Silvio Lancellotti Não Ibrahimovic mas Tatarusanu mantém o Milan na Copa Itália

Não Ibrahimovic mas Tatarusanu mantém o Milan na Copa Itália

Num prélio medíocre, 0 X 0 no tempo normal e na prorrogação, o romeno pega um dos penais do bingo decisivo e elimina o Torino da segunda competição mais importante do Futebol da Velha Bota

O momento da defesa salvadora de Tatarusanu, no bingo dos penais

O momento da defesa salvadora de Tatarusanu, no bingo dos penais

@ACMilan

A quarta partida em nove dias. Até pouco antes da sua porfia diante do Torino, a segunda em meras 96 horas, Stefano Pioli, o treinador do Milan, não sabia que time escalar. O jogo, no seu San Siro da capital da Lombardia, valeria pela abertura da fase das oitavas de final da Copa Itália de 2020/2021. No sábado, 9, pelo Campeonato da Bota, o “Diavolo” de Pioli, havia suplantado o “Touro” com razoável tranqüilidade, 2 X 0. E, num papo no domingo, o treinador não descartou a ideia de impor um rodízio de atletas: “A Copa é importante para os nossos torcedores. Mas, ainda necessito pensar.” Não imaginava que, 0 X 0, sofreria por longas e penosas duas horas, até ganhar a batalha na loteria dos penais.

Stefano Pioli, depois da classificação

Stefano Pioli, depois da classificação

@ACMilan

Pioli, de todo modo, tinha uma certeza absoluta: “Vou colocar o Zlatan no jogo.” Ele se referia a Ibrahimovic, o artilheiro do Milan, então com 10 tentos em 6 porfias e o principal “cannoniere” do torneio antes de se contundir pela segunda vez na temporada. Além de, suas palavras, “dar minutagem” ao seu craque, queria que se repetisse o sucesso das onze últimas edições da Copa, quando o “Diavolo” sempre ultrapassou as oitavas. No lado do Torino, Marco Giampaolo fantasiava um placar capaz de reanimar o seu elenco, até aqui, no “Nazionale”, relegados à zona de queda à Série B. Visivelmente, todavia, os dois rivais se pouparam, evitaram os rompantes mais bruscos e os perigos das divididas.

Giampaolo, antes da eliminção

Giampaolo, antes da eliminção

@Torino_1906

A consequência: transcorreram monotonamente os 45’ iniciais. Os dois arqueiros, Ciprian Tatarusanu, do Milan, e Milinkovic-Savic, do Torino, não praticaram nenhuma intervenção acrobática. O Ibra mal tocou na bola. Tanto que, no intervalo, Pioli o substituiu por Calhanoglou, um outro retornado do estaleiro. Ousado e afortunado Pioli, bastou para que o “Diavolo” se inflamasse. E incrível que, aos 57’ não brotasse a “rete” do 1 X 0, tiro de Calàbria num poste, espalmada no reflexo de Milinkovic-Savic, chute de Dalot, nova defesa do “portiere” do Torino. Que se tornaria, daí, o protagonista principal do combate.

O placar final do jogo e um detalhe da confusão entre Milinkovic-savic e Rafael Leão

O placar final do jogo e um detalhe da confusão entre Milinkovic-savic e Rafael Leão

@ACMilan

Aos 71’, numa bola ridiculamente atrasada por Nkoulou, tentou driblar Rafael Leão, quase perdeu a pelota para o português e apenas se safou do risco porque, no choque inevitável, o árbitro Paolo Valeri apitou falta do avante. Também realizou ao menos duas grandes defesas. Tempo normal finito em 0 X 0. Ocorreria a prorrogação. Tudo ou nada, ou o bingo das penalidades máximas. O Torino, claro, se protegeu como pôde. Preferia o bingo. Ironia, porém, o herói não seria Milinkovic-Savic e, sim, o seu adversário Tatarusanu, que pegou o tiro do capitão Rincón, 5 X 4 em favor do Milan, um enorme desafogo para Stefano Pioli.

A taça da Copa Itália

A taça da Copa Itália

FIGC

Como no “Nazionale”, a Juventus de Turim domina o rol dos ganhadores com 13 títulos. A Roma já acumulou 9. A Inter e a Lazio têm 7. A Fiorentina e o Napoli, 6. Aliás, o “Burro” da Terra da Pizza é o detentor do troféu. Esta é a edição 74 da Copa Itália. Ainda não se fixaram as datas das  quartas e das semis. Só as semis ocorrerão em ida e volta. Já se sabe, no entanto, que o San Siro hospedará a decisão, porfia única, no dia 19 de Maio. Além de Milan X Torino, cada qual com 5 títulos, eis os jogos das oitavas: quarta, 13, Fiorentina X Inter, Napoli X Empoli e Juventus X Genoa; no dia 14, quinta, Sassuolo X SPAL e Atalanta X Cagliari. Enfim, na outra semana, dia 19, Roma X Spezia; dia 21, Lazio X Parma.

Gostou? Clique num dos ícones para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, use máscara. E fique com o meu abração virtual! Obrigadíssimo!

Últimas