Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Silvio Lancellotti - Blogs

No Xadrez, Magnus Carlsen levanta o seu quinto Mundial consecutivo

Aos 31 de idade, o norueguês sumariamente ignorou o desafiante russo e não lhe permitiu um único triunfo em 11 das 14 partidas programadas para o torneio. Foram quatro vitórias e sete empates.

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Magnus Carlsen
Magnus Carlsen

Literalmente uma epopéia de corações e mentes. Enfim se encerrou, nesta sexta-feira, dia 10 de Dezembro, uma batalha que se inaugurou em 17 de Março de 2020 e se destinava a encontrar um herdeiro eventual para Magnus Carlsen, o norueguês de 31 anos de idade, desde 2013 o campeão mundial de Xadrez. Final de Grande Mestre, e o melhor de todos, mesmo, nesse tempo todo, na quinta vez em que defendeu o seu título ele sumariamente ignorou o rival de plantão, o russo Ian Nepomniachtchi, o Nepo, apenas quatro meses e meio mais velho. Carlsen sequer necessitou completar o ciclo previsto de 14 partidas. Já na 11ª contenda do “match”, obteve a quarta vitória contra nenhuma do Nepo, acumulou 7 ½ pontos a 3 ½, e se tornou inacessível. Houve sete empates. No Xadrez, o triunfo conta um ponto cheio e a igualdade vale a metade. Ou, meio ponto para cada um dos jogadores.

Carlsen X Nepo, a rendição do russo
Carlsen X Nepo, a rendição do russo

O campeonato das 64 casas, 34 pretas e 32 brancas, ostenta uma rara peculiaridade. O campeão meramente espera que astros de todo o planeta se engalfinhem em certames nacionais, ragionais, zonais etcetera, até que se qualifiquem oito ao chamado Torneio de Candidatos, de onde acaba por sair o desafiante. Habitualmente, o Torneio de Candidatos se desenrola em, no máximo, dois meses. Mas, aquele que se inaugurou em 17 de Março de 2020 se interrompeu em 27, inevitável consequência da Covid-19. Somente em Abril de 2021 pôde recomeçar, com o triunfo do Nepo, que nada sugere o folclórico e professoral enxadrista “nerd” das lendas do passado. Um tipo exótico, sempre bem-humorado, o Nepo apresenta os seus cabelos, invariavelmente longos, bem enrolados num birotinho.

Com Liv Tyler
Com Liv Tyler

Não teve a menor chance de destronar Carlsen, todavia. O norueguês que, também, nada tem do obsessivo que se imagina, filho de um consultor de arte e de uma química, combina a fantasia estética do pai e a racionalidade da mãe. Com dois anos de idade, por exemplo, surpreendeu o casal ao completar, sozinho, vastos quebra-cabeças inspirados em telas de pintores famosos. Aos cinco se fascinou com o Xadrez que suas três irmãs praticavam e não sossegou enquanto não suplantou a mais velha. Curiosidade: por causa da mana, virou vegetariano. Dotado de uma memória de fato fantástica, aos oito arrebatou o título infanto-juvenil da sua pátria. E não deixou de estudar – numa escola em que se exigia dedicação aos esportes. Avidamente acompanha o Futebol da Europa, torce pelo Real Madrid. E consome as suas horas vagas como modelo de publicidade ao lado de estrelas do brilho da norte-americana Liv Tyler. Sem dizer que já protagonizou a si mesmo em “Os Simpsons”.

Com Homer, em "Os Simpsons"
Com Homer, em "Os Simpsons"

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o abraço virtual do Sílvio Lancellotti! Obrigadíssimo!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.