O óbvio Barcelona e o inédito RB Salszburg também seguem na CL

Agora, com o desfecho da penúltima rodada da fase de grupos, são oito os classificados às oitavas-de-final. E Messi faz um gol na sua partida 700.

Messi, 700 partidas pelo Barcelona

Messi, 700 partidas pelo Barcelona

@FCBarcelona

Agora completa a penúltima jornada na etapa de chaves da Champions League de 2019/20, chegaram a oito os clubes incluídos na lista dos dezesseis que disputarão as oitavas-de-final da competição. Depois dos oito combates desta quarta-feira, dia 27 de Novembro, também o Barcelona e o RB Leipzig passaram à fase subseqüente da disputa, ao lado de Bayern de Munique, Juventus de Turim,  Manchester City, Paris Saint-Germain, Real Madrid e Tottenham de Londres. A definição dos oito restantes acontecerá na rodada de 10 e 11 de Dezembro. Os ganhadores de cada Grupo serão privilegiados em um sorteio marcado para o dia 16, em Nyon, sede da UEFA.

Real Madrid, 1955/56, o primeiro campeão na história da CL

Real Madrid, 1955/56, o primeiro campeão na história da CL

Reprodução

Inaugurada, em 1955/56, com o nome de Champions Cup, atualmente na sua 65ª edição, em 1993 a competição se transformou em Champions League e assumiu uma nova formatação, hoje na sua 28ª temporada. Modernizou-se e incorporou diversos clubes além daqueles ganhadores de seus respectivos certames nacionais. Trata-se de quadros selecionados de acordo com um ranking que considera as performances, nos cinco anos recentes, das 55 afiliadas da UEFA e de suas agremiações, e que determina o número de times que cada federação poderá inscrever na temporada subsequente.

O Ataturk Olympic de Istambul, Turquia, sede da decisão

O Ataturk Olympic de Istambul, Turquia, sede da decisão

UEFA

Esta CL, aberta em 25 de Junho, prosseguirá até o dia 20 de Maio de 2020, com a final, em jogo único, no Ataturk Olympic de Istambul, Turquia. Começou em 79 clubes, 26 pré-qualificados à fase de chaves e 53 envolvidos em uma série de eliminatórias, total de 91 jogos, 240 tentos, média de 2,64. Seis elencos sobreviveram e se agregaram àqueles 26. Ou, os melhores 32, então separados em oito chaves, com desafios de turno e returno, em ida e volta.

A sede da UEFA, em Nyon, Suíça

A sede da UEFA, em Nyon, Suíça

UEFA

Nos 80 combates até aqui, das chaves, houve 259 gols, a média de 3,24. Incluída a fase preliminar, um total de 171 cotejos e de 499 tentos, média de 2.92. Exatas 3.521.907 pessoas testemunharam os 80 prélios da fase de chaves, a média de 44.024. E ainda haverá uma rodada derradeira, em 10 e em 11 de Dezembro, com a definição dos dois melhores de cada grupo. Os times que ficarem no terceiro lugar se consolarão numa repescagem da Europa League. Eis as tabelas de classificação e a síntese da quarta-feira.

Mertens, gol do Napoli

Mertens, gol do Napoli

@ChampionsLeague

GRUPO E

Liverpool 1 X 1 Napoli
Anfield Road, Liverpool, 52.128 lugares

(Lovren X Mertens)
Atuou como deveria o “Burro da Terra da Pizza”. Com o máximo de cautela, na certeza das contra-ofensivas. Aos 21’, talvez cedo em demasia, inaugurou o resultado numa investida de Mertens pela direita. Cedo demais porque se obrigou ao refúgio da retranca. Bravamente resistiu até os 65’ quando os “Reds da Terra dos Beatles” conseguiram a igualdade num lance polêmico, testada do croata Dejan Lovren, depois de deslocar o zagueiro Manolas com um leve mas fundamental empurrão. Não seria um resultado ruim, para os dois, caso o Salzburgo não sobrepujasse o Genk no campo do adversário. Deu mais, bem mais azar, o Liverpool. Na rodada derradeira do Grupo, em seu San Paolo, três pontos praticamente no bolso, o Napoli pegará o frágil Genk enquanto caberá ao Liverpool superar o Salzburgo na “Terra das Valsas”.

Genk 1 X 4 RB Salzburgo
Luminus Arena, Genk, 17.284 lugares

(Samatta X Daka, Minamino, Hwang, Haaland)
Ao Liverpool e ao Napoli bastaria o empate que de fato conseguiram, desde que o Salzburgo não sobrepujasse o Genk no gramado do adversário. Os austríacos, todavia, devastaram os belgas e multiplicaram as suas chances. No confronto direto, diante do Liverpool, em casa, no dia 10 de Dezembro, talvez se locupletem do precioso placar da ida na “Terra dos Beatles”: uma derrota, mas por 3 X 4. A vantagem no quesito dos gols feitos como visitante. Detalhe: o garoto Haaland cravou o seu oitavo "tore", oitavo gol, em cinco pelejas.

CLASSIFICAÇÃO
1 – Liverpool FC (Ing)

10pts – 5j/3v/1e/1d = 11gp/8gc
2 – SSC Napoli (Ita)
9pts – 5j/2v/3d/0e = 7gp/4gc
3 – FCRB Salzburgo (Aus)
7pts – 5j/2v/1e/2d = 16gp/11gc
4 – KRC Genk (Bel)
1pts – 5j/0v/1e/4d = 5gp/16gc

Jogos do dia 10/12
Napoli X Genk
RB Salzburgo X Liverpool

Messi, gol do Barcelona

Messi, gol do Barcelona

@ChampionsLeague

GRUPO F

Barcelona 3 X 1 Borussia Dortmund
Camp Nou, Barcelona, 90.071 lugares

(Luís Suárez, Messi, Griezmann X Sancho)
Além de mais uma classificação do seu elenco à fase das oitavas de uma Champions, os torcedores do “Blaugrana” vibraram com a emoção de Lionel Messi ao comemorar a sua peleja de número 700 entre os catalães.

Slavia Praga 1 X 3 Internazionale
Sinobo Stadium, Praga-Vrsovice, 19.370 lugares

(Soucek/pen X Lautaro Martínez/2, Lukaku)
Os fãs da “Biscione” de Milão não se esquecerão de dois poloneses, Szymon Marciniak e Pawel Gil, o árbitro de campo e o árbitro de vídeo desta peleja crucial. Lautaro Martínez colocou a Inter à frente, aos 19’. E Lukaku fez 2 X 0 aos 37’. Os mediadores, porém, concordaram em anular o tento porque, supostamente, no lance anterior, De Vrij havia cometido um penal em Olayinka. Ao invés da folga sossegada, a igualdade, pois Soucek converteu. Lautaro e Lukaku, porém, fizeram justiça em Praga. E à Inter, agora, basta suplantar o Barcelona em Milão pois, mesmo no caso de alcançar o mesmo número de pontos do Borussia, levará vantagem no quesito do confronto direto: 2 X 0 em seu Giuseppe Meazza e 2 X 3 como visitante na Alemanha.

CLASSIFICAÇÃO
1 – FC Barcelona (Esp)

11pts – 5j/3v/2e/0d = 7gp/3gc
2 – FC Internazionale (Ita)
7pts – 5j/2v/1e/2d = 9gp/7gc
3 – BVB Borussia Dortmund (Ale)
7pts – 5j/2v/1e/2d = 6gp/7gc
4 – SC Slavia Praga (Tch)
2pts – 5j/0v/2e/3d = 3gp/8gc

Jogos do dia 10/12
Internazionale X Barcelona
Borussia Dortmund X Slavia Praga

O RB Salzburg, enfim nas oitavas de uma Champions

O RB Salzburg, enfim nas oitavas de uma Champions

@ChampionsLeague

GRUPO G

RB Leipzig 2 X 2 Benfica
Red Bull Arena, Leipzig, 38.339 lugares

(Forsberg/2/1pen X Pizzi, Carlos Vinícius)
Absolutamente no sufoco o quadro da ex-Alemanha Oriental conquistou, pela primeira vez, uma das vagas nas oitavas-de-final de uma edição da Champions League. Cedeu dois tentos à “Águia de Lisboa” e apenas se recuperou graças a um penal e a um gol além dos acréscimos, méritos do sueco Emil Forsberg.

Zenit 2 X 0 Lyon
Krestovsky Stadium, São Petersburgo, 51.183 lugares

(Dzyuba, Ozdoev)
Uma peleja irrepreensível. Pressionou e pressionou até obter a vantagem no marcador, gol do veterano Artem Dzyuba, aos 40. E daí soube como resistir até se safar com o segundo tento, de Ozdoev, aos 84’, numa bola bobamente desviada. No limite o Zenit preservou as suas possibilidades de classificação. A rodada de 10 de Dezembro promete muito mais do que um drama – inclusive poderá ocorrer um tríplice empate, raro, inusitado, na vice-liderança. Nessa circunstância, de todo modo, a batalha pela segunda posição se limitará aos russos e aos franceses pois o Benfica, no máximo, abiscoitará a terceira.

CLASSIFICAÇÃO
1 – RB Leipzig (Ale)

10pts – 5j/3v/1e/1d = 8gp/6gc
2 – FC Zenit (Rus)
7ts – 5j/2v/1e/2d = 7gp/6gc
3 – Olympique Lyonnais (Fra)
7pts – 5j/2v/1e/2d = 7gp/6gc
4 – SL Benfica (Por)
4pts – 5j/1v/1e/3d = 7gp/11gc

Jogos do dia 10/12
Lyon X RB Leipzig
Benfica X Zenit

Kepa, do Chelsea, defende o penal cobrado por Parejo, do Valencia

Kepa, do Chelsea, defende o penal cobrado por Parejo, do Valencia

@ChampionsLeague

GRUPO H

Valencia 2 X 0 Chelsea
Estádio de Mestalla, Valência, 43.386 lugares

(Soler, Wass X Kovacic, Pulisic)
Um desafio dramático, sensacional, no qual, em algum momento, um dos rivais pareceu que venceria mas acabou por sucumbir a situações desafortunadas. Os ibéricos dominavam quando Soler fez 1 X 0 aos 40’. Dos festejos, no entanto, adveio o relaxamento e, logo em seguida, aos 41, o croata Kovacic aliviou pelos ingleses. Que voltaram melhor, depois do intervalo, e passaram à frente aos 50’, o norte-americano Pulisic, descendente de eslavos. Então, atabalhoadamente, os atletas do Valencia buscaram a salvação, desperdiçaram uma tonelada de oportunidades e chegaram aos 2 X 2, inacreditável, aos 82’, graças a um cruzamento equivocado de Wass que acabou por trair o arqueiro Kepa, ironia, um espanhol. O arqueiro, aliás, se sagrou o herói do Chelsea ao espalmar um penal batido por Parejo.

Lille 0 X 2 Ajax
Stade St. Pierre-Mauroy, Villeneuve-D’Ascq/Lille, 48.612 lugares

(X Ziyech, Promes)
Antes deste 27 de Novembro, havia uma única certeza no Grupo H: aguardar 10 de Dezembro. Até lá, todavia, deve pairar uma dúvida enorme: já que o empate qualifica a ambos, travarão o Ajax e o Valencia o chamado jogo de compadres? O Chelsea, favoritíssimo diante do Lille, claro, espera que não.

CLASSIFICAÇÃO
1 – AFC Ajax (Hol)

10pts – 5j/3v/1e/1d = 12gp/5gc
2 – Valencia CF (Esp)
8pts – 5j/2v/2e/1d = 8gp/7gc
3 – Chelsea FC (Ing)
7pts – 5j/2v/1e/2d = 9p/8gc
4 – Lille OSC (Fra)
1pts – 5j/0v/1e/4d = 3gp/12gc

Jogos do dia 10/12
Ajax X Valencia
Chelsea X Lille

Real Madrid

Real Madrid

Reprodução

GRUPO A

Real Madrid 2 X 2 PSG
Santiago Bernabéu, Madrid, 75.534 lugares

(Benzema/2 X Mbappé, Sarabia)
Impressionaram os “Merengues” por sua aplicação desde o apito inicial. E com justiça fizeram 1 X 0 aos 17’, numa troca de passes que redundou no tiro de Isco num poste e no rebote de Benzema. Foi-se a invencibilidade da defesa do PSG, o primeiro “but” que concedeu em 377’ de CL. Então, aos 42’, numa contra-ofensiva do PSG, aconteceu um lance rocambolesco. Artur Dias, árbitro de Portugal, marcou um penal de Courtois em Mbappé e expulsou o arqueiro do Real. Na verificação compulsória pelo VAR, todavia, invalidou a jogada para apontar, bem antes, uma infração sobre Marcelo, no meio do gramado.

Sem atuar desde 14 de Outubro, por causa de uma lesão de coxa, no intervalo Neymar substituiu o inútil Gueye. Aliás, o também inútil Neymar, que não pegou na bola e, ainda, numa dividida frouxa, propiciou o contra-ataque de Marcelo e a cabeçada de Benzema, 2 X 0, aos 79’. Por azar do Real, todavia, logo aos 81, numa trapalhada de Varane e Courtois, o esperto Mbappé desfrutaria, 1 X 2. E o Real ainda mais se desconcertaria aos 81, um titubeio patético de toda a sua retaguarda, o chute de canhota de Pablo Sarábia, 2 X 2. Nos acréscimos dos acréscimos o galês Gareth Bale cobrou uma infração no travessão. Ao menos os “Merengues” ficaram com a vaga do vice.

Galatasaray 1 X 1 Club Brugge
Turk Telekom Stadium, Istambul, 34.500 lugares

(Adem Buyuk X Krépin Diatta)
O gol do empate, do senegalês Krépin Diatta, dentro dos acréscimos, devolveu ao belgas, ainda, ao menos a esperança de um lugar na Europa League.

CLASSIFICAÇÃO
1 – Paris Saint-Germain FC (Fra)

13pts – 5j/4v/1e/0d = 12gp/2gc
2 – Real Madrid (Esp)
8pts – 5j/2v/2e/1d = 11p/7gc
3 – Club Brugge KV (Bel)
3pts – 5j/0v/3e/2d = 3gp/9gc
4 – Galatasaray SK (Tur)
2pts – 5j/0v/2e/3d = 1gp/9gc

Jogos do dia 11/12
PSG X Galatasaray
Club Brugge X Real Madrid

Tottenham

Tottenham

Reprodução

GRUPO B

Tottenham 4 X 2 Olympíacos
Tottenham Hotspur Stadium, Londres, 57.024 lugares

(Dele Alli, Harry Kane/2, Aurier X Al Arabi, Semedo)
Garantido o Bayern, o Tottenham se promoveria no caso de bater o Olympíacos. Também seguiria à frente no caso de empatar e o Estrela Vermelha não superar os tedescos. De todo modo, levou um susto monumental, logo aos 6’, um foguete de esquerda, disparado pelo francês Al Arabi. Incrível, depois de cinco temporadas, na primeira porfia dos “Spurs” sem Maurício Pochettino, na estréia de José Mourinho como treinador.

Pior, Rúben Semedo, um lusitano como “The One”, aos 19’, duplicaria o placar. Tensos, os britânicos somente se recuperariam, aos 45’, quando Dele Alli aproveitou uma furada estratosférica do becão tunisino Yassine Meriah. Então, aos 50’, o capitão Harry Kane, e sempre ele, nos momentos de ultra-necessidade, obteria 2 X 2. Daí, aos 73’, Aurier festejaria os 3 X 2 para Mourinho. E Harry Kane, aos 77’, numa testada primorosa, levantamento de Christian Eriksen, completaria o alívio do novo "mister" dos londrinos.

Estrela Vermelha 0 X 6 Bayern
Rajko Mitic Stadium, Belgrado, 44.118 lugares

(Goretzka, Lewandowski4/1pen, Tolisso)
Saudades do Zvezdina Zvezda dos tempos do antológico Rajko Mitic, agora nome do seu estádio, o estupendo atacante que, entre 1945 e 1958, em 572 pelejas, honrou a sua camisa ao realizar 262 gols. Hoje, um dos piores times dos 32 da fase de chaves. Com seus quatro, ironia, o polonês Lewandowski subiu aos 10 na artilharia desta CL, três além do norueguês Haaland, que nesta quarta tenta voltar ao topo com o RB Salzburg.

CLASSIFICAÇÃO
1 – Bayern Munique (Ale)

15pts – 5j/5v/0e/0d = 21gp/4gc
2 – Tottenham Hotspur FC (Ing)
10pts – 5j/3v/1e/1d = 17gp/11gc
3 – Estrela Vermelha (Ser)
3pts – 5j/1v/0e/4d = 3gp/19gc
4 – Olympíacos FC (Gre)
1pts – 5j/0v/1e/4d = 7gp/14gc

Jogos do dia 11/12
Olympíacos X Estrela Vermelha
Bayern X Tottenham

Manchester City

Manchester City

Reprodução

GRUPO C

Manchester City 1 X 1 Shakhtar Donetsk
Etihad Stadium, Manchester, 52.020 lugares

(Gundogan X Solomon)
Embora com uma apresentação lastimável, no seu Etihad quase repleto, ao City bastou a igualdade, contra o Shakhtar, para se promover.

Atalanta 2 X 0 Dínamo Zagreb
Stadio San Siro, Milão, 28.365 lugares

(Muriel/pen, Alejandro Gómez)
Dois tentos sul-americanos, da Colômbia e da Argentina. E o segundo qualificado do Grupo C apenas sairá da rodada derradeira.

CLASSIFICAÇÃO
1 – Manchester City FC (Ing)

11pts – 5j/3v/2e/0d = 12gp/3gc
2 – FC Shakhtar Donetsk (Ucr)
6pts – 5j/1v/3e/1d = 8gp/10gc
3 – GNK Dínamo Zagreb (Cro)
5pts – 5j/1v/2e/2d = 9gp/9gc
4 – Atalanta BC (Ita)
4pts – 5j/1v/1e/3d = 5gp/12gc

Jogos do dia 11/12
Dínamo Zagreb X Manchester City
Shakhtar Donetsk X Atalanta

Juventus

Juventus

juventus.com

GRUPO D

Juventus 1 X 0 Atlético de Madrid
Allianz Stadium, Turim, 40.486 lugares

(Dybala)
De novo incapaz de assimilar os ditames de Maurízio Sarri, depois de meia década de Massimiliano Allegri, o elenco da “Senhora” padeceu bastante até fazer 1 X 0, e de uma forma de fato fenomenal. Já nos acréscimos da etapa inicial, absolutamente sem ângulo, a menos de dois metros da linha de fundo, Dybala cobrou uma infração de canhota e fulminou o arqueiro Oblak. Os “Colchoneros”, agora, têm que superar o Lokomotiv no próximo dia 11.

Lokomotiv Moscou 0 X 2 Bayer Leverkusen
RZD Arena, Moscou, 25.757 lugares

(Zhemaletdinov/con, Sven Bender)
Um tento contra e um lance espetacular, alçamento de Aránguiz, ex-Inter de Porto Alegre, para um petardo do lateral Sven Bender, devolveram aos tedescos a chance de uma briga pela repescagem à Europa League.

CLASSIFICAÇÃO
1 – Juventus FC (Ita)

13pts – 5j/4v/1e/0d = 10gp/4gc
2 – Atlético de Madrid (Esp)
7pts – 5j/2v/1e/2d = 6gp/5gc
3 – Bayer Leverkusen FG (Ale)
6pts – 5j/2v/0e/3d = 5gp/7gc
4 – FC Lokomotiv (Rus)
3pts – 5j/1v/0e/4d = 4gp/9gc

Jogos do dia 11/12
Atlético de Madrid X Lokomotiv Moscou
Bayer Leverkusen X Juventus


Gostou? Clique em “Compartilhar”, ou em “Twittar”, ou deixe a sua opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço!