Silvio Lancellotti Messi praticamente classifica o Barça. E também a Juventus...

Messi praticamente classifica o Barça. E também a Juventus...

Na sua partida 150 em certames da UEFA, ele comanda o "Blaugrana" nos 2 X 1 sobre o Dynamo. E ajuda a "Senhora" a se fixar na segunda posição.

Lionel Messi, vitória e gol na partida de número 150 na UEFA

Lionel Messi, vitória e gol na partida de número 150 na UEFA

@FCBarcelona

Completou-se nesta quarta-feira, 4 de Novembro, com as oito pelejas do Grupo A até o Grupo D, a terceira jornada da etapa de chaves da Liga dos Campeões da Europa. Ainda continua uma competição atribulada, de novo ameaçada pela Covid-19, partidas em estádios vazios, outras com as suas arquibancadas submetidas aos rigores do combate à pandemia. Nas oito pugnas ocorreram 27 tentos, média de 3,38. O total da fase já ostenta 48 porfias e 156 tentos, a média de 3,25. As restantes 64 se distribuirão, então, por três rodadas, em 24-25 ainda neste mês, e em 1-2 e 8-9 de Dezembro. Eis as sínteses das pelejas da quarta e as fichas daquelas da terça:


GRUPO E

El-Nesyri, os dois gols decisivos do Sevilla

El-Nesyri, os dois gols decisivos do Sevilla

@SevillaFC

SEVILLA 3 X 2 KRASNODAR
Ramón Sánchez Pizjuán, 43.883 lugares
Plateia: 0
Árbitro: Felix Brych (Alemanha)

Gols: Rakitic, El-Nesyri/2 X Suleymanov, Berg/pen

Difícil imaginar uma não-vitória dos ibéricos. Às vezes, contudo, também o impossível pode acontecer. Caso dos quatro minutos malucos que colocaram os visitantes da Rússia adiante no placar, e contra o detentor do troféu da Liga Europa.  Dois lances de bola parada. Aos 17’, a falta de Koundé em Berg, cobrada por Suleymanov. Aos 21, o penal do mesmo Koundé no mesmo Berg, que converteu impecavelmente. Pior, o zagueiro Jesus Navas ainda seria expulso por dois cartões amarelos. Haveria, porém, uma inevitável reviravolta. Rakitic aos 42 e El-Nesyri aos 69 e aos 72’ determinariam a realidade.

A capa do Twitter do Chelsea

A capa do Twitter do Chelsea

@ChelseaFC

CHELSEA 3 X 0 RENNES
Stamford Bridge, Londres, 40.834 lugares
Plateia: 0
Árbitro: Feliz Zwayer (Alemanha)

Gols: Werner2/2pen, Abraham

Difícil imaginar uma não vitória dos londrinos. Que, de fato, realizaram 1 X 0 aos 10’, por Timo Werner, penal que ele mesmo sofreu de Dalbert. E dobraram, aos 41’, outro penal, mão de Dalbert, nova cobrança de Werner, e a exclusão inevitável de Dalbert, o Renner com dez. Aos 50, Abraham congelou o placar e a liderança do Chelsea.

Classificação:
CHELSEA (Inglaterra)
7pts – 2vit/1emp/0der – 7gp/0gc
SEVILLA (Espanha)
7pts – 2vit/1emp/0der – 4gp/2gc
KRASNODAR (Rússia)
1pts – 0vit/1emp/2der – 3gp/8gc
RENNES (França)
1pts – 0vit/1emp/2der – 1gp/5gc

Jogos do dia 24:
KRASNODAR X SEVILLA
Krasnodar Stadium, 35.074 lugares
RENNES X CHELSEA
Roazhon Park, 29.778 lugares


GRUPO F

Erokhin, o autor do tento do Zenit

Erokhin, o autor do tento do Zenit

@ZPetersburg

ZENIT 1 X 1 LAZIO
Krestovsky Stadium, São Petersburgo, 67.000 lugares
Plateia: 17.427
Arbitro: Artur Soares Dias (Portugal)

Gols: Erokhin X Caicedo

A “Águia” romana sofreu para sobrepujar o Torino no certame da Bota. Os seus “tifosi”, porém, esperavam que lhe sobrasse algum fôlego e algum Futebol para a visita à costa báltica da Rússia. Ao menos restou o fôlego. Pois o Zenit saiu à frente aos 32’, graças a Erokhin, num voleio elegante, depois de uma bola que Dzyuba aparou com a cabeça. E daí, só aos 82’, depois de bastante pressionar, a “Águia”, de verde-clarinho, igualou com Caicedo, numa bela triangulação que ainda envolveu Acerbi e Pereira.

Haaland, o autor de dois dos gols do Borussia Dortmund

Haaland, o autor de dois dos gols do Borussia Dortmund

@BVB

CLUB BRUGGE 0 X 3 BORUSSIA DORTMUND
Jan Breydel Stadion, Bruges, 29.062 lugares
Plateia: 0
Árbitro: Damir Skomina (Eslovênia)

Gols: Hazard, Haaland/2

Não passou de fantasia a possibilidade de os “Bruxos” abrirem três pontos à frente da “Muralha Amarela” na classificação do seu Grupo F. Teriam que dispor de dois arqueiros como Mignolet na sua meta. Um, o próprio, para defender. O outro, o fantasma, para evitar o perigo das rebatidas. A equipe tedesca fez 3 X 0 em lances que Mignolet interveio pontualmente – sem, todavia, que um companheiro o auxiliasse na progressão do lance, os gols de Hazard aos 14’ e do eternamente oportunista Haaland aos 18 e aos 24. Sim, efetivamente emboladíssimo esse Grupo F.

Classificação:
BORUSSIA DORTMUND (Alemanha)
6pts – 2vit/0emp/1der – 6gp/3gc
LAZIO (Itália)
5pts – 1vit/2emp/0der – 5gp/3gc
CLUB BRUGGE (Bélgica)
4pts – 1vit/1emp/1der – 3gp/5gc
ZENIT SAINT PETERSBURG (Rússia)
1pts – 0vit/1emp/2der – 2gp/5gc

Jogos do dia 24:
BORUSSIA DORTMUND X CLUB BRUGGE
Westfalenstadion, 65.829 lugares
LAZIO X ZENIT
Stadio Olìmpico, Roma, 70.634 lugares


GRUPO G

Messi, no momento da cobrabça do penal

Messi, no momento da cobrabça do penal

@FCBarcelona

BARCELONA 2 X 1 DYNAMO KYIV
Camp Nou, 99.354 lugares
Plateia: 0
Árbitro: Michael Oliver (Inglaterra)

Gols: Messi/pen, Piqué X Tsygankov

Apesar dos problemas de política interna, de instabilidade no seu elenco, o “Blaugrana” manteve os seus 100% de aproveitamento. E o seu triunfo se inaugurou muito cedo, aos 5’, penal de Popov em Messi, que o argentino cobrou com a eficiência costumeira na sua aparição número 150 em cotejos da UEFA, 146 pela “Champions”, quatro pela Supercopa. Modorrentamente, o Barça se encaminhou ao segundo tento, 65’, alçamento de Ansu Fati e a cabeçada fatal de Piquè, o seu tento número 57 pelo clube. Refluiu o “Blaugrana” e permitiu que, aos 75’, o ágil Tsygankov se locupletasse de uma bola por Ter Segen depois de um cruzamento de Verbic. O Barça com três sucessos em três pelejas. Aliás, basicamente apoiou a qualificação da Juve.

Morata, na capa do Tqitter da Juventus

Morata, na capa do Tqitter da Juventus

@JuventusFC

FERENCVARÓS X JUVENTUS
Puskás Arena, Budapeste, 67.215 lugares
Plateia: 18.531
Árbitro: Orel Grinfeld (Israel)

Gols: X Morata/2, Dybala, Dvali/com X Boli

Bastou que Cristiano Ronaldo retornasse ao time para que a “Senhora” voltasse a se exibir fluente e agressiva, 4 X 1 sobre o Spezia no “Nazionale”. Probabilíssimo que ignore os magiares mesmo na Arena Ferenc Puskás, que o Ferencváros escolheu de última hora para substituir a ex-Florian Albert, ou Groupama. Questões de patrocínio. A Juve não fulgurou. Todavia, realizou o que lhe bastaria para somar os três pontos. Anotou 1 X 0 já aos 10’, uma descida de Cuadrado, um corta-luz do CR7 e o arremate de Morata na meta escancarada. Parecidíssimo o lance do segundo tento, aliás, toque de Cuadrado ao CR7, descida e cruzamento, corta-luz de McKennie e o arremate dele, Morata, o autor de todos os gols do time até então.

A celebração do triunfo da Juventus em Budapeste

A celebração do triunfo da Juventus em Budapeste

@JuventusFC

Paulo Dybala quebraria o tabu Morata. E quebraria duas vezes, também em situações assemelhadas. Mas, no caso, grotescamente assemelhadas. Entrou em campo aos 67’, exatamente no lugar do espanhol. E imediatamente, aos 73, saboreou uma pelota horrorosamente atrasada que o arqueiro Dibusz não conseguiu devolver. Aos 81’, uma outra bola ridiculamente recuada a Dibusz, que desta vez chutou no corpo de Dybala. A pelota assumiu o caminho na meta e, sobre a linha, Dvali piorou a situação, o tento contra. Vil compensação dos húngaros, o gol de honra de Boli, aos 90’, num rebote de Czszesny.

Classificação:
BARCELONA (Espanha)
9ts – 3vit/0emp/0der – 9gp/2gc
JUVENTUS (Itália)
6pts – 2vit/0emp/1der – 6gp/3gc
DYNAMO KYIV (Ucrânia)
1pts – 0vit/1emp/2der – 3gp/6gc
FERENCVARÓS (Hungria)
1pts – 0vit/1emp/2der – 4gp/11gc

Jogos do dia 24:
JUVENTUS X FERENCVARÓS
Allianz Stadium, Turim, 41.507 lugares
DYNAMO KYIV X BARCELONA
NSC Olympiyskiy, Kiev, 70.050 lugares


GRUPO H

A equipe do Basaksehir que humilhou o Manchester United

A equipe do Basaksehir que humilhou o Manchester United

@Istanbul Basaksehir

ISTAMBUL BASAKSEHIR 2 X 1 MANCHESTER UNITED
Fatih Terim Stadyumu, Istambul, 17.156 lugares
Plateia: 350
Árbitro: Dàvide Massa (Itália)

Gols: Ba, Visca X Martial

Era impensável acreditar que os otomanos, incapazes de um só tento em duas partidas, pudessem sequer assustar os britânicos. Um clube fundado em 1990, estreante na LC, diante de um veteraníssimo, de 1878, três títulos na competição. E aconteceu uma das maiores surpresas de toda a história do futebol na Europa. Basaksehir 1 X 0, aos 13’, com Demba Ba, que atravessou toda a metade do campo num contra-ataque lancinante. E 2 X 0, aos 40’, com Visca, em outra ofensiva velocíssima, a descida de Turuc e o corta-luz de Demba Ba. De nada adiantou a reação imediata, tento de Martial depois de um passe de Shaw, logo aos 43’. Os otomanos resistiram até o final.

A vibração de Nkunku, pelo tento do empate do Leipzig

A vibração de Nkunku, pelo tento do empate do Leipzig

@Dierotenbullen

RB LEIPZIG 2 X 1 PSG
Red Bull Arena, 42.959 lugares
Plateia: 0
Árbitro: Szymon Marciniak (Polônia)

Gols: Nkunku, Forsberg/pen X Di Maria

Imperdoável o pedantismo dos “Parisiens” de Thomas Tuchel, que fizeram 1 X 0 logo aos 4’, Di Maria. E que, então, aos 16’, desperdiçaram os 2 X 0, um penal que Di Maria bateu com displicência, no canto escolhido pelo arqueiro Gulácsi. E daí padeceram com a reação armada pelo elenco vibrante que Julian Nagelsmann muito bem administra. O empate aos 42’, num tiro de Nkunku da linha da entrada da área grande. E o desempate aos 57, Forsberg de penal, um toque de mão de Kimbembe. Para mais complicar, aos 69’, o mediador expulsou Gueye, seu segundo cartão amarelo, infração intempestiva, PSG com dez. Crucial o seu duelo de retorno no próximo dia 24.

Classificação:
MANCHESTER UNITED (Inglaterra)
6pts – 2vit/0emp/1der – 8gp/3gc
RB LEIPZIG (Alemanha)
6pts – 2vit/0emp/1der – 4gc/6gc
PARIS SAINT-GERMAIN (França)
3pts – 1vit/0emp/2der – 4gp/4gc
ISTAMBUL BASAKSEHIR (Turquia)
3pts – 1vit/0emp/2der – 2gp/5gc

Jogos do dia 24:
PSG X RB LEIPZIG
Parc des Princes, Paris, 47.929 lugares
MANCHESTER UNITED X ISTAMBUL BASAKSEHIR
Old Trafford, 74.140 lugares


As pelejas da terça, 3 de Novembro:

GRUPO A

Bayern, Lewandowski, de penal

Bayern, Lewandowski, de penal

@FCBayern

LOKOMOTIV 1 X 1 ATLÉTICO DE MADRID
RZD Arena, Moscou, 27.084 lugares
Plateia: 8.147
Árbitro: Benoit Bastien (Franca)
Gols: Miranchuk/pen X Gimenez

RB SALZBURG 2 X 6 BAYERN
EM-Stadion, Wals-Siezenheim, 31.895 lugares
Plateia: 0
Árbitro: Danny Makkelie (Neerlândia)

Gols: Berisha X Lewandowski/pen, Kristensen/con

Classificação:
BAYERN MUENCHEN (Alemanha)
9pts – 3vit/0emp/0der – 12gp/3gc
ATLÉTICO DE MADRID (Espanha)
4ts – 1vit/1emp/1der – 4gp/7gc
LOKOMOTIV MOSCOU (Rússia)
2pts – 0vit/2emp/1der – 4gp/5gc
RB SALZBURG (Áustria)
1pts – 0vit/1emp/2der – 6gp/11gc

Jogos do dia 25:
BAYERN X RB SALZBURG
Allianz Arena, Munique, 70.000 lugares
ATLÉTICO DE MADRID X LOKOMOTIV
Wanda Metropolitano, 68.456 lugares


GRUPO B

Real Madrid, de cabeça, tento de Sérgio Ramos

Real Madrid, de cabeça, tento de Sérgio Ramos

@realmadrid

SHAKHTAR DONETSK 0 X 6 BORUSSIA M’GLADBACH
NSC Olympiyskiy, Kiev, 70.050 lugares
Plateia: 0
Árbitro: Serdar Gozubuyuk (Neerlândia)

Gols: Pléa/3, Bondar/con, Bensebaini, Stindl
REAL MADRID 3 X 2 INTERNAZIONALE
Alfredo di Stefano, 6.000 lugares
Plateia: 0
Árbitro: Clément Turpin (França)

Gols: Benzema, Sérgio Ramos, Rodrygo X Lautaro Martínez, Perisic

Classificação:
BORUSSIA MOENCHENGLADBACH (Alemanha)
5pts – 1vit/2emp/0der – 10gp/4gc
SHAKHTAR DONETSK (Ucrânia)
4pts – 1vit/1mp/1der – 3gp/8gc
REAL MADRID (Espanha)
4pts – 1vit/1emp/1der – 7gp/7gc
INTERNAZIONALE (Itália)
2pts – 0vit/2emp/1der – 4gp/5gc

Jogos do dia 25:
BORUSSIA M’GLADBACH X SHAKHTAR DONETSK
Borussia-Park, Moenchengladbach, 46.249 lugares
INTERNAZIONALE X REAL MADRID
Giuseppe Meazza, Milão, 78.275 lugares


GRUPO C

Manchester City, gol de Ferrán Torres

Manchester City, gol de Ferrán Torres

@ManCity

MANCHESTER CITY 3 X 0 OLYMPÍACOS
Etihad Stadium, 53.000 lugares
Plateia: 0
Árbitro: Carlos del Cerro Grande (Espanha)

Gols: Ferrán Torres, Gabriel Jesús, João Cancelo
PORTO 3 X 0 MARSEILLE
Estádio do Dragão, 50.033 lugares
Plateia: 0
Árbitro: Antonio Mateu Lahoz (Espanha)

Gols: Marega, Sérgio Oliveira, Luís Díaz

Classificação:
MANCHESTER CITY (Inglaterra)
9pts – 3vit/0emp/0der – 9pg/1gc
PORTO (Portugal)
6pts – 2vit/0emp/1der = 6gp/3gc
OLYMPÍACOS (Grécia)
3pts – 1vit/0emp/2der = 1gp/5gc
MARSEILLE (França)
0pts = 0vit/0emp/3der – 0gp/7gc

Jogos do dia 25:
OLYMPÍACOS X MANCHESTER CITY
Georgios Karaiskakis, 32.115 lugares
MARSEILLE X PORTO
Stade Vélodrome, 67.894 lugares


GRUPO D

Tadic, tiro livre em dois tempos, gol do Liverpool

Tadic, tiro livre em dois tempos, gol do Liverpool

@LFC

MIDTJYLLAND 1 X 2 AJAX
MCH Arena, Herning, 11.432 lugares
Plateia: 132
Árbitro: Bobby Madden (Escócia)

Gols: Dryer X Antony, Tadic
ATALANTA 0 X 5 LIVERPOOL
Atleti Azzurri d’Italia, 21.300 lugares
Plateia: 0
Árbitro: Ovidiu Hategan (Romênia)

Gols: Diogo Jota/3, Salah, Mané

Classificação:
LIVERPOOL (Inglaterra)
9pts – 3vit/0emp/0der – 8gp/0gc
AJAX (NEERLÂNDIA)
4pts – 1vit/1emp/1der – 4gp/4gc
ATALANTA (Itália)
4pts – 1vit/1emp/1der – 6gp/7gc
MIDTJYLLAND (Dinamarca)
0pts – 0vit/0emp/3der – 1gp/8gc

Jogos do dia 3:
LIVERPOOL X ATALANTA
Anfield Road, 53.394 lugares
AJAX X MIDTJYLLAND
Johan Cruijff Arena, Amsterdam, 55.500 lugares

O Ataturk Olympic de Istambul, palco da decisão

O Ataturk Olympic de Istambul, palco da decisão

Ataturk Olympic

A etapa de chaves qualificará o seu líder e o seu vice às oitavas de final. E os terceiros colocados se consolarão na repescagem da Liga Europa. Daí, no dia 14 de Dezembro um sorteio definirá os emparceiramentos das oitavas, por enquanto marcados para 16-17 e 23-24 de Fevereiro, nos jogos de ida, e 9-10 e 16-17 de Março de 2021 nos jogos de volta. Um novo bingo, em 19 de Março, determinará os cotejos das quartas, sempre em ida e volta, 6-7 e 13-14 de Abril, e das duas semis, 27-28 de Abril e 4-5 de Maio. A UEFA programou sua final para 29 de Maio, pugna única no Ataturk Olympic, Istambul, Turquia.

Detalhe da linda taça da Liga dos Campeões

Detalhe da linda taça da Liga dos Campeões

UEFA

Agora na sua 66ª edição, a 29ª desde que trocou de nome na temporada de 1992/93,  e deixou de ser a antiga Copa dos Campeões, esta Liga, ou a “Champions League”, se inaugurou no dia 8 de Agosto com 79 equipes de 54 das suas 55 federações afiliadas. Uma única, curiosa exceção: Liechtenstein, cujos times participam de campeonatos da Suíça. Antes da atual fase de chaves, ocorreram 51 mata-matas de eliminação, nos quais se registraram 142 tentos, a média de 2,78. E acumuladas, até aqui, já transcorreram 99 pelejas com a marcação de 298 tentos e com a média bastante boa de 3,01.


Gostou? Clique num dos ícones para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, use máscara. E fique com o meu abração virtual! Obrigadíssimo!

Últimas