Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Silvio Lancellotti - Blogs
Publicidade

Na Europa o Futebol não para. E vem aí a terceira Nations League

Em quatro níveis, com promoção e rebaixamento, a inter-seleções bi-anual da UEFA se destina a mobilizar, principalmente, as menos cotadas, Aqui, o resultado do sorteio para a edição de 2022/2023.

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti


Como serão as quatro chaves da Divisão A, a principal
Como serão as quatro chaves da Divisão A, a principal

Em Setembro de 2018, menos de dois meses depois de se encerrar a Copa da Rússia, quando a UEFA, entidade que administra o Futebol no Velho Continente, inaugurou a sua Nations League, ou Liga das Nações, todo o resto do planeta ludopédico respondeu com muxoxos de desprezo e até mesmo com irritação. Apoiada na sua petulância de dona de todas as verdades a Europa havia inventado uma nova competição exclusivamente para desfrutar, ela, a UEFA, sozinha, as chamadas “Datas FIFA”, costumeiramente reservadas às eliminatórias regionais ou às excursões de caça-níqueis das sul-americanas.

Algumas das bolas do sorteio
Algumas das bolas do sorteio

Verdade. Uma verdade absoluta e indebatível. Graças à Nations League, uma disputa paralela à sua clássica, antológica Eurocopa, a entidade, de fato, encontrou uma formulação estratégica para mobilizar, equilibradamente, todas as 55 seleções de suas afiliadas. Separadas em quatro níveis, conforme um ranking prévio, na NL as seleções primeiro disputam um campeonato normal. Na Divisão A, em quatro chaves, as 16 melhores. Na Divisão B e na C, as subsequentes 16 e 16. Então, na D, as sete derradeiras, num grupo de quatro e outro de três. Projeto engenhoso, que estabelece, ainda, um regime democrático de acessos e de rebaixamentos. E se sucedem desdobramentos efetivamente empolgantes.

Mbappé e Benzema, campeões da segunda edição da NL
Mbappé e Benzema, campeões da segunda edição da NL

Portugal levantou a primeira edição. E a França ficou com a taça da segunda. Na qual, da Divisão A para a B, caíram quatro seleções: a Bósnia e Herzegovina, a Islândia, a Suécia e a Ucrânia. Também quatro da B para a C: a Irlanda do Norte, a Eslováquia, a Turquia e a Bulgária. E as últimas quatro da C, Chipre X Estônia, Moldávia X Cazaquistão, se defrontarão em dois jogos, de ida e volta, em 24 e 29 de Março de 2022, para a definição das que, na terceira edição, estarão, na D, Subiram da B para a A: a Áustria, a Hungria, a República Tcheca e Gales. Subiram da C à B a Albânia, a Armênia, a Eslovênia e Montenegro. E ainda ascenderam, da D para a C, Far Oer e Gibraltar, na verdade dependências da Dinamarca e da Grâ-Bretanha, com uma inédita chance de batalhar entre elencos superiores.

A NL e os "playoffs" das Eliminatórias da Copa do Catar
A NL e os "playoffs" das Eliminatórias da Copa do Catar

Bastaria essa condição para atestar a adequação da NL: o intercâmbio saudável, justo e digno, que propicia àqueles supostamente mais fracos a possibilidade do crescimento. Também existe, porém, outra peculiaridade. A sua edição número dois permitiu que duas equipes, já despedidas nas Eliminatórias da Copa do Catar, ganhassem sobrevida em uma repescagem: caso da Áustria e da República Tcheca, envolvidas nos mata-matas decisivos que se realizarão de 24 até 29 de Março. A Nations se tornou tão importante para a UEFA que, nesta quinta-feira, 16 de Dezembro, na sua sede de Nyon, Suíça, a entidade já realizou o sorteio das chaves que se distribuirão em cada Divisão, de A a D. Os potes do sorteio, de forma dirigida, claro, hierarquizaram as seleções de acordo com um ranking fundamentado nas performances anteriores das 55 seleções. Eis como ficaram todas as chaves:

Publicidade
As quatro séries e as suas chaves respectivas
As quatro séries e as suas chaves respectivas

DIVISÃO A

Grupo 1

Publicidade

França, Dinamarca, Croácia, Áustria

Grupo 2

Publicidade

Espanha, Portugal, Suíça, República Tcheca

Grupo 3

Itália, Alemanha, Inglaterra, Hungria

Gripo 4

Bélgica, Holanda, Polônia, Gales

DIVISÃO B

Grupo 1

Ucrânia, Escócia, República da Irlanda, Armênia

Grupo 2

Islândia, Rússia, Israel, Albânia

Grupo 3

Bósnia e Herzegovina, Finlândia, Romênia, Montenegro

Grupo 4

Suécia, Noruega, Sérvia, Eslovênia

DIVISÃO C

Grupo 1

Turquia, Luxemburgo, Lituânia, Ilhas Far Oer

Grupo 2

Irlanda do Norte, Grécia, Kosovo, Chipre/Estônia

Grupo 3

Eslováquia, Belarus, Azerbaidjão, Cazaquistão/Moldávia

Grupo 4

Bulgária, Macedônia do Norte, Geórgia, Gibraltar

DIVISÃO D

Grupo 1

Liechtenstein, Cazaquistão/Moldávia, Andorra, Letônia

Grupo 2

Malta, Chipre/Estônia, San Marino

Detalhe da taça magnífica da NL
Detalhe da taça magnífica da NL

As seleções de cada uma das chaves, em cada Divisão, se digladiarão, em dois turnos, cotejos de ida e volta, pontos corridos, entre Junho e Setembro de 2022. Os respectivos vencedores das quatro chaves da Divisão A, daí, brigarão pelo título, em mata-matas, em sede única ainda não estabelecida, de 14 a 18 de Junho de 2023. Em cada outra das séries, da B à D, os ganhadores das quatro chaves subirão ao degrau de cima. Cairão às séries imediatamente inferiores, da A à B e da B à C, os últimos classificados de cada grupo. No caso da C para a D, os quatro rabeiras ainda enfrentarão mata-matas suplementares, dos quais dois se safarão. Detalhe: a UEFA ainda não determinou de que maneira esta edição da NL servirá de trampolim para a classificação à futura Eurocopa/2024.

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o abraço virtual do Sílvio Lancellotti! Obrigadíssimo!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.