Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Liverpool e Porto se garantem. E o Real Madrid pode cair fora da LC.

Uma derrota crucial dos "Meregues" na Ucrânia, Shakhtar, 2 X 0, grande exibição do ex-corintiano Dentinho, pode custar a vaga ao time de Zidane. 

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Os oito já promovidos às oitavas de final
Os oito já promovidos às oitavas de final Os oito já promovidos às oitavas de final

Aconteceu nesta terça-feira, 1º de Dezembro, com os oito jogos do Grupo A até o Grupo D, a quinta e penúltima etapa da fase de chaves da Liga dos Campeões da Europa de 2020/2021. Invariavelmente acossada pela Covid-19, uma competição atribulada, de prélios em estádios vazios ou de público escasso e mesmo assim submetido ao rigor do combate à contaminação. Já estavam de posse dos seus vistos de acesso nas oitavas de final: Bayern, Manchester City, Chelsea, Sevilla, Barcelona e Juventus. Neste dia 1º também se asseguraram o Liverpool e o Porto. E agora resta conhecer mais oito agraciados. Nas oito pelejas houve 19 tentos, a média de 2,38. E o geral da etapa já ostenta 72 combates e 220 gols, a média de 3,06. Nesta quarta, dia 2, se realizarão os 8 prélios do Grupo E ao Grupo H. Daí, as restantes 16 partidas se distribuirão por outras duas datas, 8 e 9 de Dezembro. Os jogos da terça:

GRUPO A

RB Salzburg
RB Salzburg RB Salzburg

LOKOMOTIV 1 X 3 RB SALZBURG

RZD Arena, Moscou, 27.084 lugares

Publicidade

Plateia: 6.759

Árbitro: Ali Palabiyik (Turquia)

Publicidade

Gols: Anton Miranchuck/pen X Berisha/2, Adeyemi

Para ainda acalentar alguma expectativa de se incluir na relação das oitavas, o elenco de Moscou tinha que ganhar do RB e ainda precisava que os “Colchoneros” de Madrid perdessem dos “Bávaros”. Desabou, quase sem reação. Berisha abriu 2 X 0 aos 29 e aos 41’. Num penal, aos 79, Anton Miranchuk criou um rascunho de sonho. Mas, aos 81, Adeyemi reacendeu a precária esperança do RB. Que, agora, só necessita vencer o Atleti, dia 9.

Publicidade
Atlético de Madrid
Atlético de Madrid Atlético de Madrid

ATLÉTICO DE MADRID 1 X 1 BAYERN

Wanda Metropolitano, 68.456 lugares

Plateia: 0

Árbitro: Clément Turpin (França)

Gols: João Felix X Muller/pen

Uma invencibilidade de 15 cotejos na “Champions”. Ou, na realidade, 15 triunfos em seguida. Sem a quebra desse tabu o Atleti corria o risco de não prosseguir às oitavas de final da competição. De todo modo, na pressão, começou muito bem a porfia e fez 1 X 0 aos 26’ quando o esperto João Felix desfrutou uma investida de Llorente através da linha de fundo. Um penal de Felipe em Muller, aos 84’, e a cobrança irretocável do próprio Muller, garantiriam a invencibilidade dos “Bávaros” e impediriam que o Atleti ascendesse às oitavas. De todo modo, aos “Colchoneros” bastará que fiquem no 0 X 0 contra o Salzburg no dia 9. O problema: estarão em viagem.

Classificação:

BAYERN MUENCHEN (Alemanha)

13pts – 4vit/1emp/0der – 16gp/5gc

ATLÉTICO DE MADRID (Espanha)

6ts – 1vit/3emp/1der – 5gp/8gc

RB SALZBURG (Áustria)

4pts – 1vit/1emp/3der – 10gp/15gc

LOKOMOTIV MOSCOU (Rússia)

3pts – 0vit/3emp/2der – 5gp/8gc

Jogos do dia 9 de Dezembro:

BAYERN X LOKOMOTIV

Allianz Arena, Munique, 70.000 lugares

RB SALZBURG X ATLÉTICO DE MADRID

EM-Stadion, Wals-Siezenheim, 31.895 lugares

GRUPO B

Dentinho, grande exibição diante do Real Madrid
Dentinho, grande exibição diante do Real Madrid Dentinho, grande exibição diante do Real Madrid

SHAKHTAR DONETSK 2 X 0 REAL MADRID

NSC Olympiyskiy, Kiev, 70.050 lugares

Plateia: 0

Árbitro: Ovidiu Hategan (Romênia)

Gols: Dentinho, Solomon

Um duelo de obrigações. Compulsórios os triunfos dos ucranianos e dos espanhóis. O mero empate empurraria a sua saga à jornada do dia 9. E o Shakhtar, que já havia impactado o Real dentro de Madrid, 3 X 2, no dia 21 de Outubro, agora completou a humilhação em seu estádio. Responsável principal, o ex-corintiano Dentinho, autor do 1 X 0 depois de uma infiltração de surpresa aos 57’. E pela puxada do contra-ataque que levou Solomon aos 2 X 0 nos 82’. O Real arrisca uma insólita eliminação. No caso de um mesmo número de pontos, o Shakhtar prevalecerá no critério do confronto direto.

A vibração de Darmian, Inter 1 X 0
A vibração de Darmian, Inter 1 X 0 A vibração de Darmian, Inter 1 X 0

BORUSSIA M’GLADBACH 2 X 3 INTERNAZIONALE

Borussia-Park, Moenchengladbach, 46.249 lugares

Plateia: 0

Árbitro: Danny Makkelie (Neerlândia)

Gols: Pléa/2 X Darmien, Lukaku/2

Mais tranquilo o time anfitrião, a quem serviria a igualdade. Para a “Biscione”, a serpente mitológica de Milão, qualquer resultado, além de uma vitória, poderia representar a tragédia, o último lugar no Grupo B. Com uma atuação vibrante, determinada, a Inter mandou em quase toda a etapa inicial. Desperdiçou diversas chances até que, aos 17’, o lateral Darmian completou uma troca de passes com um tiro em diangonal, entre as pernas do arqueiro Sippel. Daí, apesar de todos os gritos de Antonio Conte, o seu treinador, não conseguiu o segundo tento e, pior, no lance derradeiro da etapa inicial, permitiu o 1 X 1, cruzamento de Lazaro e arremate certeiro de Pléa.

O agradecimento de Lukaku
O agradecimento de Lukaku O agradecimento de Lukaku

No segundo tempo, como que rejuvenescida, para não afirmar que ressuscitada, a Inter se tornou devastadora. Na verdade, Lukaku se tornou avassalador. Aos 64’, num “contropiede” típico, no galope, como um trator. E aos 73 num lance originado por Alexis Sanchez, que armou Hakimi que colocou o gladiador belga na cara da meta. Pena, para Conte & Cia., a abominável distração da sua retaguarda que permitiu o passe de Thuran a Pléa, entre três zagueiros, 2 X 3. Pléa ainda viu o seu terceiro tento ser anulado pelo VAR, interferência ilegal de Embolo, em posição de impedimento: saltou para que a pelota o ultrapassasse. O resultado tornou imprevisível a solução deste Grupo B. Tudo pode acontecer. Mas, o Borussia e o Shakhtar só dependem de uma igualdade cada qual, dia 9. A Inter precisa vencer e esperar que o Real fracasse. Convenhamos, um "miracolo".

Classificação:

BORUSSIA MOENCHENGLADBACH (Alemanha)

8pts – 2vit/2emp/1der – 16gp/7gc

SHAKHTAR DONETSK (Ucrânia)

7pts – 2vit/1mp/2der – 5gp/12gc

REAL MADRID (Espanha)

7pts – 2vit/1emp/2der – 9gp/9gc

INTERNAZIONALE (Itália)

5pts – 1vit/2emp/2der – 7gp/9gc

Jogos do dia 9 de Dezembro:

REAL MADRID X BORUSSIA M’GLADBACH

Alfredo di Stefano, 6.000 lugares

INTERNAZIONALE X SHAKHTAR DONETSK

Giuseppe Meazza, Milão, 78.275 lugares

GRUPO C

Camara, o gol que pode levar o Olympìacos à repescagem
Camara, o gol que pode levar o Olympìacos à repescagem Camara, o gol que pode levar o Olympìacos à repescagem

MARSEILLE 2 X 1 OLYMPÍACOS

Stade Vélodrome, 67.894 lugares

Plateia: 0

Árbitro: Jesús Gil Manzano (Espanha)

Gols: Payet/2/2penal X Camara

Absolutamente impossibilitado de se encaixar entre os 16 das oitavas, o time da França pretendia consumir o último impulso que lhe permitiria ao menos desembarcar na repescagem. Só que, aos 33’, coube a Mady Camara, um africano da Guiné, num lance em velocidade, anotar o seu primeiro gol na “Champions” e levar o Olympíacos à frente. Daí, pouco adiantou o tento de igualdade de Payet, aos 55’, na cobrança de um penal. Assim como o dos 2 X 1, aos 74’, quando Rafinha desviou a pelota com um punho, outro penal e outra conversão perfeita de Payet. No caso de ambos encerrarem a fase com o mesmo número de pontos, vaga na repescagem para os gregos, graças ao gol de Camara, que contará em dobro no critério do confronto direto. No prélio do Pireu, em 21 de Outubro, o Olympìacos havia sobrevido por 1 X 0.

Porto, o alívio pela passagem às oitavas
Porto, o alívio pela passagem às oitavas Porto, o alívio pela passagem às oitavas

PORTO 0 X 0 MANCHESTER CITY

Estádio do Dragão, 50.033 lugares

Plateia: 0

Árbitro: Bjorn Kujpers (Neerlândia)

Gols:

O Porto queria passar às oitavas. E o City, já assegurado, queria abocanhar o direito de ser um cabeça-de-chave. A igualdade, mesmo pelo placar nulo, serviu para promoveu o Porto e para garantir o Manchester City na liderança.

Classificação:

MANCHESTER CITY (Inglaterra)

13pts – 4vit/1emp/0der – 10pg/1gc

PORTO (Portugal)

10pts – 3vit/1emp/1der – 8gp/3gc

OLYMPÍACOS (Grécia)

3pts – 1vit/0emp/4der – 2gp/8gc

MARSEILLE (França)

3pts = 1vit/0emp/4der – 2gp/10gc

Jogos do dia 9 de Dezembro:

MANCHESTER CITY X MARSEILLE

Etihad Stadium, 53.000 lugares

OLYMPÍACOS X PORTO

Georgios Karaiskakis, 32.115 lugares

GRUPO D

Liverpool, mais uma vez adiante
Liverpool, mais uma vez adiante Liverpool, mais uma vez adiante

LIVERPOOL 1 X 0 AJAX

Anfield Road, 53.394 lugares

Plateia: 0

Árbitro: Tobias Stieler (Alemanha)

Gols: Curtis Jones

Um Grupo emboladíssimo, o D. E o Ajax, que viajou à Terra dos Beatles com uma igualdade no seu objetivo, não resistiu ao ímpeto dos britânicos que atingiram o 1 X 0 aos 58’, um toque esperto do garoto Curtis Jones, de 19 anos, depois de uma enfiada de Neco Williams. Placar apertado mas suficiente para assegurar a promoção dos “Reds” em primeiro lugar no seu Grupo D.

Atalanta, o tento quase salvador de Romero
Atalanta, o tento quase salvador de Romero Atalanta, o tento quase salvador de Romero

ATALANTA 1 X 1 MIDTJYLLAND

Atleti Azzurri d’Italia, 21.300 lugares

Plateia: 0

Árbitro: Anastasios Sidiropoulos (Grécia)

Gols: Scholz X Romero

Inacreditável a maneira chocante com que a “Deusa” de Bérgamo alterna exibições magníficas e aparições pífias. Esteve abaixo de medíocre, nesta terça, principalmente depois do gol de Scholz, que arrematou, aos 13’, o passe inventado por Koba, de peito. Alguma inspiração brotou aos 78’, um alçamento de Hateboer no bem cocuruto do becão Cristian Romero, que encobriu o arqueiro Jesper Hansen. Prélio decisivo, e duríssimo, no dia 9. A “Deusa” em busca de um pontinho salvador na Terra dos Beatles.

Classificação:

LIVERPOOL (Inglaterra)

12pts – 4vit/0emp/1der – 9gp/2gc

ATALANTA (Itália)

8pts – 2vit/2emp/1der – 9gp/8gc

AJAX (NEERLÂNDIA)

7pts – 2vit/1emp/2der – 7gp/6gc

MIDTJYLLAND (Dinamarca)

0pts – 0vit/1emp/4der – 3gp/12gc

Jogos do dia 9 de Dezembro:

AJAX X ATALANTA

Johan Cruijff Arena, Amsterdam, 55.500 lugares

MIDTJYLLAND 1 X 2 LIVERPOOL

MCH Arena, Herning, 11.432 lugares

Os jogos da quarta, dia 2:

GRUPO E

Sevilla
Sevilla Sevilla

SEVILLA X CHELSEA

Ramón Sánchez-Pizjuán, 43.833 lugares

Árbitro: Artur Soares Dias (Portugal)

KRASNODAR X RENNES

Krasnodar Stadium, 35.074 lugares

Árbitro: Willie Collum (Escócia)

Classificação:

CHELSEA (Inglaterra)

10pts – 3vit/1emp/0der – 9gp/1gc

SEVILLA (Espanha)

10pts – 3vit/1emp/0der – 6gp/3gc

KRASNODAR (Rússia)

1pts – 0vit/1emp/3der – 4gp/10gc

RENNES (França)

1pts – 0vit/1emp/3der – 2gp/7gc

Jogos do dia 8 de Dezembro:

CHELSEA X KRASNODAR

Stamford Bridge, 40.834 lugares

RENNES X SEVILLA

Roazhon Park, 29.778 lugares

GRUPO F

Borussia Dortmund
Borussia Dortmund Borussia Dortmund

BORUSSIA DORTMUND X LAZIO

Westfalenstadion, 65.829 lugares

Árbitro: Antonio Mateu Lahoz (Espanha)

CLUB BRUGGE X ZENIT

Jan Breydel Stadium, Bruges, 29.062 lugares

Árbitro: Serdar Gozubuyuk (Neerlândia)

Classificação:

BORUSSIA DORTMUND (Alemanha)

9pts – 3vit/0emp/1der – 9gp/3gc

LAZIO (Itália)

8pts – 2vit/2emp/0der – 8gp/4gc

CLUB BRUGGE (Bélgica)

4pts – 1vit/1emp/2der – 3gp/8gc

ZENIT SAINT PETERSBURG (Rússia)

1pts – 0vit/1emp/3der – 3gp/8gc

Jogos do dia 8 de Dezembro:

ZENIT X BORUSSIA DORTMUND

Krestovsky Stadium, São Petersburgo, 67.800 lugares

LAZIO X CLUB BRUGGE

Stadio Olimpico, Roma, 70.643 lugares

GRUPO G

Ferencvaròs
Ferencvaròs Ferencvaròs

FERENCVARÓS X BARCELONA

Puskás Arena, Budapeste, 67.215 lugares

Árbitro: Aleksei Kulbakov (Belarus)

JUVENTUS X DYNAMO KYIV

Allianz Stadium, Turim, 41.507 lugares

Árbitra: Stéphanie Frappart (França)

Classificação:

BARCELONA (Espanha)

12ts – 4vit/0emp/0der – 13gp/2gc

JUVENTUS (Itália)

9pts – 3vit/0emp/1der – 8gp/4gc

DYNAMO KYIV (Ucrânia)

1pts – 0vit/1emp/3der – 3gp/10gc

FERENCVARÓS (Hungria)

1pts – 0vit/1emp/3der – 5gp/13gc

Jogos do dia 8 de Dezembro:

BARCELONA X JUVENTUS

Camp Nou, 99.354 lugares

DYNAMO KYIV X FERENCVARÓS

NSC Olympiyskiy, Kiev, 70.050 lugares

GRUPO H

Manchester United
Manchester United Manchester United

MANCHESTER UNITED X PSG

Old Trafford, 74.140 lugares

Árbitro: Daniele Orsato (Itália)

ISTAMBUL BASAKSEHIR X RB LEIPZIG

Fatih Terim Stadyumu, Istambul, 17.156 lugares

Árbitro: Carlos Del Cerro Grande (Espanha)

Classificação:

MANCHESTER UNITED (Inglaterra)

9pts – 3vit/0emp/1der – 12gp/4gc

PARIS SAINT-GERMAIN (França)

6pts – 2vit/0emp/2der – 5gp/4gc

RB LEIPZIG (Alemanha)

6pts – 2vit/0emp/2der – 4gc/7gc

ISTAMBUL BASAKSEHIR (Turquia)

3pts – 1vit/0emp/3der – 3gp/9gc

Jogos do dia 8 de Dezembro:

PSG X ISTAMBUL BASAKSEHIR

Parc des Princes, Paris, 47.929 lugares

RB LEIPZIG X MANCHESTER UNITED

Red Bull Arena, 42.959 lugares

Os 32 clubes, do Grupo A ao Grupo H
Os 32 clubes, do Grupo A ao Grupo H Os 32 clubes, do Grupo A ao Grupo H

A etapa de chaves qualificará o seu líder e o seu vice às oitavas de final. E os terceiros colocados se consolarão na repescagem da Liga Europa. Daí, no dia 14 de Dezembro um sorteio definirá os emparceiramentos das oitavas, por enquanto marcados para 16-17 e 23-24 de Fevereiro, nos jogos de ida, e 9-10 e 16-17 de Março de 2021 nos jogos de volta. Um novo bingo, em 19 de Março, determinará os cotejos das quartas, sempre em ida e volta, 6-7 e 13-14 de Abril, e das duas semis, 27-28 de Abril e 4-5 de Maio. A UEFA programou sua final para o 29 de Maio de 2021, no Ataturk Olympic de Istambul, Turquia.

A taça. hoje na posse do Bayern
A taça. hoje na posse do Bayern A taça. hoje na posse do Bayern

Agora na sua 66ª edição, a 29ª desde que mudou o nome, na temporada de 1992/93, e deixou de ser a antiga Copa dos Campeões, esta Liga, ou a “Champions League”, se inaugurou no dia 8 de Agosto com 79 equipes de 54 das suas 55 federações afiliadas. Uma única, curiosa exceção: Liechtenstein, cujos times participam de campeonatos da Suíça. Antes da atual fase de chaves, ocorreram 51 mata-matas de eliminação, nos quais se registraram 142 tentos, a média de 2,78. E acumuladas, até aqui, já transcorreram 123 pelejas com a marcação de 362 tentos e com a média além de razoável, 2,94.

Gostou? Clique num dos ícones para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, use máscara. E fique com o meu abração virtual! Obrigadíssimo!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.