Silvio Lancellotti Nas semis da Copa Italia, Inter X Juventus e Atalanta X Napoli

Nas semis da Copa Italia, Inter X Juventus e Atalanta X Napoli

E a penúltima fase da competição de 2020/2021, a 74ª na História do "Calcio", já começa no dia de de Fevereiro, na próxima semana. Só na etapa das semis os mata-matas têm jogos de ida e volta.

Lozano e Insigne, também o Napoli nas semis da Copa Itália

Lozano e Insigne, também o Napoli nas semis da Copa Itália

@SSCNapoli

Depois de 74 cotejos, todos no estilo mata-mata de jogo único, se completou nesta quinta-feira, dia 26 de Janeiro, o quarteto de semifinalistas da Copa Itália de 2020/2021. Como se imaginava, no seu Diego Armando Maradona da Terra da Pizza, o Napoli sobrepujou o Spezia, 4 X 2, e se somou à Atalanta de Bérgamo, á Juventus de Turim e à Internazionale de Milão na etapa mais invulgar desta edição de número 74 da competição. Desde o seu início, em 22 de Setembro, somente a fase das semis, a sétima de toda a disputa, terá combates de ida e retorno. A Liga de Clubes, aliás, na manhã da quinta-feira já havia decidido que modificaria as datas dos duelos. As semis não mais se desenrolarão numa mesma data.

A taça da Copa Itália

A taça da Copa Itália

Reprodução

Eis os confrontos, sempre às 16h45, de Brasília:

Dia 2 de Fevereiro, terça-feira
Em Milão, no Giseppe Meazza
Internazionale X Juventus

Dia 3 de Fevereiro, quarta-feira
Em Nápoles, no Diego Armando Maradona
Napoli X Atalanta

Dia 9 de Fevereiro, terça-feira
Em Turim, Allianz Stadium
Juventus X Internazionale

Dia 10 de Fevereiro, quarta-feira
Em Bérgamo, no Gewiss Stadium
Atalanta X Napoli

A alegria de Hamza Rafia, o salvador da Juve contra o Genoa

A alegria de Hamza Rafia, o salvador da Juve contra o Genoa

@JuventusFC

A Inter, ou a “Biscione”, a serpente mitológica de Milão, na Lombardia, se beneficiou do fato de integrar o ranking das oito melhores agremiações da Bota na temporada de 2019/2020, e entrou diretamente nas oitavas de final. Daí, passou pela Fiorentina e pelo Milan, 2 X 1 e 2 X 1. Idem, a Juventus apenas principiou nas oitavas mas padeceu um pouquinho mais. Abriu 2 X 0 sobre o Genoa, permitiu a igualdade em 2 X 2 e daí necessitou que, na prorrogação, Hamza Rafia, um tunisino de 19 anos, perpetrasse os 3 X 2. Mais tranqüila, depois, a pugna contra a SPAL, 4 X 0. E mesmo sem o artilheiro Cristiano Ronaldo.

Apesar da expulsão de Palomino, a Atalanta passou pela Lazio

Apesar da expulsão de Palomino, a Atalanta passou pela Lazio

@Atalanta_BC

Apelidada de a “Deusa” de Bérgamo, a Atalanta, também entre as oito melhores do ranking, sossegadamente bateu o Cagliari da Sardegna, 3 X 1, e então, na contenda mais empolgante das quartas, mesmo com menos um jogador, expulso o lateral Palomino, superou a Lazio de Roma por 3 X 2. No seu San Paolo, rebatizado de Diego Armando Maradona, o Napoli de Gennaro Gattuso, relaxadamente, se limitou a uma “passeggiata” contra o lento Spezia, que até aceitou um gol inusitado do becão Koulibaly aos 5’.

Koulibaly, quem diria, o autor do gol de abertura, antes dos 5'

Koulibaly, quem diria, o autor do gol de abertura, antes dos 5'

@SSCNapoli

Os tentos de Lozano, Politano e Elmas, 4 X 0 ainda antes do intervalo, insinuaram um massacre no segundo tempo. O “Burro” da Terra da Pizza, contudo, preferiu preservar as energias e o Spezia se encheu com novos brios, anotou duas “reti” em menos de dois minutos, Emmanuel Gyasi aos 71 e Gennaro Acampora aos 73. Já irritadíssimo pelo atraso na reforma do seu contrato, já em busca de outras possibilidades na carreira, mais um cujo relacionamento com o dono/presidente Aurelio De Laurentiis lastimavelmente se deteriora, Gattuso passou a berrar com os pupilos. E evitou que o seu triunfo acabasse maculado.

Lozano, 2 X 0, o prenúncio do massacre que não houve

Lozano, 2 X 0, o prenúncio do massacre que não houve

@SSCNapoli

Pelo regulamento da Copa, que estimula a integração da Itália dos Alpes até o Mediterrâneo e oferece aos clubes menores a oportunidade de desafiarem os grandes, desta edição puderam participar 78 times: os 20 da Série A, os 20 da B, 29 da C e 9 da D. Só dois da B, além da SPAL o Empoli, chegaram à etapa das oitavas. E todos os quatro da A que resistiram até as semis, nesta semana, quando se encerrou o primeiro turno do “Nazionale”, se localizam nas chamadas zonas de qualificação à Europa: a Inter 2ª, Juve a 4ª, Atalanta a 5ª e Napoli o 6º. Caíram fora o líder Milan e a Roma 3ª. Nos 74 cotejos houve 223 tentos, boa média de 3,01. Um pouquinho inferior à da Serie A, até aqui de 3,10.

Gattuso e seus pupilos, na comemoração da Copa Itália de 2019/2020

Gattuso e seus pupilos, na comemoração da Copa Itália de 2019/2020

@SSCNapoli

O Napoli levantou a taça da edição 73, em 2019/20, e por isso mereceu o direito de costurar uma “coccarda”, uma auréola tricolor, em verde-branco-vermelho, em todos os seus fardamentos. Consequência da Covid-19, os prélios da Copa, como os do “Nazionale”, ocorrem sem qualquer platéia. Assim, não se considera crucial o “fator-campo-e-torcida”. De todo modo, claro que os não-mandantes se desgastam com os deslocamentos. Menos Juve e Inter, de sedes distantes meros 126 quilômetros. A Atalanta e o Napoli, entretanto, precisarão a percorrer 798 quilômetros, evidentemente no conforto de um avião.

Os vinte clubes da Série A em 2020/2021

Os vinte clubes da Série A em 2020/2021

Reprodução

Eis os confrontos da 30ª “giornata” do Campeonato:

Sexta, dia 29
Torino (14pts/17ºlugar) X Fiorentina (21/12)

Sábado, dia 30
Bologna  (20/13) X Milan (43/1)
Sampdoria (26/10) X Juventus (36/4)*
Inter (41/2) X Benevento (22/11)

Domingo, dia 31
Spezia (18/15) X Udinese (18/15)
Atalanta (36/5) X Lazio (34/7)
Cagliari (14/18) X Sassuolo (30/9)
Crotone (12/20) X Genoa (18/16)
Napoli (34/6)* X Parma (13/19)
Roma (37/3) X Verona (30/8)

* Juventus e Napoli, um jogo menos


Gostou? Clique num dos ícones para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, use máscara. E fique com o meu abração virtual! Obrigadíssimo!

Últimas