Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Talvez e mais talvez na definição dos seis grupos da Eurocopa/2020

Ainda falta saber quais serão as quatro seleções sobreviventes á repescagem. Dependerão dessa decisão muito mandos de jogo na fase de chaves.

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

A taça da Eurocopa, conduzida por mãos enluvadas
A taça da Eurocopa, conduzida por mãos enluvadas A taça da Eurocopa, conduzida por mãos enluvadas

Por mais dirigido que seja, qualquer sorteio de qualquer grupo de disputantes de qualquer certame em qualquer esporte produz os seus impactos óbvios. Pior. No caso do bingo que a UEFA realizou, neste dia 30 de Novembro, no modernoso Romexpo de Bucareste, na Romênia, para determinar as seis chaves da Eurocopa/2020 de seleções, havia tantas pré-condições, tantas novidades, que os aparentes desequilíbrios se tornaram ostensivos.

As seis chaves, com o talvez da repescagem em quatro delas
As seis chaves, com o talvez da repescagem em quatro delas As seis chaves, com o talvez da repescagem em quatro delas

Claro, o sorteio se fundamentou no ranking da entidade, na classificação das eliminatórias que extraíram vinte equipes dentre as 55 afiliadas da UEFA. De todo modo, ineditamente, agora nesta sua edição de número 16, a competição continental principiará com as suas disputas espalhadas através de doze sedes diferentes e as seleções eventualmente qualificadas precisarão atuar nas suas cidades respectivas. Além disso, também uma novidade, como as eliminatórias só promoveram 20 das 24 seleções que estarão na Eurocopa, as restantes sairão de uma repescagem baseada na Nations League.

Tal repescagem ainda ocorrerá de 26 a 31 de Março.

Ou, o bingo só definiu o mero talvez. Eis as chaves da repescagem:

Publicidade

A – Bulgária, Hungria, Islândia, Romênia

B – Bósnia, Eslováquia, Irlanda do Norte, Rep. Irlanda

Publicidade

C – Escócia, Israel, Noruega, Sérvia

D – Belarus, Geórgia, Kosovo, Macedônia do Norte. 

Publicidade

A UEFA idealizou a Nations League para mobilizar, nas “Datas Fifa”, em partidas oficiais, não aquelas de caça-níqueis, as suas afiliadas, as suas torcidas e, obviamente, todos os seus influentes patrocinadores. Terminada em 9 de Junho, com a conquista de Portugal, além de prêmios volumosos, correspondentes a R$ 320 milhões, a NL, programada para se desenvolver a cada dois anos antes da Eurocopa, proporciona uma acumulação de mais pontos no ranking do Velho Continente e permite às seleções menos cotadas diversas chances extras de classificação. Desse cenário, positivo mas complexo, surgiram seis chaves. Um detalhe crucial: seguirão adiante as duas melhores de cada grupo e mais as quatro melhores dentre as terceiras.

GRUPO A

Roma/Itália e Baku/Azerbaidjão

Gales, Itália, Suíça e Turquia

O regulamento impõe que um país/sede atue ao menos duas vezes em seus domínios. Como o Azerbaidjão não passou das eliminatórias, caberá à “Squadra Azzurra” realizar todos os seus prélios em casa, circunstância que a transforma em uma das favoritas sossegadas à promoção nas oitavas.

GRUPO B

São Petersburgo/Rússia e Copenhague/Dinamarca

Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Rússia

Ironia: por causa dos chamados fatores campo & torcida, a Bélgica, que obteve 100% de aproveitamento nas suas eliminatórias, subitamente se transforma em contendora apenas perigosa nesta turma. Pegará Dinamarca e Rússia em viagem. Mandante, meramente hospedará a zebra Finlândia.

GRUPO C

Amsterdam/Holanda e Bucareste/Romênia

Áustria, Holanda, Ucrânia e Repescagem A ou D

O primeiro talvez. Caso a Romênia se qualifique na sua repescagem, jogará duas vezes em casa e se tornará uma das favoritas, ao lado da Holanda. Que, por sua vez, na repescagem, torce contra a Romênia. Afortunada, mesmo com a Romênia a Holanda disputará todas as suas pelejas em Amsterdam.

GRUPO D

Glasgow/Escócia e Londres/Inglaterra

Croácia, Inglaterra, República Tcheca e Repescagem C

O segundo talvez. Caso a Escócia seja a campeã da sua repescagem, subitamente se transformará numa ótima candidata a uma das vagas neste grupo. E a Inglaterra, evidentemente, torce contra a sua rival britânica.

GRUPO E

Bilbao/Espanha e Dublin/Irlanda

Espanha, Polônia, Suécia e Repescagem B

Disparadamente favorita a Espanha, três duelos no calor dos bascos . A Polônia e a Suécia rezam para que a Irlanda não passe na repescagem.

GRUPO F

Budapeste/Hungria e Munique/Alemanha

Alemanha, França, Portugal e Repescagem A ou D

Outra ironia monumental, outro talvez insano. Só no seu último cotejo a Alemanha se classificou. E, de repente, no caso de a Hungria não sobreviver à repescagem, fará os seus três combates em Munique. Aliás, caso a Hungria chegue até este grupo, tornará mais absurda a briga pela terceira posição.

A fachada do estádio de Wembley, em Londres
A fachada do estádio de Wembley, em Londres A fachada do estádio de Wembley, em Londres

Definidas, dentre as 24 seleções, as 16 remanescentes batalharão, de 27 e 30 de Junho, nos emparceiramentos de oitavas-de-final que viajarão por Londres, Dublin, Glasgow, Amsterdam, Copenhague, Bilbao, Budapeste e Bucareste. As quartas-de-final acontecerão, de 3 até 4 de Julho, em Roma, Munique, São Petersburgo e Baku. Daí, nos dias 7, 8 e 12, haverá as semis e, então, a briga pelo título, no templo sagrado de Wembley, Londres, Inglaterra.

Gostou? Clique em “Compartilhar”, ou em “Twittar”, ou deixe a sua opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.