Quais seleções da Europa estarão na Copa do Mundo do Qatar/2022
Além de Alemanha e Dinamarca, garantidas, a UEFA oferece mais oito vagas diretas às campeãs dos seus grupos e outras três que se disputarão entre as dez vices e duas repescadas da Nations League
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti
Depois de 200 pelejas e de 586 tentos, média de 2,93, as Eliminatórias da Europa para a Copa do Qatar de 2022, a 22ª na História da principal competição inter-seleções do planeta, estão a somente duas rodadas da definição de dez das 13 vagas a que o Velho Continente tem direito. Numa disputa que, desde o dia 21 de Março deste ano, empenha as 55 afiliadas da UEFA, existem cinco chaves com cinco equipes e outras cinco com seis representações. Recebem o passaporte visado as dez primeiras de cada Grupo. E até aqui, já realizadas oito de dez jornadas, apenas Alemanha e Dinamarca anteciparam a sua classificação. Inclusive, a Dinamarca, bravamente, com 100% de aproveitamento.
E as outras três vagas, de que modo se preencherão? Às dez vices das dez chaves se somarão outras duas seleções, provenientes da nova e recém terminada Nations League que a entidade implantou em 2018. E essas doze, daí, se repartirão em duas turmas, ou potes de sorteio. Num dos potes se colocarão aquelas seis vices de maior pontuação no ranking da UEFA. E noutro as quatro vices restantes e mais duas equipes repescadas da Nations League, aquelas melhores do seu ranking específico. Claro que, nesse caso, não se consideram as dez campeãs e as suas dez vices nas Eliminatórias da UEFA.
Um sorteio definirá, em série, mata-matas de jogo único, de 24 a 29 de Março de 2022, duelos suplementares, até que se fechem as 13 representações que estarão no Qatar. Participantes as 55 afiliadas da UEFA, inclusive Gibraltar e as Ilhas Faroer, dependências administrativas do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Dinamarca. Por enquanto, o artilheiro é Memphis Depay, da Neerlândia, com nove gols. Segue, com oito, Eran Zahavi de Israel. Aleksandar Mitrović da Sérvia registrou sete. Robert Lewandowski da Polônia, Teemo Pukki da Finlândia e Cristiano Ronaldo, o CR7 de Portugal, fizeram seis tentos cada qual.
GRUPO A
Azerbaidjão, Luxemburgo, Portugal, República da Irlanda, Sérvia
SER – 7jog = 17pg
POR – 6jog = 16pg
LUX – 6jog = 6pg
RIR – 6jog = 5pg
AZE – 7jog = 1pg
Dia 11 de Novembro
AZERBAIDJÃO X LUXEMBURGO
REPÚBLICA DA IRLANDA X PORTUGAL
Dia 14 de Novembro
LUXEMBURGO X REPÚBLICA DA IRLANDA
PORTUGAL X SÉRVIA
A Sérvia e Portugal já garantiram, no mínimo, a segunda colocação no Grupo. Caso sobrepuje a República da Irlanda, dia 11 de Novembro, Portugal poderá empatar o prélio com a Sérvia no dia 14. Nesse caso, a primeira posição será decidida, mesmo, em Lisboa.
GRUPO B
Espanha, Geórgia, Grécia, Kosovo, Suécia
SUE – 6jog = 15pg
ESP – 6jog = 13pg
GRE – 6jog = 9pg
GEO – 7jog = 4pg
KOS – 7jog = 4pg
Dia 11 de Novembro
GEÓRGIA X SUÉCIA
GRÉCIA X ESPANHA
Dia 14 de Novembro
GRÉCIA X KOSOVO
ESPANHA X SUÉCIA
A Suécia pode ficar com a vaga automática caso supere a Geórgia e a Espanha não ganhe da Grécia. Para não cair no playoff, a Espanha precisa vencer os seus dois jogos. A Grécia só pode sonhar com a posição de vice. De todo modo, para tanto, necessitará bater Espanha e Kosovo e ainda sonhar com um triunfo, como visitante, da Suécia sobre os ibéricos.
GRUPO C
Bulgária, Irlanda do Norte, Itália, Lituânia, Suíça
ITA – 6jog = 14pg
SUI – 6jog = 14pg
BUL – 7jog = 8pg
IRN – 6jog = 5pg
LIT – 7jog = 3pg
Dia 12 de Novembro
ITÁLIA X SUÍÇA
IRLANDA DO NORTE X LITUÂNIA
Dia 15 de Novembro
IRLANDA DO NORTE X ITÁLIA
SUÍÇA X BULGÁRIA
A Itália e a Suíça já garantiram, no mínimo, a segunda colocação no Grupo. O seu confronto direto, no dia 14, programado para a Velha Bota, pode favorecer a "Azzurra".
GRUPO D
Bósnia, Cazaquistão, Finlândia, França, Ucrânia
FRA – 6jog = 12pg
UCR – 7jog = 9pg
FIN – 6jog = 8pg
BOS – 6jog = 7pg
CAZ – 7jog = 3pg
Dia 13 de Novembro
BÓSNIA e HERZEGOVINA X FINLÂNDIA
FRANÇA X CAZAQUISTÃO
Dia 16 de Novembro
BÓSNIA e HERZEGOVINA X UCRÂNIA
FINLÂNDIA X FRANÇA
Recém conquistadora da NL, a França garante a liderança do Grupo com a vitória além de provável, sobre o Cazaquistão, já no dia 12 de Novembro. A briga por um lugar no playoff, porém, será acirradíssima. Vantagem da Bósnia, por atuar duas vezes em casa.
GRUPO E
Belarus, Bélgica, Estônia, Gales, República Tcheca
BEL – 6jog = 16pg
TCH – 7jog = 11pg
GAL – 6jog = 11pg
EST – 6jog = 4pg
BEL – 7jog = 3pg
Dia 13 de Novembro
BÉLGICA X ESTÔNIA
GALES X BELARUS
Dia 16 de Novembro
REPÚBLICA TCHECA X ESTÔNIA
GALES X BÉLGICA
Mesmo que perca os seus dois cotejos, assegurada a Bélgica na liderança ou como vice. Mas, mais do que provável a sua conquista da vaga direta já no dia 13, em casa, diante da Estônia. Gales deve ficar com o segundo posto porque parece lógico que suplante Belarus e, depois, em casa, hospedará a Bélgica já sossegada pela vaga no Qatar.
GRUPO F
Áustria, Dinamarca, Escócia, Far Oer, Israel, Moldávia
DIN – 8jog = 24pg
ESC – 8jog = 17pg
ISR – 8jog = 13pg
AUS – 8jog = 10pg
FAR – 8jog = 4pg
MOL – 8jog = 1pg
Dia 12 de Novembro
ÁUSTRIA X ISRAEL
DINAMARCA X FAR OER
MOLDÁVIA X ESCÓCIA
Dia 15 de Novembro
ÁUSTRIA X MOLDÁVIA
ISRAEL X ILHAS FAR OER
ESCÓCIA X DINAMARCA
Qualificada a Dinamarca, favorita a Escócia a ocupar a segunda colocação. Para tanto, lhe bastará suplantar a Moldávia, no dia 12. Israel, de todo modo, ainda tem algumas chances, caso a Moldávia surpreenda a Escócia. No caso, precisará ganhar os seus dois combates.
GRUPO G
Gibraltar, Letônia, Montenegro, Neerlândia, Noruega, Turquia
NEE – 8jog = 19pg
NOR – 8jog = 17pg
TUR – 8jog = 15pg
MON – 8jog = 11pg
LET – 8jog = 5pg
GIB – 8jog = 0pg
Dia 13 de Novembro
NORUEGA X LETÔNIA
TURQUIA X GIBRALTAR
MONTENEGRO X NEERLÃNDIA
Dia 16 de Novembro
GIBRALTAR X LETÔNIA
MONTENEGRO X TURQUIA
NEERLÂNDIA X NORUEGA
A Neerlândia se qualifica já no dia 13, caso ganhe de Montenegro e a Noruega, dentro de casa, empaque diante da Letônia. Como a Noruega deve bater a Letônia e a Turquia deve suplantar Gibraltar, a briga pelo topo da tabela, entre a Neerlândia e a Noruega, ficará para o dia 16. A Turquia torce por tombos da Noruega e ainda precisará bater Montenegro, que tem chances mínimas de ser vice e por isso resistirá bastante, no gramado do inimigo.
GRUPO H
Chipre, Croácia, Eslováquia, Eslovênia, Malta, Rússia
RUS – 8jog = 19pg
CRO – 8jog = 17pg
ESQ – 8jog = 10pg
ESN – 8jog = 10pg
MAL – 8jog = 5pg
CHI – 8jog = 5pg
Dia 11 de Novembro
RÚSSIA X CHIPRE
MALTA X CROÁCIA
ESLOVÁQUIA X ESLOVÊNIA
Dia 15 de Novembro
CROÁCIA X RÚSSIA
MALTA X ESLOVÁQUIA
ESLOVÊNIA X CHIPRE
Garantidas, nas duas posições que contam, a Rússia e a Croácia. E a Rússia pode abiscoitar a vaga automática já no dia 11, no caso naturalíssimo de superar Chipre e de Malta surpreender a Croácia. Mais viável, todavia, que ambas se digladiem, na Croácia, no dia 15.
GRUPO I
Albânia, Andorra, Hungria, Inglaterra, Polônia, San Marino
ING – 8jog = 20pg
POL – 8jog = 17pg
ALB – 8jog = 15pg
HUN – 8jog = 11pg
AND – 8jog = 6pg
SAN – 8jog = 0pg
Dia 12 de Novembro
ANDORRA X POLÔNIA
INGLATERRA X ALBÂNIA
HUNGRIA X SAN MARINO
Dia 15 de Novembro
ALBÂNIA X ANDORRA
POLÔNIA X HUNGRIA
SAN MARINO X INGLATERRA
O Grupo mais complicado dentre os dez. A Albânia já demonstrou que evoluiu bastante e que pode atrapalhar a liderança da Inglaterra no dia 12. A Polônia e a Hungria, porém, quase certamente se desvencilharão de Andorra e de San Marino na mesma data. Daí, como San Marino jamais venceu, antes, um cotejo de Eliminatórias, no dia 15 a Inglaterra visará o seu passaporte ao Qatar. Todavia, continuará ferrenha a batalha pela segunda colocação. Os dois pontos que, hoje, a Polônia ostenta de folga, serão fundamentais na corrida. Depende apenas dela mesma - leia-se, de um certo Robert Lewandowski.
GRUPO J
Alemanha, Armênia, Islândia, Liechtenstein, Macedônia do Norte, Romênia
ALE – 8jog = 21pg
ROM – 8jog = 13pg
MAC – 12jog = 12pg
ARM – 8jog = 12pg
ISL – 8jog = 8pg
LIE – 8jog = 1pg
Dia 11 de Novembro
ARMÊNIA X MACEDÔNIA DO NORTE
ALEMANHA X LIECHTENSTEIN
ROMÊNIA X ISLÂNDIA
Dia 15 de Novembro
ARMÊNIA X ALEMANHA
LIECHENSTEIN X ROMÊNIA
MACEDÔNIA DO NORTE X ISLÂNDIA
Já no Qatar a Alemanha, a tabela favorece a Romênia na disputa da vaga no playoff. Pega os dois adversários, em teoria, mais frágeis do Grupo. Além disso, logo no dia 11 a Armênia e a Macedônia do Norte se defrontam num duelo fatal, que pode eliminar as duas.
Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o abraço virtual do Sílvio Lancellotti! Obrigadíssimo!
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.