O "Calcio" tenta resgatar dentro de casa o ânimo que perdeu na Europa
Só o Milan e o Napoli venceram nos torneios da UEFA, Agora, mais um fim-de-semana de "Nazionale" e três dias de batalha nos torneios do continente
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti
Foi horrorosa, na Liga dos Campeões, e quase excelente, na Liga Europa, a participação das agremiações da Itália nas duas competições administradas pela UEFA. Na LE, o “Calcio” tem três equipes entre as 158 inscritas. No seu San Siro, o Milan suplantou o Sparta Praha da República Tcheca por 3 X 0. Em visita à Espanha, o Napoli superou o Real Sociedad por 1 X 0. Somente a Roma escorregou, ao ficar no placar de 0 X 0 com o CSKA da Bulgária. Na LC, são quatro as peninsulares entre as 79 disputantes. E lá aconteceram duas igualdades preocupantes: Shakhtar Donetsk da Ucrânia 1 X 1 Internazionale, e Atalanta 2 X 2 Ajax da Holanda. Menos ruim o empate da Lazio, 1 X 1, com o Club Brugge na Bélgica. Lastimável, todavia, o tombo patético da Juventus, 0 X 2 Barcelona, dentro do seu vazio Allianz Stadium de Turim.
Obviamente, e desafortunadamente, permanecem tristes as contingências que a Covid-19 derramou no planeta e, claro, no Futebol. Além de todos os rigores da segurança e do combate à pandemia, se comprimiram calendários e campeonatos. E, como transcorreu na semana anterior, de novo na próxima, sem os interregnos que eram habituais em anos passados, se desenrolará de forma encavalada a terceira jornada das duas competições. Na terça-feira, dia 3 de Novembro, e na quarta, dia 4, a LC. Na quinta, dia 5, a LE. Como o “Nazionale” da Itália também sofre com a falta de datas, sobrarão 72 horas para as sete agremiações se exibirem em partidas pela “giornata” número 6.
A epopéia principia no sábado com os combates das duas esquadras “nerazzurre” da Lombardia. Na quarta posição, 10 pontos, a Inter hospeda o Parma, meros 4. Sexto lugar, 9 pontos, a Atalanta viaja até o sul da Bota para desafiar o Crotone que, em quatro duelos, só conseguiu arrancar um empatezinho à Juventus. O domingo mostrará, ao menos, um confronto direto no topo da tabela. Vice-líder, nos 11 pontos, o Napoli recebe o Sassuolo, ameaçador, com 10. Líder com 13, o Milan visita a Udinese, empacada com 3 mas capaz de reviravoltas e de surpresas. A Juve, 9, tenta o resgate diante do Spezia estreante, nos 5. A Lazio, com 7, vai ao Piemonte se debater com o Torino, 1 ponto mas uma porfia menos. E a Roma, 8, luta para se desvencilhar da Fiorentina, bem perto, 7, e perigosa mesmo no Stadio Olimpico.
Não haverá, na segunda-feira 2, no “Nazionale”, um jogo com time incluído nos torneios da UEFA. Todavia, bem importante para os efeitos da classificação, o Verona, nos 8 pontos, pegará o Benevento, que tem três. Uma vitória do Verona, somada a quedas eventuais de Atalanta, Inter e Juve, colocará os “Gialloblù” do Vêneto em plena Zona Uefa, fato que poderá desalentar os rivais, já provenientes de performances insuficientes e diante de complexidades bem alentadas. No dia 3, pela LC, no Grupo B, a Inter, 2 pontos e a terceira colocação, se digladiará, em Madrid, com o desesperado Real, inacreditavelmente o último da turma, um degrau atrás. Pelo Grupo D, a Atalanta, com 4, no segundo posto, receberá exatamente o líder Liverpool, que tem 6. Lógico, um seu triunfo será convenientemente tranqüilizador.
Com 4 pontos, a Lazio ocupa o topo da tabela do Grupo F. Um golzinho mais de saldo que o Brugge, também 4. Só que, encostadinho, segue o Borussia Dortmund, nos 3. E quarta-feira, dia 3, a “Águia” voa até São Petersburgo, na Rússia, onde brigará contra o zerado, aflitíssimo Zenit. Parecia pior, no Grupo H, a missão da Juventus, uma outra vez arriscada a não utilizar o seu astro Cristiano Ronaldo, portador assintomático do Novo Coronavírus. Na noite de sexta-feira, contudo, os médicos da "Senhora" liberaram o CR7 do isolamento. Com 3 pontos, a Juve espera ultrapassar, na Hungria, o também zerado e angustiado Ferencvarós. E espera que, na Espanha, o líder Barcelona, nos 6, consiga detonar o Dynamo Kiyv da Ucrânia, só um mínimo pontinho.
Gostou? Clique num dos ícones para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, use máscara. E fique com o meu abração virtual! Obrigadíssimo!
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.