Os azares e a fortuna de seis clubes da Itália nas duas copas da Europa

Enquanto a Lazio e a Roma inapelavelmente fracassavam na Europa League, Juve e Napoli se firmavam e a Inter se aliviava na Champions

Juventus 2 X 1 Lokomotiv Moscou

Juventus 2 X 1 Lokomotiv Moscou

juventus.com

Excelente na Champions e horrorosa na Europa League. Os opostos e os contrastes definiram a semana do Calcio nas competições do Futebol do Velho Continente. Dois infortúnios impensáveis, por exemplo, caracterizaram as aparições da Roma e da Lazio, ambas equipes da capital, na segunda competição da UEFA. Nesta quinta-feira, 24 de Outubro, em Glasgow, na Escócia, ainda no primeiro tempo a Lazio chegou a abrir o marcador diante do Celtic mas concedeu o empate aos 67’ e, quando a igualdade já parecia consolidada, uma tolice da sua defesa permitiu o gol da derrota, 1 X 2, aos 89’. Muito pior, no Olímpico a Roma vencia o Borussia Moenchengladbah da Alemanha por 1 X 0 quando, nos acréscimos, William Collum, um árbitro, quem diria, da Escócia, viu toque de braço numa bola que, ostensivamente, bateu no nariz de um zagueiro da “Loba”. Na cobrança, aconteceu o 1 X 1.

Collum e o pênalti absurdo que sacrificou a Roma

Collum e o pênalti absurdo que sacrificou a Roma

@OfficialASRoma

Grotescamente, ao se encerrar a pugna, Collum admitiu o seu equívoco. Menos mal, para os tifosi da Bota, que na CL só a Atalanta de Bérgamo caiu de maneira inapelável. Na terça, dia 22, em visita ao Manchester City, Inglaterra, apanhou de 1 X 5 e acumula, agora, três derrotas em três partidas. Em compensação, as três outras agremiações da Itália obtiveram sucessos significativos. No seu Allianz de Turim, a Juventus se assustou quando o Lokomotiv de Moscou, Rússia, fez 1 X 0 e daí se refugiou na retranca. Mas, numa jornada preciosa do platino Dybala, reagiu e, no sufoco, conquistou o triunfo , 2 X 1. Na quarta, dia 23, mesmo em visita à Áustria, o Nápoli sobrepujou o RB Salzburg por 3 X 2. E, em Milão, a Internazionale bateu o perigosíssimo Borussia Dortmund, da Alemanha, por tranqüilos 2 X 0.

Internazionale 1 X 0 Borussia Dortmund

Internazionale 1 X 0 Borussia Dortmund

@Inter

Na CL, os dois melhores de cada grupo se promovem às oitavas-de-final. Quem ficar com o terceiro posto terá a chance de ainda disputar a EL. No caso, azar da Atalanta, basicamente sem chances até da repescagem no Grupo C. Também uma “nerazzurra” da Itália, a Inter escafedeu-se da ameaça de uma eliminação antecipada no Grupo F. Lá comanda o Barcelona, 7 pontos. A Inter e o Borussia têm 4. Será crucial o confronto direto, em Dortmund, no dia  5 de Novembro. O Napoli, 7 pontos, comanda o Grupo E, à frente do Liverpool da Inglaterra, o detentor do troféu, no patamar dos 6. Também será fatal o duelo direto, na Terra dos Beatles, 27 de Novembro. Nos 7 pontos, a Juve divide com o Atlético de Madrid, Espanha, o topo do Grupo D, A decisão da liderança ocorrerá no Allianz Stadium de Turim, dia 26 de Novembro.

Salzburg 2 X 3 Napoli

Salzburg 2 X 3 Napoli

@sscnapoli

Ficou bem obscura a situação dos dois representantes da Cidade Eterna na EL. Embora, obviamente, sem a mesma significância, à parte os prêmios robustos em dinheiro o seu título vale uma vaga na fase de chaves da Champions. No Grupo E, com meros 3 pontos, depois de três cotejos a Lazio se localiza a uma distância incômoda do Cluj da Romênia, 6, e do Celtic, 7. Obrigatoriamente precisará de excelentes resultados, na sua Roma, contra o esquadrão da Escócia, em 7 de Novembro, e também contra o Cluj, no dia 28. No Grupo J, a Roma lidera com 5 pontos, um degrau à frente dos 4 do Baçaksehir da Turquia e dos 4 do Wolfsberger da Áustria. Sem dizer que o absurdo do pênalti no Olímpico propiciou novas esperanças ao clube germânico, agora 2 pontos. A Roma visita o Borussia M. dia 7, e o Baçaksehir dia 28. Problemas à vista.

Manchester City 5 X 1 Atalanta

Manchester City 5 X 1 Atalanta

@Atalanta_BC

Dentro desse panorama de alívios e de apreensões, neste final de semana se desenvolve a nona “giornata” da Série A do Calcio. Na teoria, uma rodada que pode favorecer a Inter. Enquanto que a líder Juve, nos 21 pontos, desce ao Sul da Bota para desafiar o Lecce, somente 7 mas sempre difícil em seus domínios, a Inter, sua vice com 20, recebe o mediano Parma, 12. A Atalanta, no terceiro lugar, com 17, tentará cicatrizar parte das suas feridas diante de uma adversária inconstante, a Udinese, 10 pontos. Sossegado, no papel, o empenho do Nápoli, que fará uma viagem até Ferrara, do outro lado da Itália, mas pegará a SPAL, com 6 pontos e meras duas vitórias até aqui. Quanto à Lazio, 12 pontos, e à Roma, 13, obstáculos de fato radicais à frente. Não necessariamente pela classificação mas pela enorme tradição: em Florença, a Fiorentina, que soma 12 pontos; no Olímpico, o Milan, que tem 10.


Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Twittar”, ou deixe a sua opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço!