Silvio Lancellotti Pelo Grupo 1 da Liga das Nações a Holanda vence e a Itália só empata

Pelo Grupo 1 da Liga das Nações a Holanda vence e a Itália só empata

Na Cruijff ArenA. uma vitória apertada sobre a Polônia. Em Florença, o sufoco e o placar de 1 X 1 contra a Bósnia. Consequência: a liderança da "Laranja".

Neerlândia 1 X 0 Polônia

Neerlândia 1 X 0 Polônia

@OnsOranje

Prosseguiu nesta sexta-feira, 4 de Setembro de 2020, a primeira rodada da segunda edição da Liga das Nações, a “Nations League”, disputa entre seleções que a UEFA, entidade reguladora do Futebol na Europa, inventou para mobilizar as suas 55 afiliadas, os seus eventuais patrocinadores e, também, em plena pandemia Covid-19, sem a platéia nos estádios, os seus torcedores à distância. Na quinta, jogos do Grupo 4 da Divisão A, a Alemanha e a Espanha ficaram no 1 X 1 enquanto a Ucrânia superava a Suíça por 2 X 1 e assumia a liderança da sua turma. Na sexta, Grupo1, se digladiaram Itália 1 X 1 Bósnia-Herzegovina, e Neerlândia (antigamente a Holanda) 1 X 0 Polônia.

Dzeko, um atleta da Roma, responsável por um susto na Itália

Dzeko, um atleta da Roma, responsável por um susto na Itália

#ITABOS

Interessante conceito: a LC aproveita as chamadas “Datas FIFA” com pelejas verdadeiramente oficiais e não apenas caça-níqueis e sem um valor de fato comparativo. No seu modelo presente, separa as 55 equipes em quatro divisões com promoção e com rebaixamento. E embora sem uma premiação ao nível dos R$ 320mi de 2018/19, campeão o elenco de Portugal, graças ao volume dos seus direitos de TV ainda poderá garantir perto de R$ 95mi ao ganhador. Abrirá quatro vagas extras na qualificatória da Eurocopa e duas nas eliminatórias da Copa do Catar. E servirá para a acumulação de pontos no ranking do Velho Mundo. Eis as chaves da Série A, definidas num sorteio:

As chaves da Divisão A, de acordo com o ranking da UEFA

As chaves da Divisão A, de acordo com o ranking da UEFA

Reprodução Marca

Grupo 1
Neerlândia (2), Itália (8), Bósnia-Herzegovina (9) e Polônia (14)

Grupo 2
Inglaterra (3), Bélgica (5), Dinamarca (11) e Islândia (16)

Grupo 3
Portugal (1), França (6), Suécia (12) e Croácia (13)

Grupo 4
Suíça (4), Espanha (7), Ucrânia (10) e Alemanha (15)

Um resumo dos cotejos deste dia 4, Rodada 1, Grupo 1:

Roberto Mancini, uma estréia patética em 2020

Roberto Mancini, uma estréia patética em 2020

@UEFA

Itália 1 X 1 Bósnia-Herzegovina
Stadio Artemio Franchi, Florença
Árbitro: Anastasios Sidiropulos (Grècia)
Gols: Sensi X Dzeko

Em 26 combates anteriores na capital da Toscana, invicta a “Azzurra”, 20 sucessos, 6 igualdades. Roberto Mancini, o seu treinador, também completou de forma impecável, dez triunfos em dez prélios, 37 tentos a 4 no seu grupo, as eliminatórias da Eurocopa. Agora, prevenido em função da Covid-19, convocou 37 atletas para a concentração de Coverciano, perto de Florença. Curiosamente, ao invés de Ciro Immobile, o “Chuteira de Ouro” na Europa graças a seus 36 tentos no “Nazionale”, utilizou no ataque a dupla Bellotti & Insigne. Faltou, também, Bernardeschi, o outro integrante do seu tridente. E faltou basicamente o volante Jorginho, catarinense naturalizado, cujo Mancini poupou, ao menos nos 45 minutos iniciais. Uma tolice essencial.

O lance do gol de Dzeko, a Bósnia na frente, 1 X 0

O lance do gol de Dzeko, a Bósnia na frente, 1 X 0

@UEFA

A Itália penou muito para furar a retranca de Dusan Bajevic. E, numa falha ginasiana da sua retaguarda, num corner, a bola sobrou, ironicamente, para o 1 X 0 de Dzeko, o astro da ofensiva da Roma, acalentado pela Juventus. Caberia à “Azzurra” arrancar o empate aos 67’ num lance de sorte. Mancini preparava diversas alterações em massa quando, pela esquerda, Insigne invadiu a área e cruzou para trás, no pé esticado de Sensi, o reserva de Jorginho. A pelota resvalou bem de levinho na canela de Sunjic e enganou o seu arqueiro Sehic. Só aos 73’ o treinador se lembrou de que dispunha de Immobile, a se aquecer já fazia séculos numa beira do campo. Daí, foi absurdamente irritante o número de passes, até curtinhos, que a “Azzurra” errou. Patética a equipe de Mancini, que no dia 7 visita a Neerlândia.

Um triunfo apertadinho que valeu a liderança

Um triunfo apertadinho que valeu a liderança

@UEFA

Neerlândia 1 X 0 Polônia
ArenA Johan Cruijff, Amsterdam
Árbitro: Georgi Kabakov (Bulgária)
Gol: Bergwijn

Porque o efetivo, Ronald Koeman, abandonou seu posto para comandar o Barcelona, assumiu o seu lugar Dwight Lodeweges, canadense, antigo jogador do Futebol Indoor dos Estados Unidos. Do outro lado, Jerzy Brzeczek, com a equipe da Polônia desde Julho de 2018, se lastimava da ausência de Robert Lewandowski, o artilheiro máximo de sua pátria, poupado exatamente por ser crucial ao time do Bayern da Alemanha, o vencedor da Liga dos Campeões. A pressão da “Laranja Mecânica” foi integral. Porém, só aos 61’ obteve 1 X 0, um lance de Hateboer que colocou Bergwijn na cara do arqueiro Szczesny. Menos mal que conquistou os três pontos e a liderança do seu Grupo 1.

O Laugardalsvoellur de Reykjavyk,,na Islândia

O Laugardalsvoellur de Reykjavyk,,na Islândia

Reprodução Stadium Postcards

Dia 5 – Rodada 1, Grupo 2
Islândia X Inglaterra

Laugardalsvoellur, Reykjavyk
Árbitro: Srdan Jovanovic (Ser)
Dinamarca X Bélgica
Parken Stadium, Copenhague
Árbitro: Sandro Schaerer (Sui)

Dia 5 – Rodada 1, Grupo 3
Suécia X França

Friends Arena, Solna
Árbitro: Szymon Marciniak (Pol)
Portugal X Croácia
Estádio do Dragão, Porto
Árbitro: Dàvide Massa (Ita)

O St.Jakob-Park de Basiléia, na Suíça

O St.Jakob-Park de Basiléia, na Suíça

BaselFC

Dia 6 – Rodada 2, Grupo 4
Suíça X Alemanha

St.Jakob-Park, Basiléia
Árbitro: Michael Oliver (Ing)
Espanha X Ucrânia
Estádio Alfredo Di Stefano, Madrid
Árbitro: Benoît Bastien (Fra)

Dia 7 – Rodada 2, Grupo 1
Bósnia-Herzegovina X Polônia

Stadion Bilino Polje, Zenica
Neerlândia X Itália
Johan Cruijff ArenA, Amsterdam

Dia 8 – Rodada 2, Grupo 2
Dinamarca X Inglaterra

Parken Stadium, Copenhague
Bélgica X Islândia
Stade Roi Baudouin, Bruxelas

Dia 8 – Rodada 2, Grupo 3
Suécia X Portugal
Friends Arena, Solna
França X Croácia
Stade de France, Saint-Denis

A liderança do Grupo 4, na  primeira rodada

A liderança do Grupo 4, na primeira rodada

Reprodução YouTube

Cotejos realizados:

Ucrânia 2 X 1 Suíça
Arena Lviv, Lviv
Árbitro: Andreas Ekberg (Sue)
Gols: Yarmolenko, Zinchenko X Seferovic

Alemanha 1 X 1 Espanha
Arena Mercedes-Benz, Stuttgart
Árbitro: Daniele Orsato (Ita)
Gols: Timo Werner X Gayà

Detalhe da taça belíssima da Liga das Nações

Detalhe da taça belíssima da Liga das Nações

UEFA

Haverá mais quatro rodadas até dia 18 de Novembro. Em Junho de 2021, com as datas ainda não estabelecidas, os ganhadores de cada chave disputarão, em mata-matas de peleja única, emparceiramentos decididos por sorteio, as semifinais. Daí se realizará a decisão. Todos esses prélios se desenrolarão num único país, definido entre os quatro participantes. Os últimos de cada chave serão rebaixados à Série B, que promoverá à Série A seus quatro melhores. Igualmente acontecerá decenso da B para a C e da C para a D, assim como o acesso da D para a C e da C para a B.


Gostou? Clique num dos ícones para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, use máscara. E fique com o meu abração virtual! Obrigadíssimo!

Últimas