Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Messi praticamente classifica o Barça. E também a Juventus...

Na sua partida 150 em certames da UEFA, ele comanda o "Blaugrana" nos 2 X 1 sobre o Dynamo. E ajuda a "Senhora" a se fixar na segunda posição.

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Lionel Messi, vitória e gol na partida de número 150 na UEFA
Lionel Messi, vitória e gol na partida de número 150 na UEFA Lionel Messi, vitória e gol na partida de número 150 na UEFA

Completou-se nesta quarta-feira, 4 de Novembro, com as oito pelejas do Grupo A até o Grupo D, a terceira jornada da etapa de chaves da Liga dos Campeões da Europa. Ainda continua uma competição atribulada, de novo ameaçada pela Covid-19, partidas em estádios vazios, outras com as suas arquibancadas submetidas aos rigores do combate à pandemia. Nas oito pugnas ocorreram 27 tentos, média de 3,38. O total da fase já ostenta 48 porfias e 156 tentos, a média de 3,25. As restantes 64 se distribuirão, então, por três rodadas, em 24-25 ainda neste mês, e em 1-2 e 8-9 de Dezembro. Eis as sínteses das pelejas da quarta e as fichas daquelas da terça:

GRUPO E

El-Nesyri, os dois gols decisivos do Sevilla
El-Nesyri, os dois gols decisivos do Sevilla El-Nesyri, os dois gols decisivos do Sevilla

SEVILLA 3 X 2 KRASNODAR

Ramón Sánchez Pizjuán, 43.883 lugares

Publicidade

Plateia: 0

Árbitro: Felix Brych (Alemanha)

Publicidade

Gols: Rakitic, El-Nesyri/2 X Suleymanov, Berg/pen

Difícil imaginar uma não-vitória dos ibéricos. Às vezes, contudo, também o impossível pode acontecer. Caso dos quatro minutos malucos que colocaram os visitantes da Rússia adiante no placar, e contra o detentor do troféu da Liga Europa. Dois lances de bola parada. Aos 17’, a falta de Koundé em Berg, cobrada por Suleymanov. Aos 21, o penal do mesmo Koundé no mesmo Berg, que converteu impecavelmente. Pior, o zagueiro Jesus Navas ainda seria expulso por dois cartões amarelos. Haveria, porém, uma inevitável reviravolta. Rakitic aos 42 e El-Nesyri aos 69 e aos 72’ determinariam a realidade.

Publicidade
A capa do Twitter do Chelsea
A capa do Twitter do Chelsea A capa do Twitter do Chelsea

CHELSEA 3 X 0 RENNES

Stamford Bridge, Londres, 40.834 lugares

Plateia: 0

Árbitro: Feliz Zwayer (Alemanha)

Gols: Werner2/2pen, Abraham

Difícil imaginar uma não vitória dos londrinos. Que, de fato, realizaram 1 X 0 aos 10’, por Timo Werner, penal que ele mesmo sofreu de Dalbert. E dobraram, aos 41’, outro penal, mão de Dalbert, nova cobrança de Werner, e a exclusão inevitável de Dalbert, o Renner com dez. Aos 50, Abraham congelou o placar e a liderança do Chelsea.

Classificação:

CHELSEA (Inglaterra)

7pts – 2vit/1emp/0der – 7gp/0gc

SEVILLA (Espanha)

7pts – 2vit/1emp/0der – 4gp/2gc

KRASNODAR (Rússia)

1pts – 0vit/1emp/2der – 3gp/8gc

RENNES (França)

1pts – 0vit/1emp/2der – 1gp/5gc

Jogos do dia 24:

KRASNODAR X SEVILLA

Krasnodar Stadium, 35.074 lugares

RENNES X CHELSEA

Roazhon Park, 29.778 lugares

GRUPO F

Erokhin, o autor do tento do Zenit
Erokhin, o autor do tento do Zenit Erokhin, o autor do tento do Zenit

ZENIT 1 X 1 LAZIO

Krestovsky Stadium, São Petersburgo, 67.000 lugares

Plateia: 17.427

Arbitro: Artur Soares Dias (Portugal)

Gols: Erokhin X Caicedo

A “Águia” romana sofreu para sobrepujar o Torino no certame da Bota. Os seus “tifosi”, porém, esperavam que lhe sobrasse algum fôlego e algum Futebol para a visita à costa báltica da Rússia. Ao menos restou o fôlego. Pois o Zenit saiu à frente aos 32’, graças a Erokhin, num voleio elegante, depois de uma bola que Dzyuba aparou com a cabeça. E daí, só aos 82’, depois de bastante pressionar, a “Águia”, de verde-clarinho, igualou com Caicedo, numa bela triangulação que ainda envolveu Acerbi e Pereira.

Haaland, o autor de dois dos gols do Borussia Dortmund
Haaland, o autor de dois dos gols do Borussia Dortmund Haaland, o autor de dois dos gols do Borussia Dortmund

CLUB BRUGGE 0 X 3 BORUSSIA DORTMUND

Jan Breydel Stadion, Bruges, 29.062 lugares

Plateia: 0

Árbitro: Damir Skomina (Eslovênia)

Gols: Hazard, Haaland/2

Não passou de fantasia a possibilidade de os “Bruxos” abrirem três pontos à frente da “Muralha Amarela” na classificação do seu Grupo F. Teriam que dispor de dois arqueiros como Mignolet na sua meta. Um, o próprio, para defender. O outro, o fantasma, para evitar o perigo das rebatidas. A equipe tedesca fez 3 X 0 em lances que Mignolet interveio pontualmente – sem, todavia, que um companheiro o auxiliasse na progressão do lance, os gols de Hazard aos 14’ e do eternamente oportunista Haaland aos 18 e aos 24. Sim, efetivamente emboladíssimo esse Grupo F.

Classificação:

BORUSSIA DORTMUND (Alemanha)

6pts – 2vit/0emp/1der – 6gp/3gc

LAZIO (Itália)

5pts – 1vit/2emp/0der – 5gp/3gc

CLUB BRUGGE (Bélgica)

4pts – 1vit/1emp/1der – 3gp/5gc

ZENIT SAINT PETERSBURG (Rússia)

1pts – 0vit/1emp/2der – 2gp/5gc

Jogos do dia 24:

BORUSSIA DORTMUND X CLUB BRUGGE

Westfalenstadion, 65.829 lugares

LAZIO X ZENIT

Stadio Olìmpico, Roma, 70.634 lugares

GRUPO G

Messi, no momento da cobrabça do penal
Messi, no momento da cobrabça do penal Messi, no momento da cobrabça do penal

BARCELONA 2 X 1 DYNAMO KYIV

Camp Nou, 99.354 lugares

Plateia: 0

Árbitro: Michael Oliver (Inglaterra)

Gols: Messi/pen, Piqué X Tsygankov

Apesar dos problemas de política interna, de instabilidade no seu elenco, o “Blaugrana” manteve os seus 100% de aproveitamento. E o seu triunfo se inaugurou muito cedo, aos 5’, penal de Popov em Messi, que o argentino cobrou com a eficiência costumeira na sua aparição número 150 em cotejos da UEFA, 146 pela “Champions”, quatro pela Supercopa. Modorrentamente, o Barça se encaminhou ao segundo tento, 65’, alçamento de Ansu Fati e a cabeçada fatal de Piquè, o seu tento número 57 pelo clube. Refluiu o “Blaugrana” e permitiu que, aos 75’, o ágil Tsygankov se locupletasse de uma bola por Ter Segen depois de um cruzamento de Verbic. O Barça com três sucessos em três pelejas. Aliás, basicamente apoiou a qualificação da Juve.

Morata, na capa do Tqitter da Juventus
Morata, na capa do Tqitter da Juventus Morata, na capa do Tqitter da Juventus

FERENCVARÓS X JUVENTUS

Puskás Arena, Budapeste, 67.215 lugares

Plateia: 18.531

Árbitro: Orel Grinfeld (Israel)

Gols: X Morata/2, Dybala, Dvali/com X Boli

Bastou que Cristiano Ronaldo retornasse ao time para que a “Senhora” voltasse a se exibir fluente e agressiva, 4 X 1 sobre o Spezia no “Nazionale”. Probabilíssimo que ignore os magiares mesmo na Arena Ferenc Puskás, que o Ferencváros escolheu de última hora para substituir a ex-Florian Albert, ou Groupama. Questões de patrocínio. A Juve não fulgurou. Todavia, realizou o que lhe bastaria para somar os três pontos. Anotou 1 X 0 já aos 10’, uma descida de Cuadrado, um corta-luz do CR7 e o arremate de Morata na meta escancarada. Parecidíssimo o lance do segundo tento, aliás, toque de Cuadrado ao CR7, descida e cruzamento, corta-luz de McKennie e o arremate dele, Morata, o autor de todos os gols do time até então.

A celebração do triunfo da Juventus em Budapeste
A celebração do triunfo da Juventus em Budapeste A celebração do triunfo da Juventus em Budapeste

Paulo Dybala quebraria o tabu Morata. E quebraria duas vezes, também em situações assemelhadas. Mas, no caso, grotescamente assemelhadas. Entrou em campo aos 67’, exatamente no lugar do espanhol. E imediatamente, aos 73, saboreou uma pelota horrorosamente atrasada que o arqueiro Dibusz não conseguiu devolver. Aos 81’, uma outra bola ridiculamente recuada a Dibusz, que desta vez chutou no corpo de Dybala. A pelota assumiu o caminho na meta e, sobre a linha, Dvali piorou a situação, o tento contra. Vil compensação dos húngaros, o gol de honra de Boli, aos 90’, num rebote de Czszesny.

Classificação:

BARCELONA (Espanha)

9ts – 3vit/0emp/0der – 9gp/2gc

JUVENTUS (Itália)

6pts – 2vit/0emp/1der – 6gp/3gc

DYNAMO KYIV (Ucrânia)

1pts – 0vit/1emp/2der – 3gp/6gc

FERENCVARÓS (Hungria)

1pts – 0vit/1emp/2der – 4gp/11gc

Jogos do dia 24:

JUVENTUS X FERENCVARÓS

Allianz Stadium, Turim, 41.507 lugares

DYNAMO KYIV X BARCELONA

NSC Olympiyskiy, Kiev, 70.050 lugares

GRUPO H

A equipe do Basaksehir que humilhou o Manchester United
A equipe do Basaksehir que humilhou o Manchester United A equipe do Basaksehir que humilhou o Manchester United

ISTAMBUL BASAKSEHIR 2 X 1 MANCHESTER UNITED

Fatih Terim Stadyumu, Istambul, 17.156 lugares

Plateia: 350

Árbitro: Dàvide Massa (Itália)

Gols: Ba, Visca X Martial

Era impensável acreditar que os otomanos, incapazes de um só tento em duas partidas, pudessem sequer assustar os britânicos. Um clube fundado em 1990, estreante na LC, diante de um veteraníssimo, de 1878, três títulos na competição. E aconteceu uma das maiores surpresas de toda a história do futebol na Europa. Basaksehir 1 X 0, aos 13’, com Demba Ba, que atravessou toda a metade do campo num contra-ataque lancinante. E 2 X 0, aos 40’, com Visca, em outra ofensiva velocíssima, a descida de Turuc e o corta-luz de Demba Ba. De nada adiantou a reação imediata, tento de Martial depois de um passe de Shaw, logo aos 43’. Os otomanos resistiram até o final.

A vibração de Nkunku, pelo tento do empate do Leipzig
A vibração de Nkunku, pelo tento do empate do Leipzig A vibração de Nkunku, pelo tento do empate do Leipzig

RB LEIPZIG 2 X 1 PSG

Red Bull Arena, 42.959 lugares

Plateia: 0

Árbitro: Szymon Marciniak (Polônia)

Gols: Nkunku, Forsberg/pen X Di Maria

Imperdoável o pedantismo dos “Parisiens” de Thomas Tuchel, que fizeram 1 X 0 logo aos 4’, Di Maria. E que, então, aos 16’, desperdiçaram os 2 X 0, um penal que Di Maria bateu com displicência, no canto escolhido pelo arqueiro Gulácsi. E daí padeceram com a reação armada pelo elenco vibrante que Julian Nagelsmann muito bem administra. O empate aos 42’, num tiro de Nkunku da linha da entrada da área grande. E o desempate aos 57, Forsberg de penal, um toque de mão de Kimbembe. Para mais complicar, aos 69’, o mediador expulsou Gueye, seu segundo cartão amarelo, infração intempestiva, PSG com dez. Crucial o seu duelo de retorno no próximo dia 24.

Classificação:

MANCHESTER UNITED (Inglaterra)

6pts – 2vit/0emp/1der – 8gp/3gc

RB LEIPZIG (Alemanha)

6pts – 2vit/0emp/1der – 4gc/6gc

PARIS SAINT-GERMAIN (França)

3pts – 1vit/0emp/2der – 4gp/4gc

ISTAMBUL BASAKSEHIR (Turquia)

3pts – 1vit/0emp/2der – 2gp/5gc

Jogos do dia 24:

PSG X RB LEIPZIG

Parc des Princes, Paris, 47.929 lugares

MANCHESTER UNITED X ISTAMBUL BASAKSEHIR

Old Trafford, 74.140 lugares

As pelejas da terça, 3 de Novembro:

GRUPO A

Bayern, Lewandowski, de penal
Bayern, Lewandowski, de penal Bayern, Lewandowski, de penal

LOKOMOTIV 1 X 1 ATLÉTICO DE MADRID

RZD Arena, Moscou, 27.084 lugares

Plateia: 8.147

Árbitro: Benoit Bastien (Franca)

Gols: Miranchuk/pen X Gimenez

RB SALZBURG 2 X 6 BAYERN

EM-Stadion, Wals-Siezenheim, 31.895 lugares

Plateia: 0

Árbitro: Danny Makkelie (Neerlândia)

Gols: Berisha X Lewandowski/pen, Kristensen/con

Classificação:

BAYERN MUENCHEN (Alemanha)

9pts – 3vit/0emp/0der – 12gp/3gc

ATLÉTICO DE MADRID (Espanha)

4ts – 1vit/1emp/1der – 4gp/7gc

LOKOMOTIV MOSCOU (Rússia)

2pts – 0vit/2emp/1der – 4gp/5gc

RB SALZBURG (Áustria)

1pts – 0vit/1emp/2der – 6gp/11gc

Jogos do dia 25:

BAYERN X RB SALZBURG

Allianz Arena, Munique, 70.000 lugares

ATLÉTICO DE MADRID X LOKOMOTIV

Wanda Metropolitano, 68.456 lugares

GRUPO B

Real Madrid, de cabeça, tento de Sérgio Ramos
Real Madrid, de cabeça, tento de Sérgio Ramos Real Madrid, de cabeça, tento de Sérgio Ramos

SHAKHTAR DONETSK 0 X 6 BORUSSIA M’GLADBACH

NSC Olympiyskiy, Kiev, 70.050 lugares

Plateia: 0

Árbitro: Serdar Gozubuyuk (Neerlândia)

Gols: Pléa/3, Bondar/con, Bensebaini, Stindl

REAL MADRID 3 X 2 INTERNAZIONALE

Alfredo di Stefano, 6.000 lugares

Plateia: 0

Árbitro: Clément Turpin (França)

Gols: Benzema, Sérgio Ramos, Rodrygo X Lautaro Martínez, Perisic

Classificação:

BORUSSIA MOENCHENGLADBACH (Alemanha)

5pts – 1vit/2emp/0der – 10gp/4gc

SHAKHTAR DONETSK (Ucrânia)

4pts – 1vit/1mp/1der – 3gp/8gc

REAL MADRID (Espanha)

4pts – 1vit/1emp/1der – 7gp/7gc

INTERNAZIONALE (Itália)

2pts – 0vit/2emp/1der – 4gp/5gc

Jogos do dia 25:

BORUSSIA M’GLADBACH X SHAKHTAR DONETSK

Borussia-Park, Moenchengladbach, 46.249 lugares

INTERNAZIONALE X REAL MADRID

Giuseppe Meazza, Milão, 78.275 lugares

GRUPO C

Manchester City, gol de Ferrán Torres
Manchester City, gol de Ferrán Torres Manchester City, gol de Ferrán Torres

MANCHESTER CITY 3 X 0 OLYMPÍACOS

Etihad Stadium, 53.000 lugares

Plateia: 0

Árbitro: Carlos del Cerro Grande (Espanha)

Gols: Ferrán Torres, Gabriel Jesús, João Cancelo

PORTO 3 X 0 MARSEILLE

Estádio do Dragão, 50.033 lugares

Plateia: 0

Árbitro: Antonio Mateu Lahoz (Espanha)

Gols: Marega, Sérgio Oliveira, Luís Díaz

Classificação:

MANCHESTER CITY (Inglaterra)

9pts – 3vit/0emp/0der – 9pg/1gc

PORTO (Portugal)

6pts – 2vit/0emp/1der = 6gp/3gc

OLYMPÍACOS (Grécia)

3pts – 1vit/0emp/2der = 1gp/5gc

MARSEILLE (França)

0pts = 0vit/0emp/3der – 0gp/7gc

Jogos do dia 25:

OLYMPÍACOS X MANCHESTER CITY

Georgios Karaiskakis, 32.115 lugares

MARSEILLE X PORTO

Stade Vélodrome, 67.894 lugares

GRUPO D

Tadic, tiro livre em dois tempos, gol do Liverpool
Tadic, tiro livre em dois tempos, gol do Liverpool Tadic, tiro livre em dois tempos, gol do Liverpool

MIDTJYLLAND 1 X 2 AJAX

MCH Arena, Herning, 11.432 lugares

Plateia: 132

Árbitro: Bobby Madden (Escócia)

Gols: Dryer X Antony, Tadic

ATALANTA 0 X 5 LIVERPOOL

Atleti Azzurri d’Italia, 21.300 lugares

Plateia: 0

Árbitro: Ovidiu Hategan (Romênia)

Gols: Diogo Jota/3, Salah, Mané

Classificação:

LIVERPOOL (Inglaterra)

9pts – 3vit/0emp/0der – 8gp/0gc

AJAX (NEERLÂNDIA)

4pts – 1vit/1emp/1der – 4gp/4gc

ATALANTA (Itália)

4pts – 1vit/1emp/1der – 6gp/7gc

MIDTJYLLAND (Dinamarca)

0pts – 0vit/0emp/3der – 1gp/8gc

Jogos do dia 3:

LIVERPOOL X ATALANTA

Anfield Road, 53.394 lugares

AJAX X MIDTJYLLAND

Johan Cruijff Arena, Amsterdam, 55.500 lugares

O Ataturk Olympic de Istambul, palco da decisão
O Ataturk Olympic de Istambul, palco da decisão O Ataturk Olympic de Istambul, palco da decisão

A etapa de chaves qualificará o seu líder e o seu vice às oitavas de final. E os terceiros colocados se consolarão na repescagem da Liga Europa. Daí, no dia 14 de Dezembro um sorteio definirá os emparceiramentos das oitavas, por enquanto marcados para 16-17 e 23-24 de Fevereiro, nos jogos de ida, e 9-10 e 16-17 de Março de 2021 nos jogos de volta. Um novo bingo, em 19 de Março, determinará os cotejos das quartas, sempre em ida e volta, 6-7 e 13-14 de Abril, e das duas semis, 27-28 de Abril e 4-5 de Maio. A UEFA programou sua final para 29 de Maio, pugna única no Ataturk Olympic, Istambul, Turquia.

Detalhe da linda taça da Liga dos Campeões
Detalhe da linda taça da Liga dos Campeões Detalhe da linda taça da Liga dos Campeões

Agora na sua 66ª edição, a 29ª desde que trocou de nome na temporada de 1992/93, e deixou de ser a antiga Copa dos Campeões, esta Liga, ou a “Champions League”, se inaugurou no dia 8 de Agosto com 79 equipes de 54 das suas 55 federações afiliadas. Uma única, curiosa exceção: Liechtenstein, cujos times participam de campeonatos da Suíça. Antes da atual fase de chaves, ocorreram 51 mata-matas de eliminação, nos quais se registraram 142 tentos, a média de 2,78. E acumuladas, até aqui, já transcorreram 99 pelejas com a marcação de 298 tentos e com a média bastante boa de 3,01.

Gostou? Clique num dos ícones para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, use máscara. E fique com o meu abração virtual! Obrigadíssimo!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.