Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Silvio Lancellotti - Blogs
Publicidade

Não param os mata-matas de classificação da Champions League

Nesta semana, terça-feira 26 e quarta-feira 27, aconteceu mais uma rodada das etapas qualificatórias da principal competição interclubes do planeta. E mais doze agremiações se promoveram

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

A taça da Champions, em Istambul
A taça da Champions, em Istambul A taça da Champions, em Istambul

Terminou nesta semana, com partidas na terça-feira, 26 de julho, e também na quarta, dia 27, a segunda jornada da fase qualificatória da Champions League da Uefa, ou ChL, a Liga dos Campeões. Nesta temporada, 2022/23, a principal competição do Futebol no planeta realiza a sua edição de número 68 desde que nasceu, em 1955, e a 31ª desde que se modernizou, ou que se exacerbou, em 1993. Detém a taça o Real Madrid, que em 2021/22 arrebatou o seu 14º galardão, um recorde absoluto, impressionante, na História da ChL.

Real Madrid, o vencedor em 2021/22
Real Madrid, o vencedor em 2021/22 Real Madrid, o vencedor em 2021/22

A jornada definiu doze agremiações que participarão da penúltima etapa de classificação, antes da fase essencial da ChL, a fase de grupos. Eis os sobreviventes, de nomes realçados em negrito, com os seus resultados agregados, a soma da ida e da volta:

Bodo Glimt (NOR) 8 X 1 Linfield (IRN)

Diddeleng (LUX) 2 X 4 Pyunik (ARM)

Publicidade

Fenerbahçe (TUR) 1 X 2 Dynamo Kyiv (UCR)

Larnaca (CHI) 2 X 2 Midjylland (DIN) – 3 X 4 nos penais

Publicidade

Malmoe (SUE) 0 X 3 Zalgiris (LIT)

Olympíacos (GRE) 1 X 5 Maccabi Haifa (ISR)

Publicidade

Shamrock Rovers (IRL) 2 X 4 Ludogorets (BUL)

Sheriff (MOL) 1 X 0 Maribor (SVN)

Shukpi (MON) 2 X 3 Dinamo Zagreb (CRO)

Slovan Bratislava (SVQ) 3 X 5 Ferencváros (HUN)

Viktoria Plzen (TCH) 7 X 1 HJK (FIN)

Zurich (SUI) 4 X 5 Qarabag (AZE)

Qarabag, do Azerbaijão
Qarabag, do Azerbaijão Qarabag, do Azerbaijão

Na etapa subsequente, a terceira qualificatória, penúltima antes dos grupos, essas 12 agremiações, já emparceiradas a oito que ainda não atuaram, travarão dez mata-matas desde o dia 2 até 9 de agosto. Eis como ficaram os seus respectivos duelos:

Benfica, de Portugal
Benfica, de Portugal Benfica, de Portugal

Benfica (POR) X Midtjylland (DIN)

Bodo Glimt (NOR) X Zalgiris (LIT)

Dynamo Kyiv (UCR) X Sturm Graz (AUS)

Estrela Vermelha (SER) X Pyunik (ARM)

Ludogorets (BUL) X Dinamo Zagreb (CRO)

Maccabi Haifa (ISR) X Apollon Limassol (CHI)

Monaco (FRA) X PSV (NEE)

Qarabag (AZE) X Ferencvarós (HUN)

Sheriff (MOL) X Viktoria Plzen (TCH)

Union Saint-Gilloise (BEL) X Rangers (ESC)

Trabzonspor, da Turquia
Trabzonspor, da Turquia Trabzonspor, da Turquia

Restarão dez ganhadoras, que se incorporarão a outra duas, predeterminadas por um ranking: no caso, o Trabzosnzpor (Turquia) e o Copenhague (Dinamarca). E esse ranking, de que modo se estruturou? Presentemente, a Uefa tem 55 federações. Só 53, no entanto, puderam inscrever equipes nesta ChL. Punida pela agressão militar à Ucrânia, a Rússia está fora de todas as competições da Uefa, da Fifa e do COI. E Liechtenstein não entra neste cenário, pois as suas sete agremiações disputam os certames da Suíça.

Nos primórdios da Liga, que então se denominava Copa, apenas os campeões, mesmo, podiam participar. Com sua ampliação, outros clubes, bem colocados nas tabelas dos torneios do continente, mereceram o seu espaço na nova contenda. Para determinar as vagas de cada uma das suas federações, em cada uma das suas competições, a Uefa implantou um ranking, fundamentado nas performances acumuladas de todas as equipes de todas as afiliadas nas cinco últimas temporadas, respectivamente.

Eintracht Frankfurt, da Alemanha
Eintracht Frankfurt, da Alemanha Eintracht Frankfurt, da Alemanha

O ranking estabelece que as federações do primeiro ao quarto lugar tenham quatro clubes na Champions. Nesta edição, a Alemanha pôde colocar cinco, pois o Eintracht Frankfurt venceu a Europa League, a segunda divisão. A quinta e a sexta afiliadas dispõem de três vagas. Da nona até a 15ª, duas equipes — oitava, a Rússia, ficou sem nada. E as demais federações inscreveram um time cada. Sem a Rússia, em vez daquelas 78 agremiações que houve em 2021/22, se tornaram 76 as desta ChL. Outra vez, porém, a Uefa privilegiou as 26 de ranking superior. Que são as seguintes, em ordem de quantidade por nação:

Shakhtar Donetsk, da Ucrânia
Shakhtar Donetsk, da Ucrânia Shakhtar Donetsk, da Ucrânia

ALE: Bayern, Dortmund, Frankfurt, Leipzig, Leverkusen

ING: Chelsea, Liverpool, Manchester City, Tottenham

ESP: Atlético, Barcelona, Real Madrid, Sevilla

ITA: Inter, Juventus, Milan, Napoli

FRA: Marseille, PSG

POR: Porto, Sporting

NEE: Ajax (Neerlândia, a antiga Holanda)

BEL: Club Brugge

AUS: RB Salzburg

ESC: Celtic

UCR: Shakhtar Donetsk

O Ataturk Olympic de Istambul, na Turquia
O Ataturk Olympic de Istambul, na Turquia O Ataturk Olympic de Istambul, na Turquia

Reservadas 26, as restantes 52 se obrigaram a mata-matas que se desenrolarão até sobrarem seis. Então, no dia 25 de agosto, um sorteio repartirá as 32 em oito chaves de quatro. Nessas chaves, enfim, entre os dias 6 de setembro e 2 de novembro, haverá porfias de todas contra todas, ida e volta, pontos corridos. Prosseguirão as vencedoras e as vices de cada grupo, novamente em mata-matas e até que as duas melhores equipes da temporada se defrontem no Ataturk Olympic, de Istambul, Turquia, no dia 10 de junho de 2023.

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe sua opinião no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o abraço virtual do Silvio Lancellotti! Obrigadíssimo!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.