Na Champions, começa a decisão dos últimos oito sobreviventes
Nesta semana e na seguinte, as partidas derradeiras das oitavas-de-final. Riscos enormes para Manchester United, Juventus e Liverpool.
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Nesta terça e nesta quarta, dias 5 e 6 de Março, ocorre a primeira leva dos oito confrontos de retorno das oitavas-de-final da edição de número 64 da Champions League da Europa, a 27ª desde que a competição recebeu a sua nova denominação. Inaugurada em 26 de Junho, com 79 agremiações das 55 nações afiliadas à entidade, esta CL, antes da fase das 16 equipes, já havia se desdobrado em cinco etapas eliminatórias, uma fase com oito grupos de quatro clubes e, daí, as pugnas de ida destas oitavas de mata-mata.

No total foram 195 jogos nos quais se anotaram 504 gols, a média de 2,58. Dos grupos em diante, com o creme-do-creme da competição, em 104 partidas houve 293 tentos, média obviamente melhor, de 2,82. Presenciaram os 104 combates exatas 4.863.292 pessoas, 46.762 por jogo. Um número excelente. O retorno das oitavas se desenvolverá até 13 de Março. Depois, de 9 a 17 de Abril se travarão as quartas-de-final. Em 30 de Abril e 8 de Maio, as semis. A decisão, em partida única, como de hábito na CL, acontecerá em 1º de Junho, no estádio Wanda Metropolitano de Madrid, Espanha.
Eis os cotejos do dia 5:

BORUSSIA DORTMUND X TOTTENHAM
Westfalenstadion, 81.365 lugares
Na ida, Tottenham 3 X 0 Borussia Dortmund
Wembley Stadium, Londres, 71.214 espectadores
(Son Heung-min, Verthongen, Llorente)
Em três prélios contra a “Muralha Amarela”, Harry Kane, o artilheiro dos “Spurs”, deixou três vezes a sua marca. E Kane, lesionado, não participou do sucesso dos britânicos no Templo do Futebol. Gigantesca a sua probabilidade de chegarem às quartas pela primeira vez desde 2011.

REAL MADRID X AJAX
Santiago Bernabéu, 81.044 lugares
Na ida, Ajax 1 X 2 Real Madrid
Johan Cruijff Arena, 52.286 espectadores
(Ziyech X Benzema, Asensio)
Só um cataclisma, na Ibéria, impedirá os “Merengues” de Santiago Solari atingirem a perfeição de oito vitórias nos seus últimos oito duelos com o jovem time dos “Filhos dos Deuses" de Erik ten Hag.
Eis os cotejos do dia 6:

PORTO X ROMA
Estádio do Dragão, 50.033 lugares
Na ida, Roma 2 X 1 Porto
Olímpico, 51.727 espectadores
(Zaniolo/2 X Lopez)
Reprise do “playoff” da temporada de 2017/18, quando o “Dragão” engoliu a “Loba”, no placar agregado, por 4 X 1. Bastante viável uma repetição. Na ida, com 2 X 0 e um domínio integral, aos 79’ a “giallorossa” aceitou um tento inesperadíssimo dos visitantes. Em seus domínios, aliás, o Porto venceu os três adversários que enfrentou, registrou 8 “golos” e apenas concedeu 2. No sábado, a Roma levou uma sapecada da Lazio, a sua rivalérrima no Calcio, 0 X 3, e desabou da 3ª para a 5ª posição no torneio da Bota.

PSG X MANCHESTER UNITED
Parc des Princes, 47.929 lugares
Na ida, Manchester United 0 X 2 PSG
Old Trafford, 74.054 espectadores
(Kimpembe, Mbappé)
Ironicamente, os “Red Devils” não poderão utilizar Paul Pogba, um francês, o seu melhor jogador, suspenso. E mesmo sem Neymar, que convalesce de uma nova lesão no pé direito e, irresponsavelmente, aderiu à gandaia no Carnaval da Bahia, os “Rouges-et-Bleus”, sob Thomas Tuchel, podem repetir o vareio de bola com que assolaram o United diante dos seus fanáticos.
Eis os cotejos do dia 12:

JUVENTUS X ATLÉTICO DE MADRID
Allianz Stadium, 41.507 lugares
Na ida, Atlético de Madrid 2 X 0 Juventus
Wanda Metropolitano, 68.000 lugares
(Giménez, Godin)
No domingo a “Senhora” suplantou o Napoli, na Terra da Pizza, por 2 X 1, ampliou a 16 pontos a sua vantagem na tabela e praticamente garantiu o seu octocampeonato. De todo modo, foi medíocre a sua atuação e a sua retaguarda expôs as mesmas falhas que lhe custaram a derrota, dois tentos entre os 78’ e os 83’, diante dos “Colchoneros”, na Espanha. Em casa, não poderá, evidentemente, cometer um errinho sequer.

MANCHESTER CITY X SCHALKE
Etihad Stadium, 53.000 lugares
Na ida, Schalke 2 X 3 Manchester City
Veltins-Arena, Gelsenkirchen, 54.740 espectadores
(Bentaleb/2/2pen X Aguero, Sané, Sterling)
Empacados, nas oitavas, em suas três aparições recentes, os “Citizens” tranquilamente podem, agora, romper essa incômoda escrita. Desafortunados os “Mineiros” que até os 85’ ganhavam por 2 X 1 e os seus hóspedes atuavam com um atleta menos, expulso o beque Otamendi. Talvez atrapalhem Pep Guardiola as ausências do argentino e do brasileiro Fernandinho, também suspenso. Os “Citizens”, todavia, podem até se entregar por 1 X 2.
Eis os cotejos do dia 13:

BARCELONA X OLYMPIQUE LYONNAIS
Camp Nou (99.354)
Na ida, Olympique Lyonnais 0 X 0 Barcelona
Parc Olympique Lyonnais, 99.354 lugares
O time “Blaugrana” jamais perdeu do “Leão” em torneios da Europa: em 7 jogos, 4 triunfos e 2 empates. Dificílima a quebra desse tabu em pleno caldeirão da Catalunha, repleto em todos os seus andares.

BAYERN X LIVERPOOL
Allianz Arena, 70.000 lugares
Na ida, Liverpool 0 X 0 Bayern
Anfield Road, 51.074 lugares
Na sua Bavária, os “Roten” de Munique devem atingir as quartas pela oitava temporada consecutiva. Mesmo sem o zagueiro Kimmich e o atacante Thomas Mueller, punidos pelo excesso de advertências. Juergen Klopp, o treinador dos “Reds”, dirigiu o Borussia Dortmund, um super-rival do Bayern, de 2008 até 2015, e não montou um currículo feliz: em 30 pelejas, ganhou só 9 e fracassou em 16. Pior, no Allianz, em 15 pugnas, perdeu 9 e ganhou apenas 4.
Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Tuitar”, ou deixe a sua opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço!