Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Silvio Lancellotti - Blogs

Na Libertadores e na Sul-Americana, enfim começam as fases decisivas

Nas quartas de-final, choques diretos entre Grêmio e Palmeiras, Flamengo e Internacional, Corinthians e Fluminense. E um jogo crucial do Atlético/MG.

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

As quartas-de-final da Libertadores
As quartas-de-final da Libertadores

Dos oito times do Brasil que iniciaram, em 22 de Janeiro, a edição de número 60 da Libertadores de América, já se despediram quatro: o São Paulo, eliminado logo no seu primeiro mata-mata; o Atlético/MG, superado na fase de grupos e repescado na Sul-Americana; o Atlético/PR e o Cruzeiro, suplantados nas oitavas-de-final. Depois de 142 combates que envolveram 47 agremiações e nos quais se registraram 337 tentos, média pífia de 2,37, nesta semana principia a fase das quartas-de-final. Desafortunadamente, o sorteio realizado pela Conmebol, a entidade que organiza o Futebol no continente, dispôs, dois a dois, em choques diretos, os brasileiros remanescentes. Pior, os ganhadores também se desafiarão nas semis. Eis uma síntese daquilo que espera pelos times do País nas rodadas que virão nas duas Copas.

Renato Gaúcho e Felipão
Renato Gaúcho e Felipão

DIA 20 DE AGOSTO

Grêmio X Palmeiras

Arena do Grêmio, Porto Alegre, 55.662 lugares


Precisamente a reprise do jogo entre os dois times, 1 X 1, no sábado, dia 17, no mesmo endereço. O “Verdão” de Luiz Felipe Scolari saiu à frente no placar, aos 30’, Dudu, mas o Mosqueteiro” de Renato Gaúcho” não desistiu de procurar a igualdade até os instantes derradeiros, quando David Brás acertou um petardo espetacular. O resultado afastou o Palmeiras da liderança do Brasileiro. Partida de volta marcada para dia 27, no Pacaembu – pois o Allianz Parque estará de novo ocupado, quem diria, com um espetáculo musical.

Gabigol e Paolo Guerrero
Gabigol e Paolo Guerrero

DIA 21 DE AGOSTO


Flamengo X Internacional

Maracanã, Rio de Janeiro, 78.838 lugares


Na sua melhor peleja desde a contratação de Jorge Jesus, o seu treinador português, no mesmo dia 17 o “Urubu” detonou o rivalérrimo Vasco da Gama, 4 X 1, e tomou do Palmeiras a segunda posição do Brasileiro. O “Colorado” acumulou dois preciosos triunfos em viagem. Na Copa do Brasil, sobrepujou o Cruzeiro numa porfia que custou o emprego do treinador Mano Menezes. E, no Brasileiro, bateu o Bahia, dentro de Salvador. Pugna imprevisível. Porfia de retorno programada para o Beira-Rio, em Porto Alegre, no dia 28.

As quartas da Sul-Americana
As quartas da Sul-Americana

Uma espécie de Série B da Libertadores, agora em 2019 a Copa Sul-Americana realiza a sua edição de número 18. Principiou com 44 clubes, seis do Brasil, três descartados já no primeiro mata-mata: o Bahia, a Chapecoense/SC e o Santos/SP. Suplantaram a rodada inicial o Botafogo/RJ, o Corinthians e o Fluminense/RJ. Numa etapa seguinte, aos três se agregou o Atlético/MG, um dos oito repescados na fase de grupos da Libertadores. E também provieram da principal competição os dois melhores dentre os desclassificados em uma fase anterior, circunstância que impôs à Sul-Americana, para os efeitos estatísticos, um total de 54 times. Nas oitavas, o Atlético MG eliminou o Botafogo. E, nas quartas, já ocorreram dois desafios classificatórios, nos quais o Independiente Del Valle do Equador despachou o favorito Independiente de Avellaneda da Argentina, e o Colón da Argentina eliminou o não-favorito Zulia da Venezuela. Depois de 96 jogos com 196 gols e uma média, horrorosa, de 2,04, agora sobram dois duelos antes das semis. Aqui, a síntese daquilo que espera pelos remanescentes do País.

La Equidad, Colômbia
La Equidad, Colômbia

DIA 20 DE AGOSTO

Atlético/MG X La Equidad (Colômbia)

Independência, Belo Horizonte, 23.018 lugares

Indubitável o favoritismo do “Galo” diante de um rival sem a mínima tradição internacional. Trata-se de um time pertencente a uma seguradora de Bogotá. Idealizado em 1982, até 2003 perambulou na terceira divisão, com um elenco basicamente de amadores. Daí, subiu à Série B e, já em 2007, à Série A. Missão basilar do Atlético: abrir uma boa folga de gols em BH para, na capital da Colômbia, não se afetar pelos 1.640m de altitude. Ao menos a peleja, dia 27, acontecerá no confortável El Campin e não no mínimo Techo, 7.300 lugares.

Fernando Diniz, nas vésperas da queda
Fernando Diniz, nas vésperas da queda

DIA 22 DE AGOSTO

Corinthians X Fluminense

Arena Corinthians, São Paulo, 49.205 lugares

O “Mosqueteiro” bandeirante e o “Pó-de-Arroz” apenas se defrontarão, no Brasileiro de 2019, na última jornada do primeiro turno, em 15 de Setembro. No momento, o “Timão” de Fábio Carille desfruta um pico de ascensão, enfim entre os seis melhores da tabela, e ostenta a defesa menos vazada do certame. No Flu que, neste domingo, incrivelmente permitiu, mandante, o primeiro sucesso do CSA de Alagoas, 0 X 1, e ainda mais se afundou na zona sombria do rebaixamento, já desabou Fernando Diniz, o seu treinador desde 20 de Dezembro. Retorno programado para o Maracanã, no Rio, dia 29.

Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Tweetar”, ou deixe a sua opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.