Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Já são 19 as seleções classificadas para a Copa. E a Itália está fora.

Na América do Sul, o Equador e o Uruguai se juntaram a Brasil e Argentina. Na Ásia, além de Irã e Coréia do Sul, vão Japão e Arábia Saudita. Ainda em disputa, África, Europa, Concacaf e Oceania.

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Itália, a humilhante eliminação praticamente nos acréscimos
Itália, a humilhante eliminação praticamente nos acréscimos Itália, a humilhante eliminação praticamente nos acréscimos

Cresceu para 19 o número de seleções já garantidas na Copa do Catar/2022. Obviamente qualificado o anfitrião, pelas próprias características da competição, nos desafios da quinta-feira, dia 24 de Março, nas Eliminatórias da Ásia, Japão e Arábia Saudita se agregaram ao Irã e à Coreia do Sul. Na América do Sul, seguros por antecipação o Brasil e a Argentina, a ambos se aliaram o Equador e o Uruguai. Na UEFA, entidade que administra o Futebol na Europa e mereceu treze vagas, já estavam na Copa dez das suas 55 seleções: a Alemanha, a Bélgica, a Croácia, a Dinamarca, a Espanha, a França, a Holanda rebatizada de Neerlândia, a Sérvia e a Suíça. Nas pelejas que ainda se travam pela definição das três vagas derradeiras, aconteceu a inesperada e chocante despedida da Itália, a atual campeã continental.

Uruguai, um campeão que não faltará no Catar
Uruguai, um campeão que não faltará no Catar Uruguai, um campeão que não faltará no Catar

Nesta sexta-feira, dia 25, se desenrolaram os cinco combates de ida dos mata-matas da África, E até o dia 30 de Março ainda haverá as definições das suas cinco seleções, de três da Concacaf (Caribe, América do Norte e América Central), e duas da da Europa. Deveriam ser três. Mas, em conseqüência da agressão militar da Rússia, a quem a FIFA liminarmente desclassificou, a peleja entre a Ucrânia e a Suécia apenas acontecerá em Junho. Mais duas vagas extras também se decidirão em Junho, em mata-matas de repescagem, de uma equipe da Concacaf contra uma da Oceania, de uma da Conmebol contra uma da Ásia. Detalhe: mesmo sem a relação completa das participantes, a FIFA promete fazer o sorteio das chaves da Copa,a sua sede opulenta de Zurique, na Suíça, no próximo dia 1º de Abril.

AFC/ÁSIA

Arábia Saudita
Arábia Saudita Arábia Saudita

Depois de pré-eliminatórias que descartaram seis de suas 46 afiliadas, a Confederação da Ásia subdividiu as outras 40 em sete grupos de cinco e, por causa da desistência da Coreia do Norte, mais um outro de somente quatro. Com os oito campeões e os quatro melhores segundos então se estruturaram duas novas chaves, cujos ganhadores e vices viajarão ao Catar. No Grupo A o Irã, campeão, e sua vice, a Coreia do Sul, já se asseguraram no Mundial. No Grupo B, já se qualificaram a Arábia Saudita e o Japão. Incrível ironia: a Austrália, habitualmente sem rivais na Oceania, escolheu disputar estas Eliminatórias da Ásia e enfrenta o risco suplementar de lutar, com os Emirados ou o Iraque, num jogo único, marcado para 7 de Junho, pela chance de ainda disputar uma das vagas extras, no dia 13 ou no dia 14, também em um combate único frente o quinto classificado na Conmebol, provavelmente o time do Peru, possibilidades bem menores para a Colômbia e o Chile.

Publicidade

GRUPO A

Classificação

Publicidade

COREIA DO SUL – 23pg

IRÃ – 22

Publicidade

EMIRADOS ÁRABES – 9

IRAQUE – 8

LÍBANO – 6

SÍRIA – 5

Jogos do dia 24 de Março:

COREIA DO SUL 2 X 0 IRÃ

IRAQUE 1 X 0 EMIRADOS ÁRABES

LÍBANO 0 X 3 SÍRIA

Jogos do dia 29 de Março:

IRÃ X LÍBANO

EMIRADOS ÁRABES X COREIA DO SUL

SÍRIA X IRAQUE

Japão
Japão Japão

GRUPO B

Classificação:

JAPÃO – 21pg

ARÁBIA SAUDITA – 20

AUSTRÁLIA – 15

OMÃ – 11

CHINA – 6

VIETNAM – 3

Jogos do dia 24 de Março:

AUSTRÁLIA 0 X 2 JAPÃO

CHINA 1 X 1 ARÁBIA SAUDITA

VIETNAM 0 X 1 OMÃ

Jogos do dia 16 de Março:

JAPÃO X VIETNAM

ARÁBIA SAUDITA X AUSTRÁLIA

OMÃ X CHINA

CAF/ÁFRICA

A linda capa do Twitter da CAF
A linda capa do Twitter da CAF A linda capa do Twitter da CAF

Com 54 afiliadas, a CAF, a entidade que regulamenta o Futebol na seu continente, em todo o universo mundial da FIFA só apresenta menos seleções do que a Europa, que tem 55. Por óbvias razões, como a tradição e a antiguidade das suas representantes, a Europa ostenta mais vagas no Mundial, 13 contra cinco da África. A CAF costuma variar bastante os seus procedimentos de classificação. Desta vez, privilegiou os 26 melhores times do seu ranking e obrigou os restantes 28 a mata-matas de ida e volta, nos quais sobreviveram 14. Esses 14 se agregaram aos 26 preservados, ou 40, que um sorteio dividiu em dez chaves de quatro, combates de turno e returno, sempre de ida e volta e pontos corridos. Encerraram a fase de chaves como seus líderes: Argélia, Camarões, Egito, Gana, Mali, Marrocos, Nigéria, RD – a República Democrática – do Congo, Senegal e a Tunísia. Um sorteio estabeleceu os cinco mata-matas, ainda de ida e volta, para a escolha dos elencos que estarão no Catar.

Jogos do dia 25 de Março:

EGITO 1 X 0 SENEGAL

CAMARÕES 0 X 1 ARGÉLIA

GANA 0 X 0 NIGÉRIA

RD CONGO 1 X 1 MARROCOS

MALI 0 X 1 TUNÍSIA

Jogos do dia 29 de Março:

SENEGAL X EGITO

ARGÉLIA X CAMARÕES

NIGÉRIA X GANA

MARROCOS X RD CONGO

TUNÍSIA X MALI

A classificação da Concacaf
A classificação da Concacaf A classificação da Concacaf

CONCACAF

Abrigo das Confederações da América do Norte, da América Central e do Caribe, ou 35 afiliadas, numa etapa inicial a Concacaf preservou as cinco de melhor posição no ranking da FIFA: México (11), Estados Unidos (20), Jamaica (45), Costa Rica (50) e Honduras (67). Dividiu as 30 restantes em cinco grupos de cinco e, por causa da desistência de Santa Lúcia, um outro de quatro. Em cada chave as seleções se digladiaram, todas contra todas, por pontos, em turno único, dois dos prélios dentro de casa e dois no campo do rival. Sobreviveram Canadá, Curaçao, El Salvador, o Haiti, o Panamá e as ilhas Saint Kitts & Nevis. Um sorteio emparceirou essas seis equipes em três mata-matas de ida e retorno. Os vencedores, El Salvador, o Canadá e o Panamá mais as cinco preservadas então compuseram um torneio de oito, que se desafiarão, até dia 30 de Março de 2020, em turno e returno, ida e volta. As três primeiras estarão na Copa. E a quarta, em 13 ou em 14 de Junho, enfrentará a repescada da Oceania. Uma surpresa na região, o Canadá, inesperadamente disparou na liderança. Com uma vitória se qualificará pela primeira vez desde o México/1986.

Jogos do dia 24 de Março:

COSTA RICA 1 X 0 CANADÁ

MÉXICO 0 X 0 ESTADOS UNIDOS

PANAMÁ 1 X 1 HONDURAS

JAMAICA 1 X 1 EL SALVADOR

Jogos do dia 27 de Março:

CANADÁ X JAMAICA

ESTADOS UNIDOS X PANAMÁ

HONDURAS X MÉXICO

EL SALVADOR X COSTA RICA

Jogos do dia 30 de Março:

PANAMÁ X CANADÁ

COSTA RICA X ESTADOS UNIDOS

MÉXICO X EL SALVADOR

JAMAICA X HONDURAS

A classificação da Conmebol
A classificação da Conmebol A classificação da Conmebol

CONMEBOL/AMÉRICA DO SUL

Planejadas para se iniciarem no dia 26 de Março de 2020 mas comprometidas pela Covid-19, as suas eliminatórias apenas começaram em 8 de Outubro daquele ano. O jogo Brasil X Argentina, programado para 5 de Setembro, foi interrompido aos 6’ quando fiscais da Anvisa notificaram o apitador Jesús Valenzuela (Ven) de que quatro platinos haviam burlado as regras de controle da pandemia. Como as duas seleções já se qualificaram, pela ausência de datas não deverá ser retomado. Embora tenha somente dez equipes, a América do Sul, privilegiada, ostentará na Copa as suas quatro com mais pontos. Nesta quinta-feira, dia 24 de Março, o Equador e o Uruguai também se promoveram. Falta apenas a decisão de quem ocupará a quinta posição e, em 13 ou 14 de Junho, batalhará pela vaga extra contra uma equipe da Oceania - duelo entre a Austrália e quem sobrar de Emirados Árabes X Iraque.

Jogos do dia 24 de Março:

BRASIL 4 X 0 CHILE

ARGENTINA 3 X 0 VENEZUELA

PARAGUAI 3 X 1 EQUADOR

URUGUAI 1 X 0 PERU

COLÔMBIA 3 X 0 BOLÍVIA

Equador
Equador Equador

Jogos do dia 29 de Março:

BOLÍVIA X BRASIL

EQUADOR X ARGENTINA

CHILE X URUGUAI

PERU X PARAGUAI

VENEZUELA X COLÔMBIA

A capa do Twitter da Oceania
A capa do Twitter da Oceania A capa do Twitter da Oceania

OFC/OCEANIA

Apenas oito federações se habilitaram. Uma delas, a de Vanuatu, desistiu de participar logo depois de efetuado o sorteio dos dois grupos que agora chegam ao desfecho, todos os cotejos realizados em Doha, no Catar. O elenco das Ilhas Cook não viajou por causa de uma súbita crise de Covid-19 entre a sua população. Os campeões e os vices, emparceiramentos cruzados, se digladiarão em jogo único, no dia 27. Os ganhadores daí travarão, outra vez, um jogo único, dia 30. O vencedor pegará o quarto da Concacaf, em 13 ou em 14 de Junho.

GRUPO A

Classificação:

ILHAS SOLOMON – 3pg

TAHITI – 0

ILHAS COOK – 0/Desclassificado/Covid-19

VANUATU – Desistiu

Jogo do dia 24 de Março:

ILHAS SOLOMON 3 X 1 TAHITI

GRUPO B

Classificação:

NOVA ZELÂNDIA – 9

PAPUA NOVA GUINÉ – 6

FIJI – 3pg

NOVA CALEDÔNIA – 0

Jogos do dia 24 de Março:

NOVA ZELÃNDIA 7 X 1 NOVA CALEDÔNIA

FIJI 1 X 2 PAPUA NOVA GUINÉ

SEMIFINAIS

Jogos do dia 27 de Março:

ILHAS SOLOMON X PAPUA NOVA GUINÉ

NOVA ZELÂNDIA X TAHITI

DECISÃO

No dia 30 de Março:

SOL/PAP X ZEL/TAH

"Addio, Azzurra"...
"Addio, Azzurra"... "Addio, Azzurra"...

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o meu abraço virtual! Obrigadíssimo!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.