Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Silvio Lancellotti - Blogs
Publicidade

Prossegue a Champions, com uma nova rodada das suas eliminatórias

Outras doze partidas aconteceram, num moedor de emoções que ainda vai perdurar até sobrarem as seis equipes que se agregarão às 26 pré-qualificadas e se formarem as turmas da fase de grupos

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Detalhe da taça da Champions League
Detalhe da taça da Champions League Detalhe da taça da Champions League

Aconteceu no começo da semana, com pelejas na terça-feira, 19 de Julho, e também na quarta, dia 20, a segunda jornada da fase qualificatória da Champions League da UEFA, a ChL, a Liga dos Campeões. Nesta temporada de 2022/23, a principal competição do Futebol no mundo alcança a edição de número 68 desde a sua criação em 1955, a 31ª desde a sua modernização, ou sua exacerbação, em 1993. Detém o troféu o portentoso Real Madrid, que em 2021/22 obteve o seu 14º galardão, recorde absoluto na História da ChL.

Real Madrid, o recordista de títulos, 14
Real Madrid, o recordista de títulos, 14 Real Madrid, o recordista de títulos, 14

Atualmente, a UEFA abriga 55 federações afiliadas. Apenas 53, de todo modo puderam inscrever clubes nesta ChL. Punida por sua agressão militar na Ucrânia, a Rússia amarga um limbo de tempo indeterminado. E Liechtenstein não vale porque suas sete equipes disputam os certames da Suíça. Nos começos da Liga, que se chamava Copa, só mesmo os campeões podiam participar. E, com a sua ampliação, outros clubes, bem colocados nas tabelas dos torneios do continente, amealharam seu espaço na nova contenda.

Eintracht, o campeão da Europa League, promovido à Champions
Eintracht, o campeão da Europa League, promovido à Champions Eintracht, o campeão da Europa League, promovido à Champions

Para determinar as vagas de cada uma das suas afiliadas, em cada uma de suas competições, a UEFA se baseia em um ranking, que considera as performances acumuladas das equipes nas cinco últimas temporadas. Pelo ranking, as federações do primeiro ao quarto lugar colocam quatro clubes na ChL. Nesta edição, a Alemanha tem cinco, pois o Eintracht Frankfurt ganhou a Europa League, espécie de segunda divisão. A quinta e a sexta afiliadas dispõem de três vagas. Da nona até a 15ª, duas equipes, e a Rússia queimou o oitavo posto. As demais inscrevem somente um time cada qual.

As 26 agremiações privilegiadas
As 26 agremiações privilegiadas As 26 agremiações privilegiadas

Sem a Rússia, ao invés das 78 agremiações da temporada de 2021/22, se tornaram 76 aquelas desta ChL. Outra vez, porém, a UEFA privilegiou as 26 de ranking superior. Reservadas essas 26, as restantes 52 se obrigaram a sucessivos mata-matas que se desenrolarão até sobrarem seis. Um sorteio, dia 25 de Agosto, então dividirá as 32 em oito chaves de quatro equipes. Nessas chaves, do dia 6 de Setembro até o dia 2 de Novembro, em mini-torneios, haverá combates de todas contra todas, ida e retorno, pontos corridos. Prosseguirão as vencedoras e as vices respectivas em cada grupo. Eis as 26 reservadas:

Publicidade

ALE: Bayern, Dortmund, Frankfurt, Leipzig, Leverkusen

ING: Chelsea, Liverpool, Manchester City, Tottenham

Publicidade

ESP: Atlético, Barcelona, Real Madrid, Sevilla

ITA: Inter, Juventus, Milan, Napoli

Publicidade

FRA: Marseille, PSG

POR: Porto, Sporting

NEE: Ajax

BEL: Club Brugge

AUS: RB Salzburg

ESC: Celtic

UCR: Shakhtar Donetsk

As partidas que ocorreram nesta semana envolveram 15 sobreviventes de uma primeira fase qualificatória, mais as cinco campeãs das federações localizadas do 17º até o 21º lugar, mais as quatro vices das afiliadas entre o 12º e o 15º lugar. Volta em 26 e 27 de Julho.

Os resultados:

Dinamo Zagreb (CRO) 2 X 2 Shukpi (MON)

Dynamo Kyiv (UCR) 0 X 0 Fenerbahçe (TUR)

Ferencváros (HUN) 1 X 2 Slovan Bratislava (SVQ)

HJK (FIN) 1 X 2 Viktoria Plzen (TCH)

Linfield (IRN) 1 X 0 Bodo Glimt (NOR)

Ludogorets (BUL) 3 X 0 Shamrock Rovers (IRL)

Maccabi Haifa (ISR) 1 X 1 Olympíacos (GRE)

Maribor (SVN) 0 X 0 Sheriff (MOL)

Midjylland (DIN) 1 X 1 Larnaca (CHI)

Pyunik (ARM) 0 X 1 Diddeleng (LUX)

Qarabag (AZE) 3 X 2 Zurich (SUI)

Zalgiris (LIT) 1 X 0 Malmoe (SUE)

Já se determinaram, até, os emparceiramentos da terceira rodada qualificatória. Nesta segunda-feira, dia 18, em seu auditório solene da sua sede de Zurique, a UEFA realizou o sorteio que pré-desenhou tais combates. Aos 12 clubes que sobrarem dos desafios de agora, ainda se somarão as campeãs das federações que se situam no 15º e no 16º posto, as vices do 7º até o 11° (descartada a Rússia), e as terceiras dos torneios de 5ª e 6ª.

Eis essas agremiações:

Apollon Limassol, de Chipre
Apollon Limassol, de Chipre Apollon Limassol, de Chipre

CHI – Apollon Limassol

SER – Estrela Vermelha

AUS – Sturm Graz

BEL – Union Saint-Gilloise

ESC – Rangers

NEE – PSV Eindhoven (Neerlândia, a ex-Holanda)

FRA – Monaco

POR – Benfica

Estrela Vermelha, da Sérvia
Estrela Vermelha, da Sérvia Estrela Vermelha, da Sérvia

Os respectivos duelos ocorrerão de 2 até 9 de Agosto:

Mac/Oly X Apollon Limassol

Qar/Zuc X Fer/Slo

Lud/Sha X Din/Shu

Mar/She X HJK/Vik

Lin/Bod X Zal/Mal

Estrela Vermelha X Pyu/Did

Monaco X PSV

Dyn/Fen X Sturm Graz

Union Saint-Gilloise X Rangers

Benfica X Mid/Lar

Detalhe da preparação de um sorteio
Detalhe da preparação de um sorteio Detalhe da preparação de um sorteio

Os dez vencedores se incorporarão ao Trabzosnzpor (da Turquia, 13ª do ranking) e ao Copenhague (Dinamarca, a 14ª). Em 2 de Agosto, um sorteio mais cotejos, de 16 a 24 de Agosto. E então, no dia 25, um novo bingo determinará o formato das oito chaves.

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe sua opinião no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o abraço virtual do Sílvio Lancellotti! Obrigadíssimo!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.