No Calcio de 2021/2022, seguem cabeça a cabeça o Milan e a Inter
Neste domingo, 1º de maio, pela jornada #35 do Campeonato da Bota, as duas agremiações da Lombardia ganharam seus jogos. A três rodadas do desfecho, se distanciam por apenas dois pontos.
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Embora o líder na classificação, neste domingo, dia 1º de Maio, o Milan aterrissou na rodada 35 do Campeonato da Bota, na temporada de 2021/2022, somente com o quinto ataque mais potente no certame, 60 tentos em 34 jogos, a média precária de 1,74. Também não ostentava a melhor das retaguardas, 30 tentos cedidos, média apenas respeitável, 0,86. Por quê tal primazia na tabela, então? A resposta é simples e é lógica: aplicação e conjunto. Mesmo sem um único dos seus rapazes dentre os vinte artilheiros principais do “Nazionale” o treinador Stefano Pioli soube como distribuir os gols do clube por 16 atletas diferentes.

Na partida desde domingo, um triunfo de 1 X 0 contra a Fiorentina, pela primeira vez no torneio um dos pupilos de Pioli, o português Rafael Leão, alcançou a marca dos dez tentos no torneio. E como a vice-líder, a rivalérrima Inter, em viagem, conseguiu sobrepujar a Udinese, 2 X 1, a vantagem na classificação permaneceu nos dois pontos. Ainda sobram nove em disputa e, na próxima rodada, os dois primos-inimigos da Lombardia enfrentarão times de meio de tabela, respectivamente o Verona e o Empoli. O Milan como visitante. A Inter, em seus domínios. Tradução: o campeonato continuará tenso e empolgante.
Eis todos os cotejos da “domenica”:

MILAN (1º/77/35) 1 X 0 FIORENTINA (7º/56/35)
Milão, Stadio di San Siro
Árbitro: Paolo Valeri
Gol: Rafael Leão
No mero acaso, uma barbeiragem clamorosa do arqueiro Terracciano, o Milan abiscoitou os três pontos numa contenda em que a Fiorentina merecia, no mínimo, o empate. Aos 82’, quando Stefano Pioli, exasperado pela impotênia da sua ofensiva, inclusive havia trocado seis por meia-dúzia, ou Giroud por Ibrahimovic, com a pelota absolutamente dominada o “portiere”, substituto do titular Dragowski, ao invés de desferir um chutão à frente tentou um passe e, na realidade, municiou Rafael Leão, que invadiu o flanco esquerdo da área da “Viola” e bateu cruzado. Enquanto o arqueiro se penalizava pela falha, o público, recorde no San Siro na temporada, mais de 75.000 pessoas, vibrava na soma de alívio e de satisfação.

UDINESE (12º/43/35) X INTER (2º/75/35)
Ùdine, Dacia Arena
Árbitro: Daniele Chiffi
Gols: Pussetto X Perisic, Lautaro Martínez
Ainda na etapa inicial, aos 12 e aos 39’, os dois tentos de cabeça, a Inter consolidou o seu triunfo na linda arena da Udinese. Apenas aos 72’ a dona da casa mexeu no placar, infração cobrada por Deulofeu, espalmada acrobática de Handanovic e o aproveitamento da sobra por Pussetto com a meta praticamente vazia. Até então, Simone Inzaghi, o treinador da atual campeã da Itália, não havia realizado qualquer mudança. E imediatamente fez quatro alterações, protegeu a sua retaguarda, reforçou o seu meio de campo e, sem atribulações, sem maiores empecilhos ou dificuldades, segurou os três pontos essenciais.

JUVENTUS (4º/69/35) X VENEZIA (20º/22/34)
Turim, Allianz Stadium
Árbitro: Alessandro Prontera
Gols: Bonucci/2 X Aramu
Depois de um começo terrível, no ano de 2021, quando chegou a ocupar a décima posição na tabela, em 2022 a “Senhora” reagiu e, em 19 partidas, venceu 13, empatou cinco o apenas perdeu da Inter, ascensão que a depositou no quarto lugar, com direito a vaga na futura Champions League. Chegou a ficar 16 pontos atrás do Napoli e, com o seu sucesso desta “domenica” sobre o Venezia, reduziu a distância a um único degrau e já pode, simbolicamente, desejar a conquista do bronze do torneio. Foi no sufoco, porém, e graças a dois tentos de oportunismo do capitão Bonucci, no exato dia em que festejou seus 35 anos.
ROMA (5º/59/35) X BOLOGNA (13º/43/35)
Roma, Stadio Olìmpico
Árbitro: Michael Fabbri
EMPOLI (14º/37/35) 1 X 3 TORINO (10º/47/35)
Empoli, Stadio Carlo Castellani
Árbitro: Francesco Cosso
Gols: Zurkowski X Belotti/3/2pen
Na segunda-feira, dia 2 de Maio:
ATALANTA (8º/55/34) X SALERNITANA (18º/25/33)
Bérgamo, Gewiss Stadium
Árbitro: Marco Guida
Cotejos do sábado:
NAPOLI (3º/70/35) 6 X 1 SASSUOLO (11º/46/35)
Gols: Koulibaly, Victor Osimhen, Lozano, Mertens/2, Rahmani X Maxime Lopez

SPEZIA (16º/33/34) X LAZIO (5º/56/34)
Gols: Amian, Agudelo, Hristov X Immobile/pen, Provedel/con, Milinkovic-Savic, Acerbi
CAGLIARI (17º/28/35) 1 X 2 VERONA (9º/52/35)
Gols: João Pedro X Barak, Caprari
SAMPDORIA (15º/30/34) 1 X 0 GENOA (19º/25/34)
Gol: Sabiri

Inaugurada em 21 de agosto de 2021, e com seu desfecho previsto para 22 de maio de 2022, esta edição da Série A do Futebol da Velha Bota, a 120ª na História do Calcio, a 90ª desde a implantação do campeonato de pontos corridos, já viu 348 jogos e 993 tentos, média de 2,85. Principais artilheiros: com 27 gols, Ciro Immobile (Lazio); Dusan Vlahovic, 23 (Fiorentina/Juve = 17/6); Lautaro Martínez (Inter) e Giovanni Simeone (Verona), 16; Tammy Abraham (Roma), 15; Domenico Berardi (Sassuolo), 14; Marko Arnautovic (Bologna), João Pedro (Cagliari), Edin Dzeko (Inter), Viktor Osimhen (Napoli) e Gianluca Scamacca (Sassuolo), 13; Andrea Pinamonti (Empoli), Gerard Deulofeu (Udinese) e Gianluca Caprari (Verona), 12; Mario Pasalic (Atalanta), Dries Mertens (Napoli), Francesco Caputo (Sampdoria), Beto (Udinese) e Antonin Barak (Verona), 11.

Nas semifinais das três Copas da UEFA, das sete agremiações da Bota que entraram nas competições, sobrou a Roma na nova Conference League, a Liga Conferência, ou a CoL. Na Inglaterra, até conseguiu um resultado muito bom, Leicester City 1 x 1. Na próxima quinta, 5 de maio, fará a volta em casa. Nada complicado imaginar que vença. Do mesmo dia 5 até o dia 9, então, o Calcio retomará as atenções. Eis os próximos jogos do atual Italiano:
Dia 5, quinta-feira:
SALERNITANA X VENEZIA
(recuperação de porfia suspensa pela Covid-19)
Dia 6, sexta-feira:
INTER X EMPOLI
GENOA X JUVENTUS
Dia 7, sábado:
TORINO X NAPOLI
SASSUOLO X UDINESE
LAZIO X SAMPDORIA
Dia 8, domingo:
SPEZIA X ATALANTA
VENEZIA X BOLOGNA
SALERNITANA X CAGLIARI
VERONA X MILAN
Dia 9, segunda-feira:
FIORENTINA X ROMA
Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, vã com cautela e solidariedade, use máscara, por favor. E fique com o meu abraço virtual! Obrigadíssimo!