Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mesmo no começo, o Campeonato Italiano já exibe os seus dramas

Às vésperas da rodada de número 4, a líder Juve de contas no vermelho, o pequeno Sassuolo no segundo lugar, e o Napoli que tenta salvar o Bari

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

A "Signora" do sexto título, agora em busca do oitavo em seguida
A "Signora" do sexto título, agora em busca do oitavo em seguida A "Signora" do sexto título, agora em busca do oitavo em seguida

Prestes a estrear, dia 19 de Setembro, quarta-feira, contra o Valencia, em visita à Espanha, pela Champions League de 2018/19, a Juventus de Turim lidera, solitariamente, 9 pontos em 9 possíveis, o Campeonato Italiano que, neste final de semana, exibe a sua rodada de número 4. Natural essa primazia para uma agremiação que busca um inédito oitavo título consecutivo. Não parece nada lógico, porém, que o segundo colocado no certame seja o Sassuolo, time de uma cidade de apenas 33.000 habitantes, localizada na Emìlia-Romagna, entre Bologna e Parma. Com 2 vitórias e 1 empate nas suas três partidas, 8 X 5 nos gols, o clube verde-preto ostenta um único famoso entre seus atletas, o ganês-alemão Kevin-Prince Boateng, ex-Milan, meio-irmão do Jérôme do Bayern e um dos vice-artilheiros do torneio, 2 dos 8 tentos do seu elenco.

Boateng, o único famoso do pequeno Sassuolo
Boateng, o único famoso do pequeno Sassuolo Boateng, o único famoso do pequeno Sassuolo

Pois neste domingo, 16, no Allianz Stadium da capital do Piemonte, se digladiarão, precisamente, a “Signora” e o Sassuolo. Claro que a Juventus é favoritíssima. No dia 4 de Fevereiro, também no seu campo, dilapidou o elenco do visitante por 7 X 0. E o treinador Massimiliano Allegri não pretende poupar ninguém no prélio da domenica. O único dos seus titulares óbvios que ficará no banco, Paulo Dybala, deve amargar a reserva por motivos outros, uma espécie de punição: Allegri reclama que o argentino não se empenha nos treinos com a mesma aplicação de Cristiano Ronaldo. Um bom castigozinho.

Benassi, da Fiorentina, um volante goleador
Benassi, da Fiorentina, um volante goleador Benassi, da Fiorentina, um volante goleador

Teoricamente, entretanto, o jogo mais significativo desta jornada deverá ocorrer na tarde de sábado, 13h00 aqui no Brasil. No San Paolo da Terra da Pizza se confrontarão o Napoli local e a Fiorentina de Florença. O Napoli soma 6 pontos e a Fiorentina, também. Só que a equipe “Viola” da Toscana tem um cotejo menos, adiado que foi o prélio da rodada de número 1, diante da Sampdoria de Gênova, por causa da queda de uma ponte, com vítimas fatais, na capital da Ligúria. Na Fiorentina, por enquanto, ao lado do polonês Piatek, do Genoa, fulgura um dos dois únicos marcatori com 3 tentos, Marco Benassi. Detalhe importante: Benassi só atuou em duas pugnas, e é volante.

Aurelio de Laurentiis
Aurelio de Laurentiis Aurelio de Laurentiis

Juventus e Napoli, respectivamente primeiro e segundo na stagione de 2017/18, viveram caudalosas histórias extracampo durante a semana. Os acionistas da “Signora” se obrigaram a aprovar o primeiro balanço negativo, no departamento das finanças, desde 2014: um buraco que corresponde a quase R$ 90mi. Nada muito preocupante, todavia. Realizou-se um acerto, contabilmente, através de uma transferência patrimonial, e são mesmo descomunais as posses da Juve, que inclusive acaba de inaugurar o seu primoroso CT novo e até um hotel junto à concentração. No caso do Napoli, curiosamente, o dinheiro pegou uma outra direção: através de Luigi, seu filho, o proprietário Aurelio de Laurentiis comprou o controle do Bari pelo valor do seu buraco, também R$ 90mi de dívidas que airosamente assumiu.

Publicidade
Decaro e Luigi de Laurentiis, na cerimônia da "Água Benta de San Nicola"
Decaro e Luigi de Laurentiis, na cerimônia da "Água Benta de San Nicola" Decaro e Luigi de Laurentiis, na cerimônia da "Água Benta de San Nicola"

Embora tradicional no calcanhar da Bota, já relegado à Série B desde 2011/12, o Bari faliu e necessitou de uma licença especial da prefeitura da sua cidade para renascer basicamente do zero, agora na Série D. Numa cerimônia de fato cinematográfica, como convém aos De Laurentiis, produtores de fama universal, o sìndaco Antonio Decaro o abençoou com a chamada “Água Benta de San Nicola”, o padroeiro da cidade. E Luigi prometeu que, em três ou quatro anos, resgatará a história do clube, precisamente como o seu pai fez com o Napoli. Aliás, um problemaço, com Bari também quebraram o Avellino e o Cesena e as entidades que regulam o Calcio decidiram que a Série B, cujo campeonato se abre neste domingo, 16, terá apenas dezenove disputantes. Pois é. Lá na Itália, ao contrário de cá, não funciona o chamado “tapetão”.

Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Tweetar”, ou registre a sua opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço!

CR7 ostentação: craque se permite alguns luxos também na Itália

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.