Quatro paulistas nas quartas da Copinha Junior deste 2018
O campeoníssimo Corinthians, porém, ficou de fora
Silvio Lancellotti|Sílvio Lancellotti

Dos seis clubes do Estado que participaram da fase das oitavas-de-final da Copa São Paulo Junior de 2018, quatro se qualificaram à etapa das quartas. Ironia: o mais prestigiado dos seis, o Corinthians, campeoníssimo da Copinha, dez conquistas, atual detentor do galardão, já se despediu da batalha pelas faixas desta temporada.
Na segunda-feira, 15 de Janeiro, o Santos eliminou o Atlético Paranaense e vai desafiar o Internacional/RS. E o São Paulo suplantou o Cruzeiro/MG e vai se debater contra o Vitória/BA. As duas partidas foram programadas para a próxima quinta-feira, dia 18 de Janeiro.
Nesta terça, dia 16, entraram em campo os outros quatro bandeirantes. O Palmeiras despachou o Vasco/RJ, 2 X 0, e vai duelar com a Portuguesa de Desportos, que superou o Goiás, 1 X 0. E o Corinthians sucumbiu ao Avaí/SC, o X 2, que vai se debater com o Flamengo, que ultrapassou o Audax de Osasco, 1 X 0. Pelejas da sexta, dia 19.

Num resumo, dentre os oito das quartas, além dos quatro do Estado haverá uma equipe da Bahia, uma do Rio de Janeiro, uma do Rio Grande do Sul e uma de Santa Catarina. Já levantaram a taça o o Internacional (4); o Flamengo, o São Paulo e o Santos (3, cada); mais a Portuguesa (2). Palmeiras (dois vices), Avaí e Vitória (uma vez nas semis) ainda buscam o primeiro laurel.
Regionalmente, consideradas as 48 edições da Copinha até agora, o Estado de São Paulo acumulou 29 triunfos. O Rio de Janeiro tem 9. O Rio Grande do Sul, incrível, os 4 exclusivos do Inter. Santa Catarina se orgulha do título do Figueirense. A Bahia jamais escalou o topo do pódio.

Curiosidade, quando se iniciou esta edição, a FPF, organizadora da competição, contribuía com 51 dos 128 clubes inscritos. Ou, praticamente 40%. Agora, com 4 em 8, o seu domínio sobe a 50%. Por causa do jogo direto entre Palmeiras e Portuguesa de Desportos, assegurou ao menos um afiliado como um dos sobreviventes nas semis.
Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Tuitar”, ou registre a sua importante opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço!