmas, não superaram os exames médicos de “pre-partita”, e foram isolados em suas residências na Terra da Pizza. Doveri esperou os 30’ regulamentares e decretou o WO, ou “Walk Over”, o não comparecimento do Nápoli. Consequência do tenebroso infortúnio, além da preocupação com a saúde dos atletas, infelizmente uma confusão danada que deverá macular a continuidade do certame.

Daniele Doveri, agora, um asterísco em seu currículo
Daniele Doveri, agora, um asterísco em seu currículo

Até o começo da manhã, na Bota, se acreditava que a delegação do Napoli, mesmo desfalcadíssima, viajaria a Turim – o vôo direto não demora mais do que a duração de um jogo de Futebol. Mas, Aurelio De Laurentiis, o seu presidente, optou por não se deslocar. Argumentou que a sua decisão se baseava na legislação, na entidade sanitária da sua região da Campania que exigiria uma compulsória quarentena. A Lega Calcio no entanto contra-argumentou através do chamado “Protocolo de Conduta”, um acordo que o próprio Ministério da Saúde da Itália oficializou em 18 de Junho.

Aurelio De Laurentiis X Andrea Agnelli
Aurelio De Laurentiis X Andrea Agnelli

Por tal documento, mesmo em caso de exames positivos, desde que disponham de um mínimo de 13 atletas, dentre os quais um arqueiro, os clubes são obrigados a aparecer no estádio determinado pela tabela. De Laurentiis exibiu um email da autoridade sanitária como prova eventual da inocência do Napoli. E a Lega sumariamente rejeitou o email como prova, pois em nenhum momento seu texto indicava a impossibilidade de se cumprir aquele mínimo. À Juventus, segundo nota assinada por Andrea Agnelli, o seu presidente, não havia opção além de ir até o Allianz e, mesmo entristecida, se paramentar e subir ao gramado. Nada confortável ganhar por WO.

Na capa do Twitter da Lega Calcio, a confirmação da partida
Na capa do Twitter da Lega Calcio, a confirmação da partida

A FIGC, a Federazione Italiana Giuoco Calcio, esboçou uma defesa do Napoli: “Poderemos considerar a partida como adiada”, observou o conselheiro Pietro Lo Monaco. Só que Lo Monaco é um único conselheiro, não responde por toda a entidade. E a Lega retrucou. Um dos seus dirigentes, que representa a maioria dos clubes e me pediu anonimato. rememorou, por telefone, que em quatro pelejas houve condições parecidas, atletas infectados e isolados, os seus times autorizados a jogar: “Torino contra Atalanta, o Milan em Crotone, o Genoa diante do Napoli e até, hoje mesmo, a Atalanta que recebeu o Cagliari em Bérgamo”. Não preciso enfatizar que irá longe a briga na Justiça.


Cristiano Ronaldo e Kulusevski, a caminho dos vestiários
Cristiano Ronaldo e Kulusevski, a caminho dos vestiários

Claro, também, que o episódio deverá agregar mais um condimento amargo numa relação de rivalidade que se originou na História da Itália, e longe do Futebol. Ou, o Norte contra o Sul, a opulência contra a precariedade. Numa parábola, numa síntese ao mesmo tempo filosófica e dramática, o torcedor do Napoli vive a imperiosidade de confirmar todo o seu amor por Nápoles enquanto que o torcedor da Juventus não sente a menor necessidade de demonstrar que gosta de Turim. Quando o Napoli nasceu, em 1926, a Itália vivia o apogeu do Fascismo do histriônico Benito Mussolini (1983-1945) que terminaria enforcado por gente do próprio povo e pendurado pelas pernas num posto de gasolina. Datada de 1897, a Juventus acabara de bordar o seu segundo “scudetto” e já era uma associação bastante rica.

O fim do Fascismo, num posto de gasolina
O fim do Fascismo, num posto de gasolina

O Napoli, proveniente de uma região basicamente ligada à agricultura e à pesca, apenas disputou o certame logo a seguir, de 1926/27, por mera imposição do “Duce”, que pretendia, no papel, oferecer oportunidades equivalentes de disputa desportiva ao Sul desprivilegiado da Bota. E a Juventus, orgulhosamente, era propriedade da “Famìglia Agnelli”, da Fiat, da fervilhante indústria automobilística da nação. Ironicamente, a Juventus acabaria com o tempo a se transformar na agremiação mais popular do “Calcio” – 35% de todos os torcedores peninsulares, inclusive os de Nápoles. São torcedores espalhados por toda a Itália, enquanto os do “Burro” se concentram na sua região. A Juve se tornou a segunda no coração dos “tifosi” alheios. A mais amada da Bota, porém, também virou a mais odiada.


Os prélios da jornada:

Fiorentina 1 X 2 Sampdoria


Sassuolo 4 X 1 Crotone

Udinese 0 X 1 Roma

Atalanta 5 X 2 Cagliari

Benevento 1 X 0 Roma

Lazio 1 X 1 Inter

Parma 1 X 0 Verona

Milan 3 X 0 Spezia

Juventus WO X 0 Napoli

Genoa X Torino, adiado desde o dia 1º de Outubro, quando se constataram contaminados no elenco do “Grifone” da Ligúria, número que já atingiu 22.

Zuza Homem de Mello
Zuza Homem de Mello

PS: Tristéza pela partida do velho amigo Zuza Homem de Mello (1933-2020). Aprendi muito, mas muito, muitíssimo com ele, o que sei de MPB.

Gostou? Clique num dos ícones para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, use máscara. E fique com o meu abração virtual! Obrigadíssimo!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.