Para guardar, como serão os oito próximos duelos da Europa League
Na segunda competição mais importante da UEFA, numa pré-fase de oitavas de final, os vice-campeões das suas oito chaves se digladiarão, em mata-matas, com os repescados da Champions
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Para 2021/2022, a Europa League, segunda competição interclubes mais importante do Velho Continente, sofreu um enxugamento radical no formato que chegou a adotar em temporadas anteriores. Ao invés do absurdo dos 2013 de 2020/2021, começou com um total de 58 agremiações, 21 exclusivas e mais 37 herdadas das pré-eliminatórias da Champions League. Também em consequência do corte, na sua etapa de chaves, ao invés das 12 de costume, cada qual com quatro equipes, agora subsistem somente oito.

Ocorreram, antes do sorteio de tais chaves, 36 cotejos de qualificação com 108 gols, a média de 3,00. Depois, nos mini-torneios das chaves, 96 pelejas e 252 tentos, a média de 2,63. Um acumulado de 132 jogos, 360 gols, média de 2,73. Diretamente, apenas campeões de cada Grupo já se garantiram nas oitavas de final: Eintracht Frankfurt (Ale), Estrela Vermelha (Ser), Galatasaray (Tur), Leverkusen (Ale), Lyon (Fra), Monaco (Fra), Spartak Moscou (Rus) e West Ham (Ing). Os seus vices necessitarão brigar, em mata-matas de ida e volta, contra os terceiros das chaves da Champions League. E os seus terceiros, enfim, terão o consolo de uma repescagem na Conference League, uma espécie de terceira divisão.

Na segunda-feira, dia 3 de Dezembro de 2021, em seu QG de Nyon, na Suíça, a UEFA, a entidade que regula o Futebol no Velho Continente, efetuou o sorteios das pré-oitavas de final das Europa League, ou EL, Liga Europa. De um pote extraiu os nomes dos vices da EL. Do outro, os nomes dos terceiros da ChL. Não se permitiram jogos de agremiações de um mesmo país nem de advindos de mesmo grupo nos estágios prévios de qualificação. Eis os duelos dos vices da EL X os terceiros da ChL, ida no dia 17, retorno em 24 de Fevereiro:

ATALANTA (Ita) X OLYMPÌACOS (Gre)
ATALANTA
Ranking UEFA: 25
Qualificação: 3ª Grupo F Chl (1v/3e/2d – 12gp/13gc)
Em 2020/2021: oitavas ChL, eliminada pelo Real Madrid
Melhor colocação EL: quartas 1990/1991
OLYMPÌACOS
Ranking UEFA: 38
Qualificação: vice Grupo D (3c/0e/3d – 8gp/7gc)
Em 2020/2012: oitavas, eliminado pelo Arsenal
Melhor colocação EL: cinco vezes nas oitavas
Análise:
Um leve favoritismo da imprevisível Atalanta.

BARCELONA (Esp) X NAPOLI (Ita)
BARCELONA
Ranking UEFA: 7
Qualificação: 3º Grupo F ChL (2v/1e/3d – 2gp/9gc)
Em 2020/2021: oitavas ChL, eliminado pelo PSG
Melhor colocação EL: 4 vezes nas semis
NAPOLI
Ranking UEFA: 24
Qualificação: vice Grupo C (3v/1e/2d – 15gp/10gc)
Em 2020/2021: pré-oitavas, eliminado pelo Granada
Melhor colocação: 1 título
Análise:
Conta pouco, praticamente nada, o passado do Barça, hoje numa temporada de triste queda livre. E o Napoli ainda terá a preciosa primazia de mandar a peleja de retorno.

BORUSSIA DORTMUND (Ale) X RANGERS (Esc)
BORUSSIA DORTMUND
Ranking UEFA: 16
Qualificação: 3º Grupo C ChL (3v/0e/3d – 10gp/11gc)
Em 2020/2021: quartas ChL, eliminado pelo Ma. City
Melhor colocação EL: 2 vezes vice
RANGERS
Ranking UEFA: 42
Qualificação: vice Grupo A (2v/2e/2d – 6gp/5gc)
Em 2020/2021: oitavas, eliminado pelo Slavia Praga
Melhor colocação EL: um vice
Análise:
Volta ao Borussia o lesionado artilheiro Erling Haaland, uma ausência crucial na Champions. E a “Muralha Amarela” atuará, na volta, em seus domínios, com a sua torcida furiosa.

RB LEIPZIG (Ale) X REAL SOCIEDAD (Esp)
RB LEIPZIG
Ranking UEFA: 18
Qualificação: 3º Grupo A ChL (2v/1e/3d – 15gp/14gc)
Em 2020/2021: oitavas ChL, eliminado pelo Liverpool
Melhor colocação EL: 1 vez nas quartas
REAL SOCIEDAD
Ranking UEFA: 63
Qualificação: vice Grupo B (2v/3e/1d – 9gp/6gc)
Em 2020/2021: oitavas EL, eliminado pelo Man. United
Melhor colocação EL: 1 vez nas quartas
Análise:
Um duelo absolutamente imprevisível.

PORTO (Por) X LAZIO (Ita)
PORTO
Ranking UEFA: 17
Qualificação: 3º Grupo B ChL (1v/2e/3d – 4gf/11gc)
Em 2020/2021: quartas ChL, eliminado pelo Chelsea
Melhor colocação EL: 2 títulos
LAZIO
Ranking UEFA: 29
Qualificação: vice Grupo E (2v/3e/1d – 7gp/3gc)
Em 2020/2021: oitavas
Melhor colocação EL: 1 vice
Análise:
Com Ciro Immobile livre de seus problemas físicos, o ataque da Lazio, sete tentos em seis partidas na fase de chaves, prevalecerá sobre a envelhecida retaguarda do Porto.

SEVILLA (Esp) X DINAMO ZAGREB (Cro)
SEVILLA
Ranking UEFA: 11
Qualificação: 3º Grupo C ChL (1v/3e/2d – 5gp/5gc)
Em 2020/2021: oitavas ChL, eliminado pelo Borussia
Melhor colocação EL: 6 títulos
DINAMO ZAGREB
Ranking UEFA: 32
Qualificação: vice Grupo H (3v/1e/2d – 9gp/6gc)
Em 2020/2021: quartas, eliminado pelo Villarreal
Melhor colocação EL: 1 vez nas quartas
Análise:
Maior acumulador de troféus na EL, o Sevilla necessita aprimorar a sua ofensiva para a difícil volta em Zagreb e para a preservação do seu currículo de ganhador.

SHERIFF TIRASPOL (Mol) X BRAGA (Por)
SHERIFF TIRASPOL
Ranking UEFA: 68
Qualificação: 3º Grupo D ChL (2v/1e/3d – 7gp/11gc)
Em 2020/2021: pré-qualificação, elim. pelo Dundalk
Melhor colocação EL: a pré de 2020/2021
BRAGA
Ranking UEFA: 44
Qualificação: vice Grupo F (3v/1e/2d – 12gp/9gc)
Em 2020/2021: pré-oitavas, eliminado pela Roma
Melhor colocação EL: 1 vice
Análise:
Estreante na Champions, impactou ao bater o Real dentro de Madrid. Não resistiu, porém, ao peso da competição. Na segunda divisão, talvez até possa continuar adiante.

ZENIT (Rus) X BETIS (Esp)
ZENIT
Ranking UEFA: 33
Qualificação: 3º Grupo H Chl (1v/2e/3d – 10gp/10gc)
Em 2020/2021: fase de chaves da ChL
Melhor colocação EL: 1 título
BETIS
Ranking UEFA: 87
Qualificação: vice Grupo G (3v/1e/2d – 12gp/12gc)
Em 2020/2021: não disputou competição da UEFA
Melhor colocação EL: 3 vezes nas oitavas
Análise:
Ambos caíram em chaves bem complicadas na ChL e na EL. Sempre melhor, contudo, mandar o prélio de volta. Detalhe: dois times que adoram um estilo escancarado de atacar.

No dia 25 de Fevereiro, um novo sorteio determinará o desfecho das oitavas, combates em 10 e 17 de Março, os campeões das chaves da EL com o direito de hospedar o retorno. Daí, com os oito sobreviventes, em 18 de Março a UEFA efetuará, em três tempos, mais um outro sorteio. Na primeira etapa se definirão os emparceiramentos das quartas, em 7 e 14 de Abril, e também a sua sequência às semis, em 28 de Abril e 5 de Maio. No segunda, quais as sedes de ida e retorno. Na terceiro, protocolar, quem será considerado o anfitrião na decisão já marcada para o dia 18 de Maio de 2022, uma quarta-feira, no reformado, modernizado, e lindo Estádio Ramón Sánchez Pizjuán de Sevilla, na Espanha.
Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o abraço virtual do Sílvio Lancellotti! Obrigadíssimo!