No Calcio, trinta jogos em treze dias e a Juventus cada vez mais líder
Depois da suspensão provocada pela Covid-19, enquanto a "Senhora" crescia na tabela, as suas perseguidoras, a Lazio e a Inter, meramente empacaram
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Impressionante recuperação. Em 9 de Março, realizadas 256 partidas do seu total de 380, a impiedosa pandemia Covid-19 interrompeu o curso normal do Campeonato Italiano de 2019/20. O certame apenas se reaprumou entre 20 e 22 de Março, quando pôde resgatar quatro partidas atrasadas e, exatas 16 semanas depois da suspensão, realizar a sua rodada de número 27 e se aliviar com 270 pugnas, de um total de 380, efetivamente completadas. Acumulado este domingo, 5 de Julho, se passaram 13 dias e, com Napoli 2 X 1 Roma, só nesse intervalo super-compacto aconteceram outras 30 porfias.

Uma curiosidade: na ocasião da retomada a Juventus já liderava a tabela de classificação com 63 pontos porém sofria uma perseguição sufocante da Lazio, 62, e da Internazionale, 57. Encerrada a jornada 30, depois de Juve 4 X 1 Torino, Lazio 0 X 3 Milan e Inter 1 X 2 Bologna, essa situação se revirou de maneira impactante. Desde então, a “Senhora”, ou a “Zebra” do Piemonte, venceu as suas quatro pugnas e escalou o patamar dos 75 pontos. A “Águia” da capital, que fantasiava a possibilidade de abiscoitar o seu terceiro “scudetto” numa história de 120 anos, paulatinamente se desmilinguiu e estacou nos 68 pontos. Pior, a “Biscione”, a serpente mitológica da Lombardia, se arrasta nos 64. E ainda padece com a proximidade da ótima Atalanta, 63.

Antes da rodada 31, que se distribuirá entre esta terça-feira, dia 7, e a quinta, 9, o campeonato acumula 300 partidas e 916 tentos, média de 3,05. Na terça, a “Senhora” visitará o Milan, 46 pontos, em ascensão e em briga com a Roma, 48, e com o Napoli, 48, por uma vaga na próxima Europa League. Na mesma data, em viagem até o sul, a “Águia” desafiará um adversário teoricamente brando, o Lecce, apenas 25 pontos mas desesperado para fugir do risco do rebaixamento – e o elenco da Lazio padece dizimado por contusões. Atalanta e Inter cumprirão missões diferentes. Mais sossegada aquela da “Deusa”, que hospedará uma frágil Sampdoria, 32. A “Biscione” visitará o difícil Verona. 42.
Os outros prélios:
Quarta, dia 8:
Fiorentina (34) X Cagliari (39)
Genoa (27) X Napoli (48)
Bologna (41) X Sassuolo (40)
Roma (40) X Parma (39)
Torino (31) X Brescia (21)
Quinta, dia 9:
SPAL (19) X Udinese (32)
Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Twittar”, ou deixe a sua opinião em “Comentários”. Obrigado. Fique em casa, que eu fico a dever um abração!