Segue o Futebol na Europa, vem aí a terceira edição da Nations League
Competição paralela à Eurocopa de seleções, sua fase de grupos já começa em 1º de Junho. Também acontecem a etapa derradeira das eliminatórias ao Catar e a "Finalíssima" com Itália X Argentina.
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti
Impressiona constatar de que maneira voraz, até mesmo absurda, as razões comerciais já sobrepujam os preceitos técnicos do Esporte Bretão. Na Europa, mal se acabou a temporada dos seus campeonatos nacionais, ao invés de os atletas mergulharem no relaxamento dos dois meses e tanto das férias de Verão, conforme ocorria até a década de 90, neste início de Junho, além da complementação das Eliminatórias da Copa do Catar, ainda ocorrerá o começo da etapa de chaves da Nations League do Velho Continente.
A Nations League, outra vez? Sim, e na terceira edição. Em Setembro de 2018, logo depois de se acabar a Copa Rússia, a UEFA, a entidade que administra o Futebol no Velho Mundo, anunciou uma nova competição capaz de lhe propiciar um desfrute praticamente exclusivo das chamadas “Datas FIFA”, costumeiramente reservadas às qualificatórias regionais e às excursões de caça-centavos. Valeu a sua estratégia. De formatação paralela à da clássica Eurocopa, depressa a disputa atraiu mais patrocinadores e principalmente conseguiu motivar inúmeras das seleções menos cotadas dentre as 55 federações afiliadas à UEFA.
Separadas em quatro níveis, segundo um ranking prévio, na NL as seleções primeiro disputam um torneio normal de pontos corridos, em turno e returno. Na Divisão A, em quatro chaves, as 16 melhores. Daí, na Divisão B e na C, as subsequentes 16 e 16. Então, na D, as sete derradeiras, num grupo de quatro e outro de três. Projeto que estabelece um regime democrático de acessos e de rebaixamentos, com desdobramentos empolgantes.
Portugal abiscoitou a primeira edição da NL. E a França ficou com a taça da segunda. Na qual, da Divisão A para a B, caíram quatro seleções: a Bósnia-Herzegovina, a Islândia, a Suécia e a Ucrânia. Também quatro da B para a C: a Irlanda do Norte, a Eslováquia, a Turquia e a Bulgária. E duas da C para a D: a Estônia e a Moldávia. Ascenderam da B para a A: a Áustria, a Hungria, a República Tcheca e o País de Gales. Da C para a B: a Albânia, a Armênia, a Eslovênia e Montenegro. E enfim, da D para a C: as Ilhas Far Oer e o Rochedo de Gibraltar, cujos elencos, ineditamente, se testarão e se divertirão num patamar de cima.
Bastaria essa condição para atestar a adequação da NL: o intercâmbio ultra-saudável que permite aos supostamente mais fracos a possibilidade do crescimento. Também existe, no entanto, outra peculiaridade. A sua edição dois ofereceu a duas equipes, já despedidas nas Eliminatórias da Copa do Catar, a sobrevida numa repescagem: casos da República Tcheca e da Áustria que, no fim das contas, não passaram por mata-matas diante da Suécia e de Gales. Agora, neste dia 1º de Junho, principia a fase de chaves da terceira NL, cujas partidas se estenderão até 27 de Setembro. Eis as pugnas da primeira rodada, da Divisão A à D.
DIVISÃO A
Dia 1º de Junho, quarta-feira:
Grupo 4
Bélgica, Neerlândia (ex-Holanda), Polônia, Gales
POLÔNIA X GALES
Dia 2 de Junho, quinta-feira:
Grupo 2
Espanha, Portugal, Suíça, República Tcheca
REPÚBLICA TCHECA X SUÍÇA
ESPANHA X PORTUGAL
Dia 3 de Junho, sexta-feira:
Grupo 1
França, Dinamarca, Croácia, Áustria
CROÁCIA X ÁUSTRIA
FRANÇA X DINAMARCA
Grupo 4
Bélgica, Neerlândia, Polônia, Gales
BÉLGICA X NEERLÂNDIA
Dia 4 de Junho, sábado:
Grupo 3
Itália, Alemanha, Inglaterra, Hungria
HUNGRIA X INGLATERRA
ITÁLIA X ALEMANHA
DIVISÃO B
Dia 2 de Junho, quinta-feira:
Grupo 2
Islândia, Rússia, Israel, Albânia
ISRAEL X ISLÂNDIA
ALBÂNIA WO X 0 RÚSSIA
(A UEFA, como já fizera a FIFA, suspendeu a Rússia de todos os seus certames)
Grupo 4
Suécia, Noruega, Sérvia, Eslovênia
SÉRVIA X NORUEGA
ESLOVÊNIA X SUÉCIA
Dia 4 de Junho, sábado:
Grupo 1
Ucrânia, Escócia, República da Irlanda, Armênia
ARMÊNIA X REPÚBLICA DA IRLANDA
(Escócia e Ucrânia batalham, no dia 1º, pelo direito de enfrentar Gales, no dia 5, pela última vaga da Europa no Qatar. O seu desafio na NL ficou para 21 de Setembro)
Grupo 3
Bósnia e Herzegovina, Finlândia, Romênia, Montenegro
FINLÂNDIA X BÓSNIA E HERZEGOVINA
MONTENEGRO X ROMÊNIA
DIVISÃO C
Dia 2 de Junho, quinta-feira:
Grupo 2
Irlanda do Norte, Grécia, Kosovo, Chipre
(Em playoffs, Chipre rebaixou a Estônia)
CHIPRE X KOSOVO
IRLANDA DO NORTE X GRÉCIA
Grupo 4
Bulgária, Macedônia do Norte, Geórgia, Gibraltar
GEÓRGIA X GIBRALTAR
BULGÁRIA X MACEDÔNIA DO NORTE
Dia 3 de Junho, sexta-feira:
Grupo 3
Eslováquia, Belarus, Azerbaidjão, Cazaquistão
(Em playoffs, o Cazaquistão rebaixou a Moldávia)
CAZAQUISTÃO X AZERBAIDJÃO
BELARUS X ESLOVÁQUIA
Dia 4 de Junho, sábado:
Grupo 1
Turquia, Luxemburgo, Lituânia, Ilhas Far Oer
LITUÂNIA X LUXEMBURGO
TURQUIA X ILHAS FAR OER
DIVISÃO D
Dia 2 de Junho, quinta-feira:
Grupo 2
Malta, Estônia, San Marino
(Estônia rebaixada por Chipre)
ESTÔNIA X SAN MARINO
Dia 3 de Junho, sexta-feira:
Grupo 1
Liechtenstein, Moldávia, Andorra, Letônia
(Moldávia rebaixada pelo Cazaquistão)
LETÔNIA X ANDORRA
LIECHTENSTEIN X MOLDÁVIA
Os vencedores das quatro chaves da Divisão A lutarão pelo título, em mata-matas, numa sede única ainda não determinada, de 14 a 18 de Junho de 2023. Nas outras séries, da B à D, os campeões das chaves se promoverão à Divisão de cima. Claro, desabarão às turmas imediatamente inferiores, da A à B e da B à C, os últimos classificados de cada grupo. No caso da C para a D, os rabeiras ainda enfrentarão playosffs suplementares, dos quais dois se safarão. A entidade ainda não decidiu de que modo esta NL servirá como classificação para a próxima Eurocopa, de eliminatórias entre Março e Novembro de 2023, e de etapa final toda na Alemanha, com 24 seleções, entre 14 de Junho e 14 de Julho de 2024.
Nesta semana também se disputará a “Finalíssima”, em jogo único, entre a Itália, a campeã da recente Eurocopa, e a Argentina, a ganhadora da recente Copa América. Tal cotejo está programado para o dia 1º de Junho, em Londres, no templo sagrado de Wembley. E para o mesmo dia 1º de Junho está previsto o duelo entre a Escócia e a Ucrânia, no Hampden Park de Glasgow, pelos playoffs das Eliminatórias da Europa ao Catar. Daí, no dia 5, em Cardiff, a vencedora se digladiará com a equipe de Gales pela vaga derradeira da UEFA ao Mundial.
Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o abraço virtual do Sílvio Lancellotti! Obrigadíssimo!
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.