A bandeira da Nations League
ReproduçãoImpressiona constatar de que maneira voraz, até mesmo absurda, as razões comerciais já sobrepujam os preceitos técnicos do Esporte Bretão. Na Europa, mal se acabou a temporada dos seus campeonatos nacionais, ao invés de os atletas mergulharem no relaxamento dos dois meses e tanto das férias de Verão, conforme ocorria até a década de 90, neste início de Junho, além da complementação das Eliminatórias da Copa do Catar, ainda ocorrerá o começo da etapa de chaves da Nations League do Velho Continente.
Na sede da FIFA, o logo da UEFA
ReproduçãoA Nations League, outra vez? Sim, e na terceira edição. Em Setembro de 2018, logo depois de se acabar a Copa Rússia, a UEFA, a entidade que administra o Futebol no Velho Mundo, anunciou uma nova competição capaz de lhe propiciar um desfrute praticamente exclusivo das chamadas “Datas FIFA”, costumeiramente reservadas às qualificatórias regionais e às excursões de caça-centavos. Valeu a sua estratégia. De formatação paralela à da clássica Eurocopa, depressa a disputa atraiu mais patrocinadores e principalmente conseguiu motivar inúmeras das seleções menos cotadas dentre as 55 federações afiliadas à UEFA.
Painel com os símbolos das 55 seleções da Nations League
ReproduçãoSeparadas em quatro níveis, segundo um ranking prévio, na NL as seleções primeiro disputam um torneio normal de pontos corridos, em turno e returno. Na Divisão A, em quatro chaves, as 16 melhores. Daí, na Divisão B e na C, as subsequentes 16 e 16. Então, na D, as sete derradeiras, num grupo de quatro e outro de três. Projeto que estabelece um regime democrático de acessos e de rebaixamentos, com desdobramentos empolgantes.
Portugal, o campeão da primeira edição da NL
UEFAPortugal abiscoitou a primeira edição da NL. E a França ficou com a taça da segunda. Na qual, da Divisão A para a B, caíram quatro seleções: a Bósnia-Herzegovina, a Islândia, a Suécia e a Ucrânia. Também quatro da B para a C: a Irlanda do Norte, a Eslováquia, a Turquia e a Bulgária. E duas da C para a D: a Estônia e a Moldávia. Ascenderam da B para a A: a Áustria, a Hungria, a República Tcheca e o País de Gales. Da C para a B: a Albânia, a Armênia, a Eslovênia e Montenegro. E enfim, da D para a C: as Ilhas Far Oer e o Rochedo de Gibraltar, cujos elencos, ineditamente, se testarão e se divertirão num patamar de cima.
França, a campeã da segunda edição da NL
UEFABastaria essa condição para atestar a adequação da NL: o intercâmbio ultra-saudável que permite aos supostamente mais fracos a possibilidade do crescimento. Também existe, no entanto, outra peculiaridade. A sua edição dois ofereceu a duas equipes, já despedidas nas Eliminatórias da Copa do Catar, a sobrevida numa repescagem: casos da República Tcheca e da Áustria que, no fim das contas, não passaram por mata-matas diante da Suécia e de Gales. Agora, neste dia 1º de Junho, principia a fase de chaves da terceira NL, cujas partidas se estenderão até 27 de Setembro. Eis as pugnas da primeira rodada, da Divisão A à D.
As seleções da Divisão A e os seus grupos respectivos
ReproduçãoDIVISÃO A
Dia 1º de Junho, quarta-feira:
Grupo 4
Bélgica, Neerlândia (ex-Holanda), Polônia, Gales
POLÔNIA X GALES
Dia 2 de Junho, quinta-feira:
Grupo 2
Espanha, Portugal, Suíça, República Tcheca
REPÚBLICA TCHECA X SUÍÇA
ESPANHA X PORTUGAL
Dia 3 de Junho, sexta-feira:
Grupo 1
França, Dinamarca, Croácia, Áustria
CROÁCIA X ÁUSTRIA
FRANÇA X DINAMARCA
Grupo 4
Bélgica, Neerlândia, Polônia, Gales
BÉLGICA X NEERLÂNDIA
Dia 4 de Junho, sábado:
Grupo 3
Itália, Alemanha, Inglaterra, Hungria
HUNGRIA X INGLATERRA
ITÁLIA X ALEMANHA
As seleções da Divisão B e os seus grupos respectivos
ReproduçãoDIVISÃO B
Dia 2 de Junho, quinta-feira:
Grupo 2
Islândia, Rússia, Israel, Albânia
ISRAEL X ISLÂNDIA
ALBÂNIA WO X 0 RÚSSIA
(A UEFA, como já fizera a FIFA, suspendeu a Rússia de todos os seus certames)
Grupo 4
Suécia, Noruega, Sérvia, Eslovênia
SÉRVIA X NORUEGA
ESLOVÊNIA X SUÉCIA
Dia 4 de Junho, sábado:
Grupo 1
Ucrânia, Escócia, República da Irlanda, Armênia
ARMÊNIA X REPÚBLICA DA IRLANDA
(Escócia e Ucrânia batalham, no dia 1º, pelo direito de enfrentar Gales, no dia 5, pela última vaga da Europa no Qatar. O seu desafio na NL ficou para 21 de Setembro)
Grupo 3
Bósnia e Herzegovina, Finlândia, Romênia, Montenegro
FINLÂNDIA X BÓSNIA E HERZEGOVINA
MONTENEGRO X ROMÊNIA
As seleções da Divisão C e os seus grupos respectivos
ReproduçãoDIVISÃO C
Dia 2 de Junho, quinta-feira:
Grupo 2
Irlanda do Norte, Grécia, Kosovo, Chipre
(Em playoffs, Chipre rebaixou a Estônia)
CHIPRE X KOSOVO
IRLANDA DO NORTE X GRÉCIA
Grupo 4
Bulgária, Macedônia do Norte, Geórgia, Gibraltar
GEÓRGIA X GIBRALTAR
BULGÁRIA X MACEDÔNIA DO NORTE
Dia 3 de Junho, sexta-feira:
Grupo 3
Eslováquia, Belarus, Azerbaidjão, Cazaquistão
(Em playoffs, o Cazaquistão rebaixou a Moldávia)
CAZAQUISTÃO X AZERBAIDJÃO
BELARUS X ESLOVÁQUIA
Dia 4 de Junho, sábado:
Grupo 1
Turquia, Luxemburgo, Lituânia, Ilhas Far Oer
LITUÂNIA X LUXEMBURGO
TURQUIA X ILHAS FAR OER
As seleções da Divisão D e os seus grupos respectivos
ReproduçãoDIVISÃO D
Dia 2 de Junho, quinta-feira:
Grupo 2
Malta, Estônia, San Marino
(Estônia rebaixada por Chipre)
ESTÔNIA X SAN MARINO
Dia 3 de Junho, sexta-feira:
Grupo 1
Liechtenstein, Moldávia, Andorra, Letônia
(Moldávia rebaixada pelo Cazaquistão)
LETÔNIA X ANDORRA
LIECHTENSTEIN X MOLDÁVIA
O logotipo da Euro/2024 a se realizar na Alemanha
ReproduçãoOs vencedores das quatro chaves da Divisão A lutarão pelo título, em mata-matas, numa sede única ainda não determinada, de 14 a 18 de Junho de 2023. Nas outras séries, da B à D, os campeões das chaves se promoverão à Divisão de cima. Claro, desabarão às turmas imediatamente inferiores, da A à B e da B à C, os últimos classificados de cada grupo. No caso da C para a D, os rabeiras ainda enfrentarão playosffs suplementares, dos quais dois se safarão. A entidade ainda não decidiu de que modo esta NL servirá como classificação para a próxima Eurocopa, de eliminatórias entre Março e Novembro de 2023, e de etapa final toda na Alemanha, com 24 seleções, entre 14 de Junho e 14 de Julho de 2024.
No anúncio da "Finalíssima", Gigi Chiellini e Leo Messi
ReproduçãoNesta semana também se disputará a “Finalíssima”, em jogo único, entre a Itália, a campeã da recente Eurocopa, e a Argentina, a ganhadora da recente Copa América. Tal cotejo está programado para o dia 1º de Junho, em Londres, no templo sagrado de Wembley. E para o mesmo dia 1º de Junho está previsto o duelo entre a Escócia e a Ucrânia, no Hampden Park de Glasgow, pelos playoffs das Eliminatórias da Europa ao Catar. Daí, no dia 5, em Cardiff, a vencedora se digladiará com a equipe de Gales pela vaga derradeira da UEFA ao Mundial.
Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o abraço virtual do Sílvio Lancellotti! Obrigadíssimo!
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.