Silvio Lancellotti Neste domingo do Campeonato Italiano, as últimas definições

Neste domingo do Campeonato Italiano, as últimas definições

Já se conhecem o campeão, a Internazionale, e os três rebaixados: Benevento, Crotone e Parma. Falta saber, porém, quais serão todos os clubes da Bota que disputarão as três próximas Copas da UEFA.

A taça de Campeão da Itália

A taça de Campeão da Itália

FIGC

Termina neste domingo, 23 de Maio, o mais inusitado, o mais esquisito Campeonato Italiano de todos os tempos. Agora na 119ª edição desde a sua inauguração em 1898, na 89ª desde que recebeu o formato de pontos corridos e de turno e returno em 1929, o torneio chegou a evaporar dos calendários por causa das duas guerras mundiais. No entanto, nunca, ostentasse 16 ou 18 ou 20 clubes, jamais realizou praticamente todas as suas partidas sem público nos estádios. Regras de segurança, a resposta obrigatória do “Calcio” à pandemia Covid-19, meramente admitiram que turmas irrelevantes de “tifosi” pudessem se espalhar através das arquibancadas na rodada 38, a derradeira.

Estádio vazio, a constante no certame da Bota em 2020/2021

Estádio vazio, a constante no certame da Bota em 2020/2021

@Serie A Calcio

Até aqui, o certame atual, com 20 clubes, apresentou 373 partidas e registrou 1.140 tentos, a média ótima de 3,06. E embora apenas faltem mais sete pelejas para se acabar, três de suas facetas ainda precisam de alguma lapidação. Ou: muitas emoções à vista.


QUESTÕES SOLUCIONADAS

A capa do Twitter da Inter

A capa do Twitter da Inter

@Inter

O Título
Depois de um começo obvia e naturalmente embolado, da quarta rodada até a “giornata” de número 21 o Milan airosamente liderou a classificação. Porém, perdeu dois combates em sequência e permitiu que Internazionale, sua rivalíssima de cidade, assumisse a ponta e depressa decolasse, Na rodada 34 a Inter abiscoitou, por antecipação, o seu “scudetto” de número 19, um galardão que a "nerazzurra" não conquistava desde 2009/2010.

O Empoli, campeão da Série B

O Empoli, campeão da Série B

@Empoli

O Rebaixamento (e o acesso)
Caem três times no “Calcio”, o Futebol da Bota. E desde o princípio do certame ficou transparente a fragilidade do Crotone, que só não fechou o campeonato na lanterninha porque o Parma, a partir da rodada 30, perdeu nove jogos consecutivos. O Benevento ainda preservou uma chance bem escassa de sobrevivência até a “giornata” 37 quando empatou, mesmo mandante, ironia, com o Crotone, e daí permitiu que Torino e Cagliari se livrassem do risco. Da Série B, claro, sobem três times. Já se garantiram Empoli e Salernitana. Em dois prélios, neste domingo 23 e no dia 29, Citadella e Venezia duelarão pela terceira vaga.


QUESTÕES INDEFINIDAS

A taça da "Champions"

A taça da "Champions"

@ChampionsLeague

Liga dos Campeões
Pela sua colocação no ranking da UEFA, a entidade que cuida do Futebol na Europa, a Itália tem direito a quatro vagas na “Champions League”. Garantidas a Inter, pelo seu “scudetto”, e a Atalanta, pelos seus pontos na tabela, disputam as outras, nesta jornada derradeira, o Milan, o Napoli e a Juventus. Cada qual com 76 pontos, o Milan e o Napoli dependem de seus próprios resultados, contra a Atalanta em viagem até Bérgamo, e diante do Verona na Terra da Pizza. A Juventus necessita superar o Bologna, no campo do inimigo, e torcer para tropeços do Milan ou do Napoli. Detalhe: na última quarta-feira a Juve levou a Copa Itália da temporada ao suplantar a Atalanta, 2 X 1. Como regirá a "Deusa" diante do "Diavolo"?

A taça da Liga Europa

A taça da Liga Europa

@europaleague

Liga Europa
A Bota tem direito a duas vagas. Uma será da agremiação que ficar fora da “Champions”. A outra será da Lazio, a "Águia", já estabelecida na sexta colocação do "Nazionale".

Liga Conferência
Para a novíssima competição interclubes idealizada pela UEFA, a Itália poderá apresentar uma equipe. Batalham a Roma, nos 61 pontos, e o Sassuolo, 59. A Roma viaja até a Ligúria, onde enfrentará o descompromissado Spezia. E o Sassuolo hospeda a Lazio. No caso de a Roma empatar e o Sassuolo vencer, ocorrerá uma igualdade em 62 pontos e a definição acontecerá no critério do saldo de gols. Hoje, a “Loba” leva vantagem, de 10 contra 6.


Os jogos da jornada 38, a derradeira do “Nazionale”:

NO SÁBADO:
Cagliari (37/16) 0 X 1 Genoa (39/11)
Crotone (23/19) 0 X 0 Fiorentina (40/14)
Sampdoria (52/9) 3 X 0 Parma (20/20)

Atalanta X Milan, o cotejo crucial da rodada derradeira

Atalanta X Milan, o cotejo crucial da rodada derradeira

Reprodução

NO DOMINGO
Atalanta (78 pontos/2º lugar) X Milan (76/3)
Bologna (41/12) X Juventus (75/5)
Inter (88/1) X Udinese (40/13)
Napoli (76/4) X Verona (44/10)
Sassuolo(59/8) X Lazio (68/6)
Spezia (38/15) X Roma (61/7)
Torino (36/17) X Benevento (32/18) 

 

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o meu abraço virtual! Obrigadíssimo!

Últimas