Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mbappé brilha e, em Munique, o PSG impacta o campeão Bayern

Placar de 3 X 2 sobre os "Bávaros" sem o artilheiro Lewandowski, lesionado. No outro prélio, como visitante, o Chelsea ignorou o Porto, 2 X 0. Volta das quartas da "Champions" dia 13 e dia 14.

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Mbappé, o grande destaque do PSG em Munique
Mbappé, o grande destaque do PSG em Munique Mbappé, o grande destaque do PSG em Munique

Depois de quatro partidas, todas emocionantes, duas na terça-feira, dia 6 de Abril, e duas nesta quarta, dia 7, chegou ao seu desfecho a primeira rodada das quartas de final da “Champions League”, a Liga dos Campeões da Europa, a competição interclubes mais significativa do planeta. E as duas pelejas da quarta se encerraram com belos triunfos dos visitantes, o Chelsea sobre o Porto, 2 X 0, e o PSG sobre o Bayern Muenchen. 3 X 2. Uma promessa de bastante tensão e de muita empolgação nas porfias de retorno.

O PSG, debaixo de neve, supera o Bayern na Allianz Arena
O PSG, debaixo de neve, supera o Bayern na Allianz Arena O PSG, debaixo de neve, supera o Bayern na Allianz Arena

Desde o seu início, em 8 de Agosto de 2020, esta LC já ostentou 51 mata-matas de eliminatórias, 96 combates do Grupo A até o H, os 16 jogos de oitavas de final e mais os quatro primeiros das quartas, o acumulado de 167 prélios e 493 gols, média de 2,95. Público? Aqui e ali a Covid-19 permitiu algumas poucas ousadias e 165.939 audaciosos puderam comparecer aos estádios. A média insignificante e pouco digna até do Futebol de Areia, 1.431 pessoas por desafio.

A seguir, as sínteses dos confrontos deste dia 7:

BAYERN 2 X 3 PSG

Publicidade

Munique, Alemanha, Allianz Arena

Árbitro: Antonio Maheu Lahoz (Espanha)

Publicidade

Gols: Choupo-Moting, Mueller X Mbappé/2, Marquinhos

Neymar, no momento do passe para o primeiro gol de Mbappé
Neymar, no momento do passe para o primeiro gol de Mbappé Neymar, no momento do passe para o primeiro gol de Mbappé

Mesmo sem o lesionado Robert Lewandowski, craque do planeta em 2020, média de mais de um tento por partida, o Bayern dispõe de um elenco fortíssimo, mais profundo, até, que o do PSG. Hans-Dieter Flick, o treinador interino que deu certo após assumir o seu comando em Dezembro de 2019 e daí levar o time aos títulos da LC e do Mundial da FIFA, não imaginava, porém, que a irregularidade da sua defesa despontasse tão cedo, aos 3’, quando Neymar e Mbappé sossegadamente tabelaram, sem marcação, e o garoto arrematasse entre as pernas de Manuel Neuer. Pior para Flick, nem um esboço de neve impediu que, aos 28’, Neymar perpetrasse a sua segunda assistência da partida ao lançar o zagueiro Marquinhos, de quase 50 metros, por trás dos centrais dos “Bávaros”, 2 X 0.

Publicidade
A finalização de Marquinhos, 2 X 0
A finalização de Marquinhos, 2 X 0 A finalização de Marquinhos, 2 X 0

Azar de Marqunhos, esticou demais a perna e acusou uma contusão muscular. E o Bayern reagiria, ainda na etapa inicial, e então caberia a Maurício Pocchetino se irritar com a sua bequeira. Aos 37’, uma pelota alçada por Pavard encontrou Choupo-Moting, o substituto de Lewandowski, livre na marca penal, a testada bem num canto do arco de Keylor Navas, 1 X 2. Os “Bávaros” se acenderam e, no tempo derradeiro, dramático, acuariam os “Parisiens”, a ponto de Navas se tornar o destaque da pugna. Aos 60’, surgiria a igualdade na cobrança de uma falta, jogada ensaiada de Kimmich precisamente na cabeça de Muller, 2 X 2.

O gol de Choupo-Moting, falha da bequeira do PSG
O gol de Choupo-Moting, falha da bequeira do PSG O gol de Choupo-Moting, falha da bequeira do PSG

Mais meia hora de pressão? Não. Logo aos 68’, num lance individual pela esquerda, o fulgurante Mbappé se desvencilharia de três rivais e com um tiro seco, rasteiro, imobilizaria Manuel Neuer, 3 X 2, o seu sétimo tento nos últimos quatro prélios da Liga dos Campeões. O problemaço de Flick no retorno da próxima terça-feira, 13 de Abril: para assegurar a sua classificação e daí batalhar pelo bi, pelo seu sétimo laurel na “Champions”, o time tedesco necessitará sobrepujar o PSG, em Paris, por dois tentos de folga. Missão complicadíssima, caso o departamento médico não consiga recuperar o crucial astro Lewandowski.

Resumo histórico:

Jogos: 10 = 4vit Bay/0emp/6vit Par

Gols: 13Bay X 15Par

PORTO 0 X 2 CHELSEA

Sevilha, Espanha, Estádio Ramón Sánchez-Pizjuán

Árbitro: Slavko Vincic (Eslovênia)

Gols: Mount, Chilwell

O momento do arremate de Mason Mount, Chelsea 1 X 0 Porto
O momento do arremate de Mason Mount, Chelsea 1 X 0 Porto O momento do arremate de Mason Mount, Chelsea 1 X 0 Porto

Por causa das restrições impostas às viagens de Portugal à Inglaterra e vice-versa, os dois adversários concordaram com a UEFA que optou pelo Sánchez-Pizjuán de Sevilha como a sede dos duelos de ida e volta. E no campo neutro o Chelsea abriu o placar, aos 32’, quando Mason Mount desferiu um inebriante drible de corpo no perplexo Zaidu e fuzilou, 1 X 0, para se inscrever nas antologias como o mais jovem jogador de seu clube a registrar um tento nos mata-matas da “Champions League”: 22 anos e 87 dias.

Mason Mount, do Chelsea, agora nas antologias
Mason Mount, do Chelsea, agora nas antologias Mason Mount, do Chelsea, agora nas antologias

Bem que o “Dragão” se empenhou em reagir e reprisar as preciosas exibições que, nas oitavas de final, provocaram a eliminação da então favorita Juventus de Turim. Cairia, no entanto, punido pelos seus próprios equívocos. Aos 85’, grotescamente, Corona tentou matar uma bola com o bico do pé, na sua intermediária, e fracassou. O esperto e atento Chilwell capturou a pelota, avançou cerca de vinte metros e bateu cruzado, sem chance para Marchesín, 2 X 0. No retorno, dia 13, a próxima terça-feira, o “Dragão” de Sérgio Conceição apenas sobreviverá se registrar 3 X 0 nos “Blues” de Thomas Tuchel. Embora os dois prélios aconteçam em um campo neutro, prevalece o conceito do mandante. Ironia: o Porto perdeu como dono-da-casa. E será visitante no mesmo Sánchez-Pizjuán.

Resumo histórico:

Jogos: 9 = 2vit Por/1emp/6vit Che

Gols: 7Por X 14Che

A rodada de retorno do dia 14 de Abril:

Liverpool X Real Madrid, na ida 1 X 3
Liverpool X Real Madrid, na ida 1 X 3 Liverpool X Real Madrid, na ida 1 X 3

LIVERPOOL X REAL MADRID

Liverpool, Inglaterra, Anfield Road

Na ida, Real Madrid 3 X 1 Liverpool

Madrid, Espanha, Estadio Alfredo Di Stefano

Árbitro: Felix Brych (Alemanha)

Gols: Vinícius Júnior/2, Asensio X Salah

Resumo histórico:

Jogos: 7 = 4vit RMa/0emp/3vit Liv

Gols: 10RMa X 8Liv

Possibilidades: Para reverter a sua sorte o Liverpool tem que vencer o cotejo por 2 X 0 ou, no caso de o Real fazer um gol, por três tentos de diferença. O placar igual, 3 X 1 em favor dos “Reds”, levará o desafio a uma prorrogação de 30’ e, talvez, a uma disputa de penais.

Borussia Dortmund X Manchester City, na ida 1 X 2
Borussia Dortmund X Manchester City, na ida 1 X 2 Borussia Dortmund X Manchester City, na ida 1 X 2

BORUSSIA DORTMUND X MANCHESTER CITY

Dortmund, Alemanha, Wesfalenstadion

Na ida: Manchester City 2 X 1 Borussia Dortmund

Manchester, Inglaterra, Etihad Stadium

Árbitro: Ovidiu Hategan (Romênia)

Gols: De Bruyne, Phil Foden X Marco Reus

Resumo histórico:

Jogos: 3 = 1vit Cit/1emp/1vit Bor

Gols: 3Cit X 3Bor

Possibilidades: Para reverter a sua sorte o Borussia tem que vencer o cotejo por 1 X 0 ou, no caso de o City fazer um gol, por gols tentos de diferença. O placar igual, 2 X 1 em favor da “Muralha Amarela” levará o desafio a uma prorrogação de 30’ e, talvez, aos penais.

O troféu da Champions, a caminho de Istambul
O troféu da Champions, a caminho de Istambul O troféu da Champions, a caminho de Istambul

Nesta temporada de 2020/21, a LC realiza sua 66ª edição, a 29ª desde que, na competição de 1992/93, abandonou o seu nome original de Copa dos Campeões e se rebatizou de “Champions League”. Principiou em 8 de Agosto com 79 equipes de 54 das suas 55 afiliadas. Única e exclusiva exceção: Liechtenstein, cujos times disputam os torneios da Suíça. Num paralelo, curiosamente, as Ilhas Far Oer e Gibraltar, que dependem da Dinamarca e da Inglaterra, já dispõem de suas próprias federações. Atual campeão: o Bayern. Semis programadas para 27-28 de Abril e 4-5 de Maio. A decisão, em partida única, se realizará no dia 29 de Maio no Ataturk Olympic Stadium, Istambul, Turquia.

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o meu abraço virtual! Obrigadíssimo!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.