Na Copa das Nações de Xadrez, a lógica liderança do time da China

Único invicto, dois pontos à frente das seleções da Europa e dos EUA, o elenco oriental, porém, nesta quinta, pega os complicados norte-americanos

Um dos painéis com as partidas em andamento

Um dos painéis com as partidas em andamento

@FIDE_chess

Quase exatamente conforme o imaginado. Após quatro de suas dez rodadas, com 7 pontos, provenientes de três vitórias e um empate, a equipe da China domina a tabela de classificação da I Copa das Nações de Xadrez Online. No estilo do Jogo Relâmpago, as pelejas em ritmo rápido, tempo básico de 25’ e um incremento de 10” por lance a partir da abertura, a competição ostenta seis elencos, cada qual composto por quatro homens e duas mulheres. Três dos homens e uma das mulheres são os titulares. Além da China, participam as seleções de Estados Unidos, Europa,  do Resto do Mundo, Índia e Rússia. Europa e EUA, com 5 pontos, dividem a segunda colocação. A Rússia soma 4. Bem distantes estão o Resto do Mundo, 2, e a Índia, 1.

O time da China e o capitão Jiangchuan

O time da China e o capitão Jiangchuan

@FIDE_chess

A competição, em dois turnos, time contra time, continua até o dia 10. Para se definir o resultado de cada “match”, uma vitória vale um ponto, o empate vale meio. Daí, para se estabelecer a classificação geral, o time ganhador soma dois pontos e aqueles que se igualam compartilham um e um. Enfim, ao se completarem os dois turnos, as seleções com mais pontos se desafiarão, em decisão extra, dia 10, num combate direto pelo título e por um precioso prêmio equivalente a R$ 1 milhão. O “quase exatamente” se deve ao fato de, na quarta jornada, nesta quarta dia 6, a Europa ter surpreendido os EUA com um placar de 3 X 1, no seu “match” específico, o que tornou dramática, nesta quinta, dia 7, a rodada final do primeiro dos turnos, com os dois combates cruciais entre China X EUA e Resto do Mundo X Europa.

Ju Wenjun

Ju Wenjun

@FIDE_chess

Ding Liren e Wang Hao, da China, integram o grupo dos oito enxadristas que batalhavam, em Março, no Torneio de Candidatos que a pandemia Covid-19 interrompeu, pelo privilégio de desafiar, pelo título do universo, o norueguês Magnus Carlsen, detentor do laurel desde 2013. Nesta Copa, de todo modo, os destaques da China são Yu Yangyi, apenas o quarto do ranking de sua pátria, e a linda Ju Wenjun, de 29 anos de idade, campeã do mundo desde 2018, e que o capitão, Ye Joangchuan pretendia poupar. Ju defendeu a sua coroa agora em Janeiro, numa contenda acirrada, um empate de 6 X 6 nos doze cotejos regulares e um sucesso por 2 1/2 a 1 1/2 nos suplementares, contra uma inimiga complicada, a russa Aleksandra Goryachkina, de 21.

Fabiano Caruana

Fabiano Caruana

@FIDE_chess

Ironicamente, os EUA sofreram, nos combates da quarta, a ausência de Fabiano Luigi Caruana, a quem o capitão John Donaldson proporcionou uma folga. Sem Caruana, além de perder da Europa, o elenco dos EUA só bateu o RdoM por 2 1/2 a 1 1/2. Atesta o nome, aliás, que ele é um ítalo-americano. Pela dupla nacionalidade, Caruana inclusive defendeu as cores da Bota entre 2007 e 2015, quando o desejo de melhores patrocínios o levou de volta à “Stars and Stripes”. Líder do Torneio de Candidatos em 2018, ele se tornou o primeiro representante dos EUA a desafiar o campeão do mundo desde que Bobby Fischer, em 1972, bateu o então soviético Boris Spassky. Caruana tentou destronar Carlsen, obteve os 6 X 6 regulares mas caiu por 0 X 3 nos suplementares. Nesta Copa, no prélio com o indiano Santosh Vidit, conquistou o triunfo mais sensacional da competição, num final intrincadérrimo de dois Bispos contra um Cavalo. Xadrez emocionante.

O time dos EUA e o capitão John Donaldson

O time dos EUA e o capitão John Donaldson

@FIDE_chess

Prometido e cumprido, desde a época, Março, do Torneio de Candidatos, acompanho, integralmente, o passo-a-passo da Copa das Nações de Xadrez e, sempre que viável, aqui faço as indispensáveis atualizações. Aqueles, porém, que desejarem a velocidade online e, melhor, os pertinentes comentários de dois GMs brasileiros, Rafael Leitão e Krikor Mekhitarian, eis o endereço:

www.twitch.tv/chesscompt


Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Twittar”, ou deixe a sua opinião em “Comentários”. Obrigado. Fique em casa, que eu fico a dever um abração!